Viagem & Gastronomia

Agenda Cultural: Coordenadas Bar inaugura em Botafogo com o mesmo conceito das festas homônimas: “Trazer para o pub o ambiente de descontração que criamos”, disse sócio

E mais: Fernanda Souza apresenta "Meu Passado Não Me Condena" em três sessões no Rio, sendo uma delas beneficente, Marcos Veras e Débora Falabella estreiam drama com a Síndrome de Down como pano de fundo e Alcione faz show em reverência ao bolero. Confira!

Publicado em 2 de dezembro de 2016 | Por Julia Pimentel

Sabe quando um projeto faz tanto sucesso que precisa ganhar novos campos para continuar crescendo? Pois bem, foi isso o que aconteceu com a festa Coordenadas. Depois de inúmeras edições de sucesso e mais de nove anos de história, os produtores do evento decidiram levar a proposta da noite para um espaço físico: o Coordenadas Bar. Inaugurado há duas semanas, o pub ocupa uma casa na Rua da Passagem, em Botafogo, e promete ser o novo point da Zona Sul carioca. Para entender melhor a proposta e as novidades do Coordenadas Bar, o HT conversou com Rodrigo Montenegro, um dos cinco responsáveis pela festa e pelo novo espaço.

Segundo o empreendedor, a ideia do pub surgiu como uma forma de multiplicar a experiência da festa. “Há uns dois anos, nós vimos que poderíamos proporcionar a energia da Coordenadas além daquela noite. Então, decidimos ter um local onde o nosso público pudesse curtir com mais frequência, e não só quando ocorresse a festa, que é periódica”, explicou Rodrigo, que acrescentou que o Coordenadas Bar faz parte da comemoração de quase dez anos do evento. E, como destacou, agora são os próprios fundadores que mandam no novo negócio. “Uma das novidades mais positivas de termos o nosso próprio local é depender exclusivamente da gente para oferecer ao nosso público boas condições de infraestrutura, qualidade no atendimento e produtos. Quando fazemos festas, muitas vezes dependemos do serviços de terceiros que não são tão comprometidos com o evento. Agora não, podemos fazer da maneira que nós queremos”, comemorou.

O Coordenadas Bar inaugurou em novembro na Rua da Passagem (Foto: Divulgação)

O Coordenadas Bar inaugurou em novembro na Rua da Passagem (Foto: Divulgação)

Para manter o conceito que foi sucesso na Coordenadas no novo espaço que mistura gastronomia, arte, animação e, claro, música, os responsáveis contaram que o som do bar tinha que ser uma continuidade do evento. Por isso, para o Coordenadas Bar, música de qualidade é a palavra de ordem. “Nossa intenção é trazer para o bar o ambiente de descontração da festa e, para isso, acreditamos que a sonorização era um elemento fundamental. Para a gente, a música é a alma do nosso negócio”, contou Rodrigo.

Prova disso é a programação cultural que rola em paralelo no Coordenadas Bar. No segundo andar da casa de Botafogo, haverá diversas apresentações e expressões artísticas que combinem com a proposta alegre e musical do pub. Entre shows e festas, Rodrigo Montenegro contou que a proposta deste mezanino é oferecer uma experiência diferente aos frequentadores. “Para nos ajudar a escolher as atrações, nós contamos com amigos que trabalham neste segmento. Então, teremos produtores culturais e musicais nos dando dicas e sugestões e, em consenso, vamos montando a programação”, disse.

Depois de fazerem sucesso com a festa homônima, o grupo de cinco sócios decidiu abrir um bar com a mesma proposta do evento (Foto: Divulgação)

Depois de fazerem sucesso com a festa homônima, o grupo de cinco sócios decidiu abrir um bar com a mesma proposta do evento (Foto: Divulgação)

E por falar na casa onde o Coordenadas Bar vai receber os amigos e fãs da festa inspiradora, esta merece uma atenção especial. Dividida em dois andares de tradição e modernidade, o espaço foi um projeto do arquiteto Sebastian Gomez. Segundo Rodrigo Montenegro, o imóvel foi escolhido primeiramente pelo bairro. Para o grupo, Botafogo era uma decisão unânime. “Além do lado pessoal, em que a maioria dos sócios já havia morado aqui, nós também concordamos que o bairro é de excelente acesso para quem vem de diferentes lugares. Já a escolha pelo casarão foi através de indicação dos nossos amigos que sabiam que nós estávamos procurando um espaço e nos mostraram a casa. Quando conhecemos o imóvel, não tivemos dúvida que este era o local ideal”, explicou.

Porém, quando o assunto é o trabalho de Sebastian Gomez, Rodrigo confessou: “A grande maioria dos elogios que temos recebido é em relação a arquitetura. O Sebastian foi extremamente competente no seu projeto, nas suas ideias”. Além da beleza estética, o casarão do Coordenadas Bar também teve uma preocupação sustentável em seu projeto. “O arquiteto aproveitou sobras de outras obras que ele trabalhou e também reutilizou matérias-primas da própria casa que não seriam aproveitadas da forma como estavam, como as antigas madeiras do teto que hoje cobrem a mesa coletiva e algumas mesas de apoio. As luminárias, as proteções de grade dos bares, entre outros itens, dão um conceito bem despojado e ao mesmo tempo bastante interessante à casa, bem ao estilo que queríamos passar pro nosso público”, apontou. Bela iniciativa, ?

O projeto arquitetônico do Coordenadas Bar foi assinado por Sebastian Gomez (Foto: Divulgação)

O projeto arquitetônico do Coordenadas Bar foi assinado por Sebastian Gomez (Foto: Divulgação)

No entanto, além de uma arquitetura fantástica, músicas agradáveis e agenda cultural interessante, o Coodernadas Bar também se destaca pelo delicioso cardápio. Em uma combinação do tradicional com o refinado contemporâneo, o menu assinado pelo chef Bruno Thurler é sucesso inquestionável. “Nós quisemos levar para o cardápio o mesmo conceito da casa, uma mistura entre o simples e algo mais elaborado. Então, temos opções como pastéis, pataniscas e costela, juntos de uma cozinha mais contemporânea aqui no Rio, com ceviche, marinada de polvo e pinches. E no meio disso tudo, os burgers artesanais que estão em alta”, apontou. Para completar a experiência gastronômica, letras e títulos de música mundialmente conhecidas nomeiam as delícias do Coordenadas Bar. Ou seja, de “Satisfaction” (costela) a “Oye Como Va” (nachos com guacamole) seu pedido será uma ordem.

Por outro lado, a carta de drinks também não fica atrás. Sob responsabilidade do barman Alex Machado, as bebidas do Coordenadas Bar foram pensadas para o clima de calor carioca. Afinal, daqui a poucos dias, já será verão no Rio. “O Alex já havia trabalhado com a gente em algumas festas e gostávamos dos drinks que ele criava para cada edição. Quando o chamamos para fazer o cardápio das bebidas, na mesma hora ele assimilou que iríamos abrir o bar entrando no verão e nos sugeriu dois carros chefes: os mojitos e os frozens. Demos o sinal verde e ele criou uma seleção desses drinks que foram prontamente aprovados pelos nossos clientes. Além dessas opções, o cardápio conta com drinks clássicos e outras criações dele, como o shot Velver, que é um dos mais pedidos”, disse.

Coordenadas Bar (Foto: Divulgação)

Coordenadas Bar (Foto: Divulgação)

Porém, apesar da qualidade, experiência e entusiasmo, Rodrigo Montenegro reconheceu a dificuldade de empreender no Brasil em tempos de crise. Como destacou, ele e os demais sócios já enfrentaram momentos piores na economia do país e, por isso, não se intimidaram na hora de abrir um novo negócio. “Já tivemos épocas muito piores de inflação e desemprego em níveis muito superiores aos de hoje em dia. É claro que percebemos que não estamos vivendo o mesmo clima de alguns anos atrás, mas com uma boa gestão, com planejamento e com a experiência que temos do mercado, acreditamos que vamos conseguir ir adiante”, argumentou o empresário que, no Coordenadas Bar, vende delícias a partir de R$ 8,00. Além do preço convidativo, Rodrigo Montenegro revelou outras estratégias do grupo para o sucesso do novo negócio. “Fora a gestão responsável, pensamos que o excelente atendimento ao cliente seja fundamental para que ele sempre pense no nosso bar como opção quando queira se divertir. Isso tudo aliado a uma programação variada para que possamos conquistar uma maior variedade de freqüentadores”, completou. Sucesso, meninos!

Além da nossa dica gastronômica e cultural do Coordenadas Bar, que inaugurou em novembro em Botafogo, trazemos também as estreias no cinema, as festas e eventos deste fim de semana e dicas teatrais de espetáculo que encerram a temporada no domingo. Programe seus dias com a gente!

Cinema:

Anjos da Noite”: com a missão de trazer a paz entre dois grupos rivais, Selene (Kate Backinsale) é uma guerreira vampira que luta para acabar com a guerra entre clãs. De um lado, estão os lobisomens sanguinários do grupo Laycan e, de outro, a facção de vampiros que a traiu. Em um momento em que a situação parece se complicar, Selene usará de sua harmonia e bom relacionamento com ambas as partes para tentar resolver a questão da melhor forma.

O Último Virgem”: a saga para perder a inexperiência sexual é o enredo do filme que estreia nesta semana. No longa, Dudu (Guilherme Prates) é um garoto tímido, virgem, no último ano do colégio e que se apaixona pela belíssima professora de Biologia Débora (Fiorella Matheis). Ao final do ano letivo, o aluno é convidado pela mestre a ter aulas particulares em sua casa. Para não chegar inexperiente à casa da professora, Dudu inicia uma saga para conseguir transar com alguém.

Leia também: Depois de seis anos de produção de baixo orçamento, “O Último Virgem” estreia com Fiorella Mattheis como professora: “Qualidade técnica de atores e equipe”

As Aventuras de Robinson Crusoé”: o que poderia ser uma disputa por interesses torna-se uma verdadeira relação de amizade e companheirismo. Em uma pequena ilha, o papagaio Tuesday vive uma vida solitária sem nenhum amigo e com um profundo desejo de conhecer melhor o mundo. Depois de uma tempestade, a ave recebe a companhia do refugiado Robinson Crusoé. Em um jogo de interesses, Tueday vê no novo morador uma chance de sair da ilha e conhecer novos lugares. Já o homem vê na ave uma forma de sobrevivência. No entanto, nem um nem outro tem as vontades atendidas. A relação da dupla deixa de ser pautada nos interesses pessoais e os moradores da ilha tornam-se amigos e companheiros de novas aventuras.

O Filho Eterno”: nada de comédia. Desta vez, Marcos Veras atua ao lado de Débora Falabella no drama dirigido por Paulo Machline. Na história, Roberto (Marcos Veras) e Cláudia (Débora Falabella) são casados e aguardam ansiosamente o nascimento do filho. No entanto, os pais descobrem que o bebê Fabrício nascerá com Síndrome de Down. O que antes era um ponto de partida importantíssimo para uma mudança de vida, para o escritor e pai, Roberto, vira uma mistura de incerteza, medo e vergonha pela condição do filho.

Teatro:

Meu Passado Não Me Condena”: estrelado por Fernanda Souza, o espetáculo conta sobre os bastidores da vida de um artista. Embalada pelos seus 25 anos de carreira, a atriz relembra no palco personagens marcantes de sua trajetória, como a Mili de “Chiquititas”, Carola de “O Profeta” e Mirna de “Alma Gêmea”. Neste fim de semana, no Teatro Bradesco, no Village Mall, além das sessões de sábado às 21h30 e domingo às 20h, Fernanda também faz uma apresentação beneficente ao lado das ex-companheiras de “Chiquititas” Aretha Oliveira (Pata) e Francis Helena Cozta (Cris). Toda a renda obtida com a venda de ingressos da sessão de sábado às 19h será revertida para instituições de caridade.

Fernanda Souza estrela o monólogo "Meu Passado Não Me Condena" (Foto: Reprodução)

Fernanda Souza estrela o monólogo “Meu Passado Não Me Condena” (Foto: Reprodução)

Meu Amigo Charlie Brown”: depois de um mês de curta temporada, o espetáculo apresenta as últimas sessões deste ano neste fim de semana. Em cartaz no Teatro Bradesco, no Village Mall, até domingo, o musical é uma adaptação fiel do espetáculo original da Broadway. Com Tiago Abravanel como Snoopy e Leandro Luna como Charlie Brown, além de produtor da peça, o musical é um programa para todas as idades. No sábado, a sessão é às 15h e, no domingo, às 11h e às 15h. Os ingressos custam a partir de R$ 25,00 (meia entrada).

Leia também: Em cartaz com o musical “Meu Amigo Charlie Brown”, Tiago Abravanel comentou sobre a parceria de duas emissoras no Teleton deste ano: “A relação da Globo com o SBT é maravilhosa”

Leia também: “Meu Amigo Charlie Brwon” estreia no Rio depois de sucesso em São Paulo: “Nós somos atletas da arte”, disse Tiago Abravanel que interpreta o Snoopy no musical

Elenco do musical "Meu Amigo Charlie Brown", que está em cartaz no Rio de Janeiro até dia 4 de dezembro (Foto: Graça Paes/Zapp News)

Elenco do musical “Meu Amigo Charlie Brown”, que está em cartaz no Rio de Janeiro até dia 4 de dezembro (Foto: Graça Paes/Zapp News)

Valsa nº6”: em seu último fim de semana em cartaz no teatro Sesc Copacabana, o monólogo estrelado por Rose Lima terá uma sessão extra com intérprete de libras no sábado, às 16h. A peça, que foi escrita por Nelson Rodrigues há 65 anos, aborda questões como pedofilia, violência contra a mulher e abuso sexual de forma atual e contemporânea. Sob direção de Daniel Herz, o texto é uma provocação a energia e emoção da atriz em cena. “Valsa nº 6” fica em cartaz até este fim de semana com sessões às 19h na sexta-feira e sábado e domingo às 18h.

Rose Lima em "Valsa nº 6" (Foto: Reprodução)

Rose Lima em “Valsa nº 6” (Foto: Reprodução)

Festas, feiras e eventos:

Feira da Providência: em sua 56ª edição, o evento volta a ocupar o Riocentro neste fim de semana com muita arte, gastronomia e animação. Nos 25 mil m², onze estados estarão representados através de suas diferentes tradições. Na gastronomia, o destaque da feira, os sabores típicos e cada região estarão presentes em barracas e food-trucks. Na moda, mais de 50 grifes apresentam as tendências e novidades de seu estado. Já na cultura, um palco montado do Riocentro receberá artistas de MPB, Samba, Pop, Blues e dança folclóricas. Além da pluralidade tupiniquim, a Feira da Providência também recebe e abriga a diversidade de mais 27 países. Ou seja, uma festa para todas as idades, culturas e gostos. O evento ocorre de sexta-feira a domingo das 12h às 23h.

Edição passada da Feira da Providência que ocupa o Riocentro neste fim de semana (Foto: Reprodução)

Edição passada da Feira da Providência que ocupa o Riocentro neste fim de semana (Foto: Reprodução)

Rocka Rocka: nesta sexta-feira, a festa volta a agitar o Espaço Franklin, no Centro. A partir das 22h, Tulio, Fabio Mondego e Felipe Guga comandam as caixas de som com muita música e animação. Os ingressos para o evento custam R$ 100,00 (meia entrada) e podem ser comprados por aqui.

Rockeria: na última edição do ano, a festa terá além de muita música, claro, food-trucks, VJ e uma iluminação mais que especial. A trilha sonora ficará por conta do talento de Linn Jardim, Erom Cordeiro, Guilherme Scarpa, Leo Paes Leme e Tatsu Carvalho. Ao som de muito indie e rock, a festa ocorre neste sábado no Clube dos Macacos, no Horto, a partir das 22h.

Alcione: embalada pelo ritmo do bolero, a cantora apresenta e enaltece o gênero em um show dividido em quatro blocos. Representando as estações do ano, as partes do show ainda serão conectadas com poesias na voz da atriz Elisa Lucinda. No repertório, Alcione terá canções como “A Sombra do teu Sorriso” e pitadas de samba e músicas românticas de sucesso como “Estranha Loucura” e “Ébano”. Os ingressos para o show deste sábado no Vivo Rio custam a partir de R$ 45,00 (meia entrada).

Babilônia Feira Hype: em clima natalino, a feira que é a cara do Rio de Janeiro faz mais uma edição na Zona Sul carioca neste fim de semana. No sábado e domingo, a BFH leva ao Parque Carmen Miranda, no Flamengo, as tendências da moda e as delícias gastronômicas, além de arte, cultura, parquinho e ficinas infantis. Pensado para agradar toda a família, a feira celebra o natal com a proposta de presentes criativos para todos os gostos. A Babilônia Feira Hype recebe o público carioca das 12h às 20h.

Edição de natal ocorre neste sábado e domingo no Parque Carmen Miranda (Foto: Reprodução)

Edição de natal ocorre neste sábado e domingo no Parque Carmen Miranda (Foto: Reprodução)

 

Pesquisas relacionadas