Viagem & Gastronomia

Rio ganha quatro dias da festa BAR com shows de Céu, Johnny Hooker, Alice Caymmi e muito mais: “É uma celebração à arte”, diz curador Lincoln Otoni

As noites começam sempre às 19h, com a jazz band Quinteto Nuclear, residente na casa, recebendo convidados sob a direção musical de Dan Sebastian em performances livres e inusitadas, adicionando arranjos jazzísticos aos seus repertórios. "Da parte de musical, pensamos em unir esses novos talentos que a gente super acredita, com essa linguagem do jazz" | LER MAIS

09/11/2016 às 11:04 POR: Leonardo Rocha

Os cariocas acabam de ganhar uma super opção cultural para os que buscam terminar o dia respirando arte. Isso porque, a partir desta quarta-feira, o projeto BAR toma conta das instalações da maison Leffié, no Centro da urbe, para quatro dias de shows, intervenções artísticas e exposições. Tudo em um só lugar. Inspirado no clube novaiorquino Studio 54, o empreendimento conta com curadoria dos agitadores culturais Lincoln Otoni e Mariana Quintão, da produtora A/C, e Thiago Espósito e Dan Sebastian da O´Live chic, que produzem a festa jazz ahead. Durante os quatro dias, a casa vai receber discotecagens em vinil, apresentações de artistas como Alice Caymmi, Johnny Hooker, João Donato, Jards Macalé, Otto, Céu e Laila Garin, o barman Tai Barbin, eleito o melhor de 2016, e o chef Frederic Monier, que vai apresentar harmonização entre os comes e bebes. Resumindo, é arte e gastronomia para todos os gostos.

Lincoln Otoni (Foto: Divulgação)

Lincoln Otoni (Foto: Divulgação)

Em entrevista exclusiva ao HT, Lincoln falou sobre a felicidade de concretizar o projeto que estava engavetado há alguns anos. “A ideia foi criar um ambiente onde unisse todas as linguagens artísticas em uma só noite. Quando se pensa em Rio de Janeiro, se fala da cidade onde vivem os artistas e, ao mesmo tempo, não existe um espaço que agrupe tudo isso. É a mistura de tudo. Pensei nesse projeto como o bar dos dos meus sonhos. É uma celebração à arte”, declarou ele, explicando o porquê do titulo da grande festa. “O nome BAR veio justamente porque eu queria que a festa tivesse um serviço de excelência no bar. Geralmente, nos shows as pessoas bebem seus drinques em copos de plástico, e como estaremos em um ambiente sofisticado – o casarão foi construído em 1920 -, queríamos levar essa atmosfera antiga e requintada para os dias que estaremos lá”, comentou.

Céu 4 crédito Luiz Garrido

A cantora Céu integra o setlist da festa (Foto: Luiz Garrido)

As noites começam sempre às 19h, com a jazz band Quinteto Nuclear, residente na casa, recebendo convidados sob a direção musical de Dan Sebastian em performances livres e inusitadas, adicionando arranjos jazzísticos aos seus repertórios. “Da parte de musical, pensamos em unir esses novos talentos que a gente super acredita, com essa linguagem do jazz. Pedimos para que eles adaptassem todas as músicas nesse formato. A intenção é valorizar essa nova cara da MPB em uma linguagem jazz para ressaltar o glamour que a casa tem”, descreveu ele. Já nomes como Bayard Tonelli, do Dzi Croquettes, Elisa Lucinda e os atores Alamo Facó e Alessandra Colasanti também participarão dos shows, em intervenções poéticas inspiradas no universo boêmio e maldito de autores como Bukowski, Rimbaud, Verlaine, Baudelaire, Ana Cristina César e Hilda Hilst.

