Em entrevista exclusiva, Cissa Guimarães fala sobre experiência no ‘Mais Você’ e declara: “Quero meu próprio programa”


Atriz e apresentadora ainda comenta sobre os pontos da carreira, os anos de Video Show, sua reação ao descobrir sobre o atentado a Charlie Hebdo e mais

*Por João Ker

O ano mal começou, mas Cissa Guimarães já está entrando em 2015 com o pé direito. Ao lado de André Marques, com quem já dividiu a bancada doVídeo Show”, a atriz e apresentadora está à frente do “Mais Você” durante as férias de Ana Maria Braga, que pilota o programa da Globo há mais de 15 anos. Com um currículo extenso dentro e fora da emissora, Cissa tem mostrado experiência durante as manhãs, além de uma simpatia e carisma que têm tornado a empreitada unanimidade no gosto dos brasileiros.

Cissa Guimarães entrevistando Rita Lee no Video Show (2010)

 

Não é para menos. Cissa já tem alguns anos de estrada e sempre conseguiu transmitir talento e sinceridade nos trabalhos que executou, fosse em novelas, como “Caminho das Índias” e “América”, no teatro com “Doidas e Santas” (peça que comanda desde 2010), no cinema ou em programas jornalísticos pelos quais já passou. Além de exímia profissional, ela também é um exemplo de ser humano, tanto como mãe ou como cidadã. Em 2010, protagonizou uma perda pública do filho Rafael Mascarenhas, então com 18 anos, vítima de um trágico atropelamento, em 2010, em um túnel da Gávea, que, em 2013, foi batizado com o nome do rapaz. Na época, ela mostrou tamanha força, que recebeu o merecido respeito e admiração do público brasileiro.

Era de se esperar que uma estrela deste calibre fosse superprotegida ou então mostrasse traços de estrelismos típicos de quem traz consigo décadas à frente das câmeras. Mas a Cissa Guimarães que conversou com HT na tarde de quinta-feira (8/1), no Rio, não parece em nada com a uma “celebridade”. Ela tinha acabado de acordar do seu sono pós-almoço, um efeito colateral do horário atípico em que está acordando para apresentar o “Mais Você”. “Ainda não me acostumei. Estou exausta, mas felicíssima! Acordo às 4h para poder ir ao ar exatamente às 9h”, contou.

Cissa Guimarães apresentando o Mais Você (Foto: Instagram)

Cissa Guimarães apresentando o Mais Você (Foto: Instagram)

O convite para apresentar o matinal veio do próprio Boninho, diretor responsável pelo núcleo do programa na Rede Globo. “Recebi com muita alegria. Foi uma bênção e um presente, mas também uma grande responsabilidade. Como você substitui alguém que é insubstituível, uma das maiores apresentadoras do país?. Pensei:  será que eu sou capaz?’. Deu um frio na barriga, mas a alegria foi maior. Fiquei e estou muito feliz. Saí no lucro”. Cissa conta que a própria Ana Maria Braga apoiou a decisão de Boninho: “Eu fui lá pedir a bênção e ela me disse para ser muito feliz. Eu me ajoelhei aos pés dela e me abençoou mesmo”, relatou Cissa.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Ela ainda contou que trabalhar novamente ao lado de André Marques está sendo prazeroso. “Nós temos uma química na qual podemos ficar anos sem nos ver que continua tudo igual, é incrível. Só me encontrei de novo com ele ali, na hora de fazer o programa. Somos aqueles típicos amigos de longa data que, quando se encontram, não precisam explicar muito. Não vou dizer que ele é um filho, mas é como um irmão mais novo”, afirmou. Na telinha, é fácil ver essa química dos dois e um bom exemplo disso é o episódio já famoso em que Cissa contou ao Brasil que o colega havia ganhado na loteria e ele respondeu brincando: “Você pode parar de falar o que eu conto nos bastidores!”.

Cissa Guimarães ainda comentou que evoluiu muito desde que apresentou o “Video Show” na década de 1980, mas encara isso como um processo natural dos seres humanos: “Eu não sou a mesma pessoa que acordei hoje de manhã. Continuo a mesma baixinha de olho verde. Trabalho sem parar desde os 17 anos. Então, são 40 anos de muita alegria. Claro, o “Mais Você” é um programa totalmente diferente do “Video Show”, portanto é uma maneira diferente de apresentar. O que melhorou foi o aprendizado da vida: o saber. Hoje sei selecionar melhor o que eu gosto e o que não. Algo que você aprende com o tempo. Eu faço análise e trabalho muito essa questão de evolução, sempre pensando que é para o melhor e tentando ajudas as outras pessoas”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O lado fortemente espiritual e religioso de Cissa ficou evidente para o público durante o episódio da morte de Rafael. Ela comenta sobre o caso: “Depois do que me aconteceu, eu sempre digo que nunca mais serei 100% feliz. Mas eu busco a felicidade, principalmente no trabalho, que sempre foi uma fonte de oxigênio e alegria para mim. Hoje, posso dizer que sou 70% feliz”. Com uma sensibilidade aflorada, a atriz e apresentadora diz que ficou extremamente arrasada com o recente tiroteio na redação da publicação francesa Charlie Hebdo, na manhã de quarta-feira (7/1), no qual 12 pessoas acabaram mortas e outras 11 feridas. “A tragédia mexeu imensamente comigo. De uma maneira que eu não esperava. Essa coisas me deixam muito triste, abalada e preocupada. Eu vejo uma barbaridade dessa e preciso buscar forças e pensar que ainda existem pessoas boas. Acho muito preocupante o que está acontecendo com a humanidade”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

E acrescentou: “Está tudo nas mãos dessa galera de 15, 20 e poucos anos.’Eu que sou jovem não vou deixar isso acontecer. Bora lutar contra toda essa intolerância. Não vamos deixar o mundo ficar assim. Antes que toda aquela censura e aquele preconceito voltem como na ditadura. Isso é algo que cabe a todos e a essa juventude bacana, forte e linda que está aí. Vamos mudar esse mundo e evoluir. Vamos botar luzes nas trevas”, enfatizou. E ela continuou o bate-papo mostrando uma positividade imensa e inabalável em todos os aspectos da vida, comentando que, quando saiu para trabalhar naquela manhã, reparou que a cruz em homenagem ao seu filho instalada no túnel que hoje leva o nome do skatista havia sido quebrada. ” Eu me perguntei quem faria uma coisa dessas e a troco de quê, meu Deus?! Mas sabe como eu respondo? Fazendo uma nova e colocando lá. Botando flores para ele, como eu faço sempre”.

Cissa continuará à frente do “Mais Você” apenas enquanto Ana Maria Braga estiver de férias. Mas ela já avisa que volta com a peça “Doidas e Santas” em abril, chegando ao Rio no segundo semestre, após rodar outras regiões do Brasil. Entretanto, os planos da atriz de olhos verdes não terminam aí: “Espero ter o meu próprio programa. É isso. Eu adorei a experiência e, agora, quero ter um programa para chamar de meu”. Se depender da vontade do público, isso não deve demorar nada!

Este slideshow necessita de JavaScript.