Tá calor, tá quente: 10 dicas preciosas para conseguir sobreviver durante o verão no Rio 50º


Ar condicionado, água, receitas espertas e alimentação balanceada estão entre os truques para não derreter no forno natural carioca

*Por Júnior de Paula

Todo mundo já entendeu que está calor. Calor não, o que está rolando nos últimos tempos não pode nem mais ser chamado disso, é preciso inventar um outro nome para esta sensação de que vamos derreter na próxima esquina. No verão da sensação térmica – palavra mais usada do momento – e do pau de selfie, fizemos uma lista com dez dicas simples e fáceis para tentar sobreviver à estação mais quente de todos os tempos. Vem com a gente!

1) O ar condicionado é meu pastor e nada me faltará. O.K., essa é uma dica um tanto quanto óbvia e elitista, já que nem todo mundo tem grana para comprar um aparelho desses que exigem obra em casa e ainda tem a conta de luz para pagar no fim do mês. Mas, ultimamente, a dica mais efetiva é, ao menos, frequentar lugares onde haja ar condicionado. Entre no banco como quem não quer nada, enquanto caminha pela rua. No shopping, na galeria, na loja, enfim, faça qualquer negócio por cinco minutos de brisa gelada na cara. E dane-se o resfriado.

2) Coma alimentos congelados. Açaí, sorvete e frutas saídas diretamente do congelador batidas no liquidificador se transformam em ótimos soberts naturaíissimos. Experimente também fazer sacolés e picolés. Uma receita bem fácil para isso é colocar na forma pedaços de frutas (morango, abacaxi, quiuí, maçã, o que quiser) e encher com água de coco. Refrescante e nutritivo.

(Foto: Miles Aldridge | Reprodução)

(Foto: Miles Aldridge | Reprodução)

3) O mergulho noturno. Se já era moda há algum tempo, agora virou programa obrigatório. As praias, não só nos fins de semana, estão ficando cheias até altas horas. À beira-mar, à noite, você nem precisa de ar condicionado. A brisa que sopra do oceano faz sua parte para deixar a vida mais agradável. Ah, mas atenção redobrada! Afinal, quando a lua sobe, todos os gatos são pardos.

4) Troque as lâmpadas incandescentes por fluorescentes. As primeiras liberam muito calor e ainda gastam mais energia. Portanto, ao fazer a substituição, você terá uma casa mais fresca – ou menos quente – e ainda economizará energia. Ótimo para quem já vai gastar fortunas por conta do ar condicionado.

5) Molhe sempre o rosto, a nuca e os cabelos. A cabeça, para quem não sabe, é um dos principais focos de dispersão de calor do nosso corpo. Mantendo a cuca fresca, o resto todo entende que não está tão quente quanto o termômetro insiste em mostrar.

6) Deixe janelas, cortinas e persianas fechadas durante o dia. Principalmente se você tiver um black out, aquelas cortinas que vedam a luz de entrar em casa. É que com tudo fechado, o calor e a luz são refletidas e não se dissipam pelo ambiente. Claro que isso não vale para lugares onde se tem uma brisa constante – o que não é o caso do Rio. Se você mora em uma região onde venta muito, mesmo no verão, escancare as janelas e vá ser feliz.

7) Nada de feijoadas, picanhas gordas ou muito doce e carboidrato. Opte por saladas, peixes e alimentos crus, de digestão mais fácil e que exija menos esforço do seu organismo – o que gera menos calor. Ah, e sabia que, ao contrário do que se imagina, a pimenta pode dar uma refrescada quando ingerida? É que ela estimula a transpiração, fazendo com que seu organismo regule melhor a temperatura corporal.

(Foto: Ellen von Unwerth | Reprodução)

(Foto: Ellen von Unwerth | Reprodução)

8)  Beba muita, muita água. Mais uma dica óbvia, mas não existe nada melhor em um dia daqueles com a sensação de estar morrendo no deserto do que um bom e velho copo de água geladinha. Tenha sempre à mão uma garrafinha pronta para ser deglutida. No carro, na bolsa, na praia, ao lado da cama, na mesa do escritório e vá bebendo sem parar. Seu corpo agradece.

9) Se fizer um passeio e quiser fugir da praia, opte por lugares cheios de árvores. À sombra continua quente, mas bem menos do que em um descampado ou, pior ainda, com o asfalto liberando mais calor de baixo para cima. Jardim Botânico, Parque Lage, Quinta da Boa Vista, Floresta da Tijuca, cachoeiras do Horto, parque Dois Irmãos.. Enfim, opções não faltam no Rio. E se você não mora aqui, certamente a sua cidade tem uma praça com árvores e um gramadinho. Rola até um piquenique ao ar livre para ser feliz longe do ar condicionado.

10) Use o calor a seu favor e coloque o corpo pra jogo. Mostre os braços, as pernas e o que mais quiser – torneados ou não – e entre no jogo do verão onde todo mundo fica mais sexy, com uma cor saudável e pouca roupa. Outra coisa boa do calor é que é sempre uma desculpa para puxar papo com alguém em qualquer situação. Entrou no elevador e tem alguém lindo, já manda logo um “Que calor, né?” e daí se vira pra continuar a conversa.