Johnny Hooker apresentará versões jazzística de suas canções (Foto: Juliana Knobel)

Johnny Hooker apresentará versões jazzística de suas canções (Foto: Juliana Knobel)

Ah, e para cuidar da decoração, foi escolhida a diretora de arte Camila Moussallen. Ela promete criar um ambiente aconchegante, reunindo clássicos sofás Chesterfield e móveis de designers contemporâneos da Boobam. Em contrapartida, intervenções com vídeoarte prometem trazer um ar mais contemporâneo para as instalações da casa. “Para completar o clima cenográfico, serão projetadas nas paredes obras de videoarte de Raul Mourão, Batman Zavareze, Talitha Rossi e Cila McDowell, o clipe ‘Your Armies’, da cantora Barbara Ohana, e vídeos em PB com curadoria de nomes como Bia Lessa“, disse ele, apontando mais detalhes da decoração. “Primeiro a gente locou móveis antigos, mas não ousamos muito porque a casa já fala por si só. Queremos desmistificar o que é antigo com a nova tecnologia”, comentou.

Alice Caymmi (Foto: Divulgação)

Alice Caymmi (Foto: Divulgação)

Já nas pick-ups, a partir da 1h, a ferveção da pista começa com alguns dos nomes mais quentes da cena eletrônica Rio/SP, entre eles Carlos Capslock, Gui Scott (Gop Tun), L_CIO, Carrot Green, Nepal, Gustavo MM e Jonas Rochas. Para os que preferirem um chill out, o terraço receberá novos sons autorais e universais, como da argentina Teluj e da alagoana Flora Uchoa. Com 12 horas de festa, vai ser preciso muita disposição para aproveitar todos os cantinhos dessa mansão musical.

Os mixologistas Tai Barbin e Jonny Paes (Foto: Divulgação)

Os mixologistas Tai Barbin e Jonny Paes (Foto: Divulgação)

Agora, como dissemos no início da matéria, o projeto é um antigo sonho de Lincoln. Apesar da demora para dar o pontapé inicial ao evento, ele garantiu ao HT que novas edições ainda estão por vir na Cidade Maravilhosa. “O BAR é a realização do projeto em que venho pensando há três anos. Uma noite que seja uma ode aos sentidos, tão artística quanto celebrativa. Há um poema do Álvaro de Campos que resume bem como vejo seu conceito: ‘A todos os perfumes de óleos e calores e carvões. Desta flora estupenda, negra, artificial e insaciável!’, comenta Lincoln. “Quero que ele aconteça pelo menos uma ver a cada seis meses”, completou.

Serviço:
QUARTA 9 | nov
JAZZ CLUB: Quinteto Nuclear com participação especial de João Donato e Céu
INTERVENÇÃO POÉTICA: Bayard Tonelli (Dzi Croquettes)
VINIL SET: Facchinetti + Cello Camolese & Zaza Piereck
ELETRÔNICO: Gui Scott (Gop Tun SP) / Rodrigo Peirão + Diogo Strausz / Felipe Sá
TERRAÇO NOVOS SONS: Flora Uchoa e Camões

QUINTA 10 | nov
JAZZ CLUB: Quinteto Nuclear com participação especial de Jards Macalé, Alice Caymmi e Laila Garin
INTERVENÇÃO POÉTICA: Alamo Facó
PERFORMANCE: João Penoni
VINIL SET – Enrique Diaz e Mariana Lima
ELETRÔNICO: Paulo Tessuto (aka CarLos CapsLock) / Carrot Green + Guigo / Gustavo Tata
TERRAÇO NOVOS SONS: Tananan

SEXTA 11 | nov
JAZZ CLUB: Quinteto Nuclear com participação especial de Jesuton e Otto
INTERVENÇÃO POÉTICA: Alessandra Colasanti
PERFORMANCE: Rezm Orah
ELETRÔNICO: Bernardo Campos | Jonas Rocha | Nepal
TERRAÇO NOVOS SONS: Camões

SÁBADO – 12 | nov
JAZZ CLUB: Quinteto Nuclear com participação especial de Johnny Hooker e Alma Thomas INTERVENÇÃO POÉTICA Elisa Lucinda
PERFORMANCE:: Felipe Vasconcellos
VINIL SET: Bá Rosalinsk
ELETRÔNICO: Diogo Reis + Badenov (Moo), L_cio

BAR
De 09 a 12 de novembro, quarta a sábado
Endereço: Maison Leffié – Rua da Carioca, 62 – Centro
Horário: A partir das 19h
Ingresso: Lotes a partir de R$ 80,00

Share on Facebook0Tweet about this on TwitterGoogle+0
TAGS , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também