Viagem & Gastronomia

Com a chegada das férias de final de ano, o site HT separou quatro restaurantes que são novidades gastronômicas no Rio de Janeiro

De comida italiana à potuguesa, o menu de quatro restaurantes da cidade trazem mais sofisticação de gastronomia para os bairros Ipanema, Lagoa, Leblon e Jacarepaguá

Publicado em 5 de dezembro de 2017 | Por Ana Clara Xavier

Com a chegada das férias de final de ano, todo mundo começa a planejar os dias para aproveitar o verão da melhor forma possível, seja através de viagens, passeios pela praia, festas ou idas ao cinema. Mas depois de todos estes passeios, sempre existe aquela parada em algum restaurante para fazer uma boquinha antes de voltar para casa. Já que temos dezembro, janeiro e fevereiro para curtir dias mais longos de sol, o site HT resolveu enumerar alguns lançamentos gastronômicos pelo Rio de Janeiro para ninguém enjoar da mesma comida. O cardápio de novidades vai desde Ipanema até Jacarepaguá, com pratos para todos os gostos e bolsos.

Cantina da Praça

Espaço do Cantina da Praça com uma decoração que visa lembrar a Itália
(Foto: Divulgação)

O novo restaurante italiano de Ipanema abriu em agosto deste ano e fica pertinho da saída do metrô General Osório, ou seja, a duas quadras de distância da praia que inspirou Vinicius de Moraes. O ambiente acolhedor foi criado pela cenógrafa Gisele Barreto que trouxe típicas toalhas quadriculadas da Itália para enfeitar a fachada e as paredes, resultando em um ambiente rústico e informal.

Quem comanda a cozinha é o chef Rogerio Germano, veterano da gastronomia carioca. Ele cuida dos detalhes da produção artesanal diária que vai desde massas frescas passando por ovos caipiras, pães de fermentação natural e molhos. O espaço possui uma área reservada para a padaria com fornadas que saem todos os dias.

A entrada do menu oferece opções tradicionais da cozinha italiana como bruschettas que são feitas em quatro sabores diferentes: cogumelos salteados, presunto de Parma, queijo de cabra pesto ou tomate e manjericão. A polenta também aparece nesta categoria e pode ser preparada com linguiça artesanal, espinafre e queijo grana padano.

A especialidade do lugar são as massas, dentre elas se destaca o carro chefe da casa que é o Ravioli di Capri, com recheio de mussarela de búfala e concassé de tomate fresco, assim como o Spaguetti Allá carbonara e o Linguini cacio e Pepe. Para os carnívoros, obviamente, o requisitado polpettone com espaguete ao pomodoro e grana padano não poderia faltar.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Além do cardápio tradicional, a Cantina oferece opções para o café da manhã ou lanche da tarde. O café servido é o Tassinari, uma marca clássica de Itaipava. O menu de matutino pode ser pedido até o meio dia e conta com fartas cestinhas de pães. Para quem quiser fazer uma boquinha a qualquer hora do dia, o espaço oferece omelete, mingau, tapioca, salgados e quiches.

As sobremesas e doces tiveram a consultoria do patissier Philippe Brye. Ele ajudou a trazer receitas clássicas como o tiramissu, o cannoli siciliano, tartellete, eclair e outros.

 

Rancho Português

Rancho Português possui um clima acolhedor que aos pés do Cristo (Foto: Wagner Ziegelmeyer)

Saindo da Itália, o nosso tour gastronômico pousa nas terrinhas lusitanas, deslocada para um casarão em frente à Lagoa Rodrigo de Freitas. O espaço foi inaugurado em dezembro de 2014 e é uma filial do Rancho Português –Leitão à Bairrada, um restaurante badalado em São Paulo. O visual também contribui para esta viagem através dos painéis de azulejos, pratos Vista Alegre e uma guitarra portuguesa. Para completar esta rápida visita à Portugal, o local conta com uma trilha sonora da região. À frente da operação no restaurante está o maitre e gerente Antonio Mesquita, que veio de São Paulo especificamente para cuidar da filial.

O cardápio possui entradas tradicionais de dar água na boca como polvo à provençal, bolinhos de bacalhau. Já para o prato principal, o carro-chefe da casa é o Lagareiro, uma posta de bacalhau assada com cebola, batatas assadas, brócolis, pimentão, alho, salsinha e azeitonas; e o Narciso que são postas de bacalhau assadas na brasas e puxados no azeite, alho, cebola, salsinha e pimentão, acompanhado de batatas ao murro.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Para adocicar a boca, o cardápio possui os doces convencionais como o Pudim do Abade de Priscos, rabanadas ao vinho do Porto, arroz doce e muitos outros. O maior destaque desta categoria são os doces natas do céu.

Um restaurante como este não poderia deixar de ter uma adega com vinhos famosos da terrinha. São mais de duzentos e dez rótulos de regiões conhecidas do país como Vinhos Verdes, Douro, Alentejo, Madeira e Porto. O cardápio de bebidas conta ainda com Ginginha, Macieira e Bagaceira Neto Costa.

 

MEALS Burger e Deli

O MEALS nasceu de um sonho. Inicialmente, o dono do espaço vendia os produtos por delivery
(Foto: Divulgação)

A inauguração do espaço foi, de fato, a realização de um sonho que começou no ano passado quando o dono Vinícius Mello resolveu deixar a área comercial de uma empresa para trabalhar com comida. Durante muitas viagens a São Paulo, o rapaz conheceu vários estabelecimentos e tomou a decisão, a partir destas visitas, que iria criar suas próprias receitas de hambúrguer. A história do MEALS começou através de pedidos por delivery que fizeram tanto sucesso ao ponto de abrir um restaurante na Freguesia.

O cenário do local é rústico, com direito a muita madeira e paredes pintadas de preto. O projeto foi inspirado em uma antiga mercearia, mas sem perder alguns toques modernos como luminárias feitas com cordas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O cardápio é composto por nove hambúrgueres e dois sanduíches. Os pratos são simples e saborosas, feitos no pão colorido ou em versões gourmetizadas. Os mais pedidos do lugar são o Original Burger que possui 200g do blend da casa, cebolas caramelizadas, bacon crocante e queijo cheddar no pão branco; o The BOSS que é um hambúrguer com cheddar, lingüiça artesanal no pão de brioche; e o MEALS Burger que é composto por 200g do blend da casa, queijo Monterrey Jack, cebola grelhada, bacon, molho do chef no pão preto.

Para acompanhar estas delicias, o restaurante oferece, por um acréscimo de 7 reais, batata frita ou cebolas empanadas com maionese temperada ou molho barbecue. Quem estiver procurando algo para beliscar, pode optar por batata frita com queijo cheddar e costela desfiada ou bolinho de costela.

Os clientes podem escolher para a sobremesa uma chesseecake com caldas de frutas vermelhas, churros de doce de leite e o Vulcano, um bolo com calda de chocolate meio amargo, chantilly e sorvete.

 

Kino Bar

O Kino Bar possui uma decoração voltada para o cinema já que o menu foi inspirado em filmes (Foto: Divulgação)

O happy hour já está garantido com o novo bar do Leblon, inaugurado no dia 19 de setembro. O gastrobar foi inaugurado pelos sócios Luiz Sodré e Léo Seródio e possui uma carta de bebidas assinadas pela mixologista Sandra Mendes. A ideia é trazer misturas diferentes entre os ingredientes, sendo que toda a seleção foi inspirada em filmes, personagens e diretores de cinema.

A decoração foi planejada pelo arquiteto Chico Gouvêa que resolveu trazer uma atmosfera rústica com possui predominância da cor preta e objetos em madeira.  O projeto segue o clima cinematográfico do cardápio com detalhes que fazem referência dos longas.

Quem for neste bar tem que se abrir para novos drinks e testar as opções do menu. Entre eles, o local oferece o espumante Nouvelle Vague, uma mistura de xaropes de frutas da estação.  A ideia desta receita é parafrasear o Cinema Novo Brasileiro trazendo uma ideia na cabeça e um clericot na mão, a lógica do improviso muito usada por Glauber Rocha. Sempre haverá uma novidade no drink por ele seguir as épocas do ano.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Enquanto isso, o existem outros drinks que compõe a cara do verão. Entre eles está Mary Poppins, que é a base de graviola, limão siciliano, vodca importada com um toque de alecrim; e Cassavetes, que é uma releitura do julep de whiskey americano com hortelã, xarope artesanal de canela e limão.

Para os fãs da cerveja, o Kino Bar possui duas opções artesanais por semana que podem ser servidas com limão, um toque de pimenta e sal na borda.

Para quem quiser degustar de uma bebida acompanhada de uma comida gostosa, o Kino Bar também tem opções no cardápio. As receitas são comandadas pelo chef Joca Mesquita, da Aguce Gastronomia. As opções seguem o clima cinematográfico nos nomes como o Touro Indomável, que são pasteis de rabada desfiada com agrião e queijo meia cura; o Edward Mãos de Tesoura, que é um picadinho de mignon com arroz de castanhas, farofa de milho e ovo; e o Big Fish, que é um ceviche de peixe branco com lâminas de cebola roxa, gengibre, pimenta e chips de batata doce. Quem quiser adocicar a boca pode apostar na sobremesa Pequena Miss Sunshine, que possui mini ninhos crocantes de tapioca com ganache quente de chocolate.

Cantina da Praça – Rua Jangadeiros, 28 – Ipanema. Tel: (21) 3258-9540. Horário de funcionamento: segunda a quinta, das 8h às 00h; Sexta e sábado, das 8h às 1h. Domingo, de 8h às 00h. Cartão de crédito: todos. Cartão de débito: todos. @cantinadapracaipanema www.facebook.com/cantinadapracaipanema/ www.instagram.com/cantinadapracaipanema/

Rancho Português – Rua Maria Quitéria 136, Ipanema. Tel: (21) 2287-0335/ (21) 2287-0335/ (21) 2267-0415/ (21) 2522-1159. Capacidade: 110 lugares. De segunda a quinta, das 12h às 0h30. Sexta e sábado, das 12h à 1h30. Domingo, das 12h às 23h. Cc: todos. Cd: todos. www.ranchoportuguesrio.com.br Facebook: facebook.com.br/ranchoportuguesrio Instagram: @ranchoportuguesrio

Serviço

Nome: MEALS Burger e Deli

Endereço: Rua Araguaia, 503 – Freguesia Jacarépagua

Telefones: 3040-5828

Capacidade: 50 pessoas

Horário (inclusive em feriados): de terça a quinta e domingo de 18h as 23hs – sexta e sábado de 18h as 23:30h

Acesso para deficiente físico com banheiro adaptado? Sim

Área de fumantes? não

Atividades ou cardápio para crianças? não

Entrega em domicílio? Telefone? Taxa por bairro? Sim, Freguesia, Pechincha e Anil, sob taxa de R$ 5

Site:  www.mealsburgeredeli.com.br

SERVIÇO:

Kino Bar

Endereço: Rua Cupertino Durão, 96 – Leblon

Funcionamento: de terça a sexta-feira, das 18h à 1h

sábado e domingo, das 16h às 2h

Capacidade: 30 lugares

Média de preço: R$80,00 a R$100,00 por pessoa

Facebook: https://www.facebook.com/Kino-Bar-189729771569387/

Instagram: @KinoBarLeblon

Reservas e mais informações: (21) 99951-0115 ou (21) 2512-4313

 

 

Pesquisas relacionadas