Viagem & Gastronomia

Salvador sem cordas: depois de investimento de R$ 4 milhões de empresas privadas, governo baiano anuncia programação de Carnaval

Entre os confirmados, estão Gilberto Gil e Capinam no Pelourinho, Ivete Sangalo, Anitta, Preta Gil e Claudia Leitte no Barra - Ondina e Saulo, Léo Santana, Aline Rosa e Olodum no Circuito Osmar. Veja a programação completa!

Publicado em 15 de fevereiro de 2017 | Por Julia Pimentel

Está chegando a hora da capital baiana vestir o seu abadá e curtir um dos Carnavais mais famosos e tradicionais do país. Este ano, a folia em Salvador vai do dia 22, próxima quarta-feira, até o dia 28, na terça seguinte, e será recheado de surpresas. Ontem, o governo baiano anunciou as novidades do Carnaval em uma coletiva que reuniu grandes nomes da música brasileira, como Saulo, Margareth Menezes e o grupo Araketu. Por lá, a folia sem cordas – e sem custos para a população – foi a principal notícia. Em 2017, os circuitos Batatinha (Largo do Pelourinho), Dodô (Barra – Ondina) e Osmar (Campo Grande) desfilarão sem cordas. Para isso, o governador da Bahia, Rui Costa, declarou que pouco mais de R$ 4 milhões de reais foram gastos para o pagamento das atrações e que o montante foi viabilizado por meio de articulações com empresas privadas.

No Pelô, Gilberto Gil e o poeta e músico Capinam protagonizam um dos momentos mais especiais da completa e animada programação. Celebrando os 50 anos de Tropicalismo, os artistas fazem show na sexta-feira, 24, no Centro Histórico de Salvador para um público que promete comparecer em peso. Ainda no Pelourinho, que tem agenda de shows do dia 24 ao dia 28, outros grandes artistas também já estão confirmados. São eles: Márcia Castro, Larissa Luz, B Negão, Márcia Short, Paulinho Boca de Cantor, entre outros.

Programação do Circuito Batatinha, no Largo do Pelourinho, no Carnaval 2017 (Foto: Reprodução G1)

Já no Circuito Dodô, o famosíssimo Barra – Ondina, a programação é intensa e cheia de artistas ilustres. Em desfiles sem cordas, Ivete Sangalo, Luiz Caldas e Babado Novo são algumas das atrações do primeiro dia de folia, na quinta-feira, 23. Na sexta, Preta Gil e Anitta são os principais nomes da programação. Já no sábado, Claudia Leitte e Carlinhos Brown continuam a agitação em solo baiano. No domingo, o Circuito Barra – Ondina tem Armandinho, Dodô e Osmar como uma das atrações sem abadás. O super trio volta às ruas de Salvador na segunda-feira, que ainda tem apresentação de Baby do Brasil e Paulinho Boca de Cantor. Por fim, na terça-feira de carnaval, será a vez de Tierry, Moraes Moreira, Katê e Amanda Santiago.

Programação do Circuito Dodô, no Barra – Ondina, no Carnaval 2017 (Foto: Reprodução G1)

Em outro ponto da cidade, no Circuito Osmar, as cordas também não foram convidadas para a folia. Por lá, as atrações também são quentes e a programação não fica atrás. Na quinta-feira, 23, Léo Santana dá inicio à folia. No dia seguinte, os grupos É o Tchan e Parangolé são as atrações. Já no sábado, será a vez de Armandinho, Dodô e Osmar esquentarem ainda mais Salvador e Ludmillah Anjos, ex-The Voice Brasil, e outros artistas, completarem a programação. No domingo, o principal nome da programação do Circuito Osmar é Saulo, que leva a sua energia para as ruas de Salvador. O cantor baiano volta a subir no trio na segunda-feira, em um dia de shows que também terá Carla Cristina e o trio “Respeita as Minas” formado pelas empoderadas Larissa Luz, Márcia Castro e MC Carol. No último dia, na terça-feira de Carnaval, Luiz Caldas, Magareth Menezes, Cheiro de Amor, Alinne Rosa e o Olodum fecham a programação do Circuito Osmar.

Programação do Circuito Osmar, em Campo Grande, no Carnaval 2017 (Foto: Reprodução G1)

E por falar em empoderamento, não será só na apresentação de Larissa Luz, Márcia Castro e MC Carol que este assunto será abordado. A cantora Daniela Mercury adiantou que este ano o empoderamento será a palavra de ordem de seu Carnaval. Segundo ela, que falou sobre o assunto em um shopping baiano ontem à tarde, o tema de seus dias de folia será a valorização do negro, do gay e da mulher em tempos modernos. “Eu estou aqui para falar de equivalência de direito e, no carnaval, de felicidade. Afinal de contas, a gente merece felicidade o ano inteiro. É isso que venho dizer. Ser feliz, do jeito que cada um é, sem medo de ser diferente”, disse Daniela.

Este ano, Daniela Mercury leva o empoderamento para o seu Carnaval (Foto: Reprodução)

Na prática, a cantora baiana irá defender cada grupo por dia. Na sexta-feira, quando ela se apresenta no Pipoca da Rainha, no Circuito Barra – Ondina, será a vez de falar dos gays. No domingo, as empoderadas serão as mulheres, em um show comandado pela artista no Farol da Barra que terá duração de três horas. Por fim, na segunda-feira, os direitos e a luta dos negros entram em discussão no bloco Crocodilo, que faz parte do Circuito Dodô. Para o último dia de folia, a terça de Carnaval, Daniela Mercury prometeu “surpresas exaltando a arte” com o tema “Extranhos Terrestres”, nome de uma música da cantora, em sua segunda passagem pelo “Pipoca da Rainha”. O que será que vem por aí?

Pesquisas relacionadas