Viagem & Gastronomia

Empreendedora aposta na venda de sanduíches gourmet para eventos e conquista clientela fiel: “Normalmente, a pessoa não vai comprar uma vez só, quando precisar vai pedir de novo”, conta Valesca Pimenta, da Sanduicherie

Valesca Pimenta abriu a Sanduicherie há 4 anos depois de perceber que não havia uma empresa carioca que trabalhasse com a venda de sanduíches para eventos corporativos. Ela resolveu colocar a mão na massa e criar recheios diferentes. Apesar de nunca ter feito gastronomia, a profissional percebeu que tinha talento na área

Publicado em 28 de dezembro de 2017 | Por Ana Clara Xavier

Desde os tradicionais sanduíches de salaminho e blanquet de peru até bacalhau e presunto Parma com molho pesto, Valesca Pimenta é a cozinheira de mão cheia por trás das deliciosas opções do menu do Sanduicherie. A profissional começou a criar seus produtos alimentícios há quatro anos e possui o arsenal completamente voltado para eventos corporativos e casamentos, já tendo feito eventos do Rio Galeão e do Instituto Brasileiro de Petróleo. “Trabalho há alguns anos na área de alimentação. Fui gerente do comercial de um Buffet paulista chamado Mario Azevedo Gastronomia, em um escritório no Rio de Janeiro. Eles faziam diversos eventos e todos os produtos vinham de São Paulo, dessa forma percebi que não existia uma empresa carioca que fornecesse sanduíches pequenos para eventos. Comecei a buscar isto, trazendo algo bem diferente”, explicou Valesca Pimenta. Todas as comidas são feitas pela própria dona e um ajudante, juntos eles dão conta de entregas de porções para mais de mil pessoas. “A coisa foi acontecendo e quando eu vi, já estava trabalhando. Tenho um amigo que possui uma empresa, ele foi o primeiro a apostar em mim e fazer o pedido. Eu não sabia se ia conseguir atender as expectativas, mas ele gostou e passei a fazer todos os eventos dele”, relembrou. Apesar de não ser formada em gastronomia, resolveu se dedicar a área e acabou encontrando uma paixão.

Valesca Pimenta aposta na qualidade de seus produtos na busca de fidelizar o cliente. A ideia é focar em recheios maravilhosos (Foto: Divulgação)

Mesmo acumulando muitos clientes fiéis, a Sanduicherie ainda não possui um grande retorno de dinheiro que a faça investir unicamente neste trabalho. Valesca possui mais uma empreitada no ramo alimentício denominada de Pimenta Coffe, na qual oferece opções diferentes de menu. “Este ano foi ruim economicamente, mas melhorou no final do ano. Tento fazer um produto um pouco mais barato para atender mais gente, no entanto não posso interferir na qualidade do meu produto”, afirmou.

Os sanduíches de sabores diferentes foram criados a partir do gosto da profissional (Foto; Divulgação)

O primeiro desafio de Valesca ao abrir o negócio foi encontrar um fornecedor de pães que produzisse em um formato pequeno, de acordo com o que ela necessitava. Depois que encontrou, passou a se dedicar a encontrar recheios diferenciados para oferecer aos clientes. “A minha ideia é que houvesse uma variedade de sabores”, contou. Depois de muitas tentativas, a empreendedora chegou ao total de catorze opções de sanduíches com recheios diferenciados. “Fui mais pela minha intuição e pelo gosto. Várias pessoas me pedem para fazer coisas diferentes e eu sempre tento me ajustar. O cardápio não é fechado, não produzo apenas o que está ali. Às vezes, este prato novo pode até fazer parte do meu menu”, explicou.

Valesca Pimenta aposta nos recheios tradicionais e em alguns tipos diferenciados para agradar todos os gostos (Foto; Divulgação)

Apesar de não produzir os próprios pães, o recheio é inteiramente artesanal. Valesca Pimenta garantiu que a qualidade do ingrediente é essencial para levar o melhor produto para o cliente. “Não adianta fazer sanduíches para mil pessoas se eles não tiverem aquele olhar cuidadoso de produto de primeira linha. A minha ideia é colocar muito recheio de uma forma que ele transborde. Normalmente, a pessoa não vai comprar uma vez só, quando precisar vai pedir de novo”, afirmou. A qualidade do produto é medido pelo o que ela considera uma comida passível de ser oferecida para visitas em sua própria casa.

Os clientes podem sugerir novas receitas e, quem sabe, os recheios diferenciados podem fazer parte do menu Os sanduíches de sabores diferentes foram criados a partir do gosto da profissional (Foto; Divulgação)

A Sanduicherie ainda não possui loja física, todos os produtos são feitos da própria casa da profissional. “Não acho que a loja física seja uma prioridade para o meu produto, poderia ser, mas não tenho isto em vista neste momento”, garantiu. Isto porque a marca é voltada para grandes eventos e, por isso, ela prefere focar nas plataformas digitais para conseguir captar novos clientes. Atualmente, os pedidos são feitos através do telefone ou da página no Facebook na qual expõe as comidas. Alguns clientes, também, chegam até ela pelo boca a boca de conhecidos que aprovaram aos sanduíches. “O trabalho de divulgação ainda é muito pequeno, gostaria de fazer algo maior, mas ainda não tenho recursos para isto. A agenda carioca, de Antonia Leite Barbosa, foi muito importante neste processo, 70% da minha clientela veio por este site”, contou. A gente aqui do site HT provou as delicias na nossa festa de confraternização de fim de ano e pode garantir que vale a pena experimentar.

 

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