Cinema & TV

Depois do sucesso do primeiro filme, o longa “Os Penetras” volta aos cinemas com novos golpes e aventuras: “Tem muito mais ação”, adianta Mariana Ximenes

O filme, que é uma continuação do primeiro "Os Penetras" lançado em 2012, estreia na próxima quinta-feira, 19. Apesar de no passado a história ter atraído milhares de espectadores, o diretor da trama, Andrucha Waddington, prefere não criar muitas expectativas. "O filme está feito e entregue com todo orgulho e satisfação. Agora, é a vez de o público dizer o que achou e fazer a parte dele"

Publicado em 11 de janeiro de 2017 | Por Julia Pimentel

Sabe aquela história de que em time que está ganhando não se mexe? Pois bem, depois do sucesso de “Os Penetras”, o diretor Andrucha Waddington apresenta a continuação dos golpes e aventuras desse grupo. No próximo dia 19, estreia nos cinemas “Os Penetras 2 – Quem dá mais?”, com Marcelo Adnet, Eduardo Sterblitch, Mariana Ximenes, Stepan Nercessian e Danton Mello no elenco. Para o segundo filme, que teve sua pré-estreia ontem no Rio de Janeiro e recebeu parte dos atores de pedalinho pela Lagoa Rodrigo de Freitas, Andrucha adiantou que será muito mais dinâmico e animado. “Os personagens são os mesmos, mas os golpes são diferentes. Esse filme tem muito mais aventura e uma bela surpresa no final”, disse o diretor que considera mais difícil dar continuidade a uma trama de sucesso a criar uma nova. “Eu confesso que fiquei nervoso em errar e repetir o mesmo filme. Mas eu acho que esse foi o grande desafio: fazer uma nova história sem trair o roteiro original que foi sucesso há quatro anos”, revelou.

Quem também garantiu mais ação às picaretagens dos golpistas da ficção foi a lindíssima Mariana Ximenes. Ela, que no longa interpreta Laura, contou que a continuação, que estreia na próxima semana, terá um novo ritmo. “‘Os Penetras 2’ tem muito mais ação. Eu confesso que não foi um filme muito fácil de gravar, mas foi divertido de fazer. Tive que ter fôlego, ainda mais por que estava fazendo os ensaios de ‘Haja Coração’ ao mesmo tempo”, contou a atriz que precisou se desdobrar para dar conta dos dois trabalhos. “Durante dois meses, eu dormi por apenas duas horas para conseguir fazer o filme e a novela. Eu gravava o longa das 18h às 6h e ia para o Projac das 11h às 17h. Mas o resultado vale a pena”, lembrou.

Mariana Ximenes interpreta a golpista Laura em "Os Penetras 2 - Quem dá mais?" (Foto: AgNews)

Mariana Ximenes interpreta a golpista Laura em “Os Penetras 2 – Quem dá mais?” (Foto: AgNews)

Se em “Os Penetras 2 – Quem dá mais?” a proposta é ter um ritmo mais dinâmico, nos bastidores o clima não foi diferente. Apesar de estarem quatro anos sem visitar seus personagens do longa de Andrucha Waddington, os atores contaram que foi fácil resgatar os antigos papéis nesta continuação. Na pele de Beto, Eduardo Sterblitch disse que o tempo ajuda a criação artística. “É uma delícia, porque a gente consegue regurgitar uma ideia que já tínhamos na cabeça, evoluir e criar mais em cima dos personagens. Por isso, eu acredito que essa volta tenha sido muito mais prazerosa do que difícil”, disse o ator, que adiantou que, neste segundo filme, seu personagem será menos triste e mais “entregue à vida”.

Eduardo Sterblitch e Mariana Ximenes (Foto: AgNews)

Eduardo Sterblitch e Mariana Ximenes (Foto: AgNews)

Assim como Eduardo Sterblitch, Stepan Nercessian afirmou que não sentiu dificuldades em resgatar a personalidade de Nelson, seu personagem no filme. Inclusive, o ator contou que nem tinha sentido passar todos esses anos desde as gravações do primeiro “Os Penetras”. “O filme que lançamos em 2012 foi tão incrível que, quando nos reunimos de novo, era como se os personagens estivessem nos esperando. Então, rapidamente, nós já estávamos com o mesmo entrosamento e ainda mais amigos. Para esse segundo filme, nós aprofundamos ainda mais as relações e curtimos mais os personagens”, contou Stepan, que resumiu bem a personalidades dos integrantes desse grupo de golpistas. “São malandros brasileiros bem ingênuos. Eles possuem toda aquela fantasia que é típica do nosso povo, mas são muito atrapalhados. Na verdade, eu acho que esses golpistas fazem mais mal a eles do que aos outros”, analisou o ator, que foi completado por Eduardo: “O problema é que eles querem dar um passo maior que a perna. E isso acaba dando errado na história deles e super certo na graça do filme”.

Elenco de "Os Penetras 2 - Quem dá mais?" (Foto: AgNews)

Elenco de “Os Penetras 2 – Quem dá mais?” (Foto: AgNews)

Do mesmo modo que os atores não tiveram dificuldade em retomar as características de seus antigos personagens, ambos atribuíram essa facilidade a uma mesma razão: à equipe. Como Andrucha Waddington disse, o elenco e a equipe técnica do filme se transformaram em uma grande família. E Eduardo Sterblitch concordou com o diretor: “Quando a gente já conhece a galera, existe um costume nos bastidores. Não tem aquela sensação de primeiro dia de aula. Mas eu confesso que o nervosismo é tradicional”, disse o ator, que frisou manter relações de amizade verdadeiras com os demais companheiros de filme.

Dalton Mello, Mariana Ximenes, Eduardo Sterblitch e Stepan Nercessian (Foto: AgNews)

Danton Mello, Mariana Ximenes, Eduardo Sterblitch e Stepan Nercessian (Foto: AgNews)

Já Mariana Ximenes destacou outro ponto do espírito familiar que cercou as gravações de “Os Penetras 2 – Quem dá mais?”. Para a atriz, que viveu uma maratona para conseguir gravar o longa, um detalhe fez toda a diferença nos sets. “Esse filme foi uma delícia de fazer. Eu chegava para gravar e era recebida com um sorriso no rosto por toda a equipe. Durante as gravações, estavam todos felizes e de bom-humor. Quando eu ia embora, era com sorrisos que eu me despedia. A equipe inteira acolhia muito todo mundo, era uma energia muito boa”, lembrou.

Mariana Ximenes (Foto: AgNews)

Mariana Ximenes (Foto: AgNews)

Com o trabalho pronto, agora é a vez de lançar e apresentar ao público as novas aventuras desse grupo de golpistas. No primeiro filme da saga, “Os Penetras” ficou em primeiro lugar na lista de melhores estreias de 2012 com mais de 336 mil espectadores na primeira semana. Se a expectativa e a pressão incomodam para o novo lançamento? Que nada. Como destacou Andrucha Waddington, ele, o elenco e toda a equipe já fizeram a sua parte. “O filme está feito e entregue com todo orgulho e satisfação. Agora, é a vez de o público dizer o que achou e fazer a parte dele”, disse o diretor. Para Mariana Ximenes, este também é o momento das pessoas transformarem o longa em mais um sucesso. “Quando eu faço um filme, é claro que eu quero muito que o público assista. Do mesmo jeito que eu me diverti muito nas filmagens, eu acredito que essa graça transcende as câmeras e atinge todas as salas de cinema”, disse a atriz. Convite feito, nos vemos no cinema no próximo dia 19!

Pesquisas relacionadas