Cinema & TV

Adriana Esteves não tem medo de comparações entre Carminha e Laureta: “Elas são absolutamente diferentes. É apenas o mesmo intérprete e o mesmo autor”, comentou

A atriz interpreta uma das vilãs, ao lado de Deborah Secco, de Segundo Sol. Na internet, o personagem criou uma grande expectativa do público por ver a atriz novamente em uma trama de João Emanuel Carneiro e com um papel de caráter mais duvidoso. Ela ainda falou sobre a oportunidade de contracenar com o próprio marido, Vladirmir Brichta. Além disso, comentou sobre o seu trabalho na série Assédio

Publicado em 12 de junho de 2018 | Por Ana Clara Xavier

Adriana Esteves que me desculpe, mas não tem como olhar para a atriz e não relembrar o passado de vilania da icônica Carminha. A personagem de Avenida Brasil marcou de fato o público nacional e ainda é lembrada até hoje, a prova disso é a chuva de memes da personagem que ainda circulam nas redes sociais. Dessa forma, a empolgação do público foi totalmente compreensiva já que estamos vendo outra nova parceria brilhante entre João Emanuel Carneiro e a atriz na novela das 9h, Segundo Sol. “Fico muito feliz de poder trabalhar com ele, uma pessoa que tenho uma grande admiração, principalmente, pela forma como escreve. Avenida Brasil foi uma das coisas mais sensacionais da minha trajetória, mesmo com 30 anos de profissão. O texto, agora, de Segundo Sol só reafirma para mim o mestre que ele é”, comentou Adriana. De acordo, com o escritor, o trabalho dela é muito importante porque, para ele, os seus vilões são co-autores da teledramaturgia. “Ele é um homem muito inteligente e constrói a vilania proporcional à inteligência do vilão, por isso cria personagens sensacionais. O desafio para o ator é corresponder a esta proposta do autor”, explicou a atriz. A trama foi muito esperada pelos fãs, afinal, além da dupla estar junta novamente, a artista ainda está encarando o papel da malvada Laureta.

Adriana Esteves interpreta Laureta em Segundo Sol  (Foto: TV Globo/João Miguel Jr.)

Apesar da grande expectativa do público para ver novamente Carminha em cena, Adriana já provou com sua atuação excepcional que as duas personagens são bem diferentes. Elas são absolutamente diferentes. É apenas o mesmo intérprete e o mesmo autor. Acho que não existe no mundo uma pessoa mais cruel que a outra, sendo assim um dos grandes baratos da nossa carreira é que o ser humano é único. Não existe competição por isso não dá para comparar as duas”, confessou. Mesmo estando consciente destas diferenças, isto não impediu as comparações do público desde o primeiro trailer divulgado. No entanto, ela nunca teve receio deste paralelo. “A comparação é inevitável, mas para mim Laureta é muito diferente não só por ser outra mulher, mas por estar em outra época e ter outra bagagem. Não trabalho com medo das pessoas acharem que estou fazendo algo igual, mas com coragem criatividade e alegria. O núcleo é diferente e são novos atores”, comentou.

Enquanto Carminha era uma mulher de família e vivia dando golpes em homens ricos para se ver bem sucedida, Laureta é dona de seu próprio nariz. A personagem não tem grandes ligações familiares e, mesmo fazendo as suas vilanias, não depende de um casamento para se manter. “É uma mulher com um passado misterioso e que tem um pé na comédia. Ela possui um lado mais humano quando demonstra suas dores e sofrimentos. É uma grande guerreira. Não é um papel simples, porque é cheia de conflitos e questões complexas. Minha preocupação é contar a história do que essa mulher sente sobre uma série de coisas”, salientou. Adriana interpreta uma mulher elegante e uma promoter que, no fundo, é uma cafetina. A Laureta é uma figura que existe e Adriana comentou que se inspirou em diversas mulheres que já conheceu na sua vida. Obviamente, não é apenas a profissão que leva em consideração no momento de se apropriar de alguma característica, mas a personalidade também conta muito. Exatamente por este motivo que ela está homenageando várias amigas.

Desde seu sucesso como a esposa de Tufão, Adriana encarou personagens mais sérios e bem diferentes. No entanto, esta é a primeira vez que a veremos novamente como uma vilã. “Em Justiça, fiz uma mulher que era uma grande guerreira e heroína. As pessoas lembram muito da Carminha, mas a Laureta é primeira figura malvada que faço depois dela. Na verdade, não gosto de dizer que ninguém é vilão. É personagem. Não gosto de rotular”, comentou. Para ela, encaixar o papel em um estereótipo acaba por restringir a atuação e limitar as diversas capacidades de uma figura.

Adriana Esteves não encara esta responsabilidade de vilania sozinha. Na trama, ela divide as maldades com a personagem Karola, interpretada por Deborah Secco. Em entrevista para o site HT, Secco comentou que sempre se inspirou muito em Esteves, inclusive, a Sandrinha, de Torre de Babel, foi um molde para fazer a Darlene, de Celebridade.  Uma coisa que faz parte da nossa profissão é a admiração pelos colegas, o que é muito bom. Me inspiro e me inspirei em tantos profissionais ao longo da minha trajetória que nem tem como citar todas. Já me falaram que sou parecida com a Renata Sorrah, por exemplo, e ela é sempre foi um ideal a minha vida inteira. Além disso, já  roubei bordões do Lázaro Ramos, por exemplo. A Deborah é super batalhadora e jovem, mas tem o mesmo tempo de profissão que eu por ter começado cedo”, contou.

Adriana e Vladimir Brichta na coletiva de imprensa de Segundo Sol (Foto: Rapha Dias/Gshow)

Outro encontro muito especial que aconteceu nos bastidores de Segundo Sol é da Adriana com o marido, Vladimir Brichta. Os dois estão tendo a oportunidade de interpretar vilões e contracenar juntos. “É o auge do prazer, em todos os sentidos. Não trabalho com o Vlad há muito tempo. Fizemos Justiça juntos, há dois anos, mas a gente não se esbarrava por estarmos em núcleos diferentes. Mas agora vamos poder criar histórias juntos. Não sei o que é melhor, desfrutar do grande ator que ele é ou da sua companhia”, comemorou. Por estarem fazendo a mesma trama, geralmente conversam em casa sobre o folhetim e tudo o que veem em casa funciona como inspiração para o personagem. “Estou com ele há 14 anos, e deu uma sensação gostosa de estarmos sendo criativos juntos”, comentou. Os dois têm a abertura de dar palpite no trabalho e no desempenho um do outro.

Segundo Sol se passa na Bahia e estar casada com uma pessoa que veio deste estado acaba sendo uma grande vantagem da atriz na hora de construir a prosódia. “Não só o Vladimir ajuda no sotaque como toda a família dele. Estou sempre falando com minha sogra, que mora em Itacaré, e meu sogro, que mora em Salvador. E a voz, na verdade, é uma brincadeira. O principal é poder passar a delícia do povo baiano, o lado solar deles. Não precisa ser fiel ao sotaque, afinal, não sou de lá”, contou.

Profissionalmente, Adriana se descreveu como uma pessoa dedicada, responsável, cuidadosa e apaixonada pelo o que faz. E é possível perceber isto pela larga lista de trabalhos da atriz. Desde que começou nesta profissão, a atriz não tem tido muito tempo para descansar e está sempre se dedicando a algo novo. Recentemente, por exemplo, ela participou da série Assédio, que ainda será lançada na emissora. A trama fala sobre as atrocidades do médico Roger Abdelmassih abusou sexualmente de suas pacientes. “Foi muito difícil pesado por ser uma história inspirada em fatos reais, mas gosto de coisas desafiadoras. O projeto foi muito maravilhoso, principalmente, pelo meu contato com a diretora Amora Mautner, que é uma grande profissional. A nossa parceria é muito verdadeira. É uma das pessoas com quem mais me sinto à vontade para falar o que estou sentindo e isto é recíproco. É uma relação de coragem, confio muito nela”, contou.

Adriana Esteves não tem medo de comparações entre Carminha e Laureta(Foto: Rapha Dias/Gshow)

Entre vários personagens de sucesso, existe um tempo escasso para a atriz cuidar de si mesma. Sendo assim, nesta maratona artística, ela tenta sempre estar com a saúde em dia. “Me sinto uma atleta. Temos que ter fôlego e disposição para trabalhar tantas horas por dia e decorar tantos textos, então tento sempre dormir bem, cuidar da minha dieta e fazer exercícios. Meu corpo precisa estar preparado e minha mente estar em paz para corresponder ao volume de coisas para fazer nas gravações. Sempre vou a dermatologista e no cabeleireiro também. Além disso, tento sempre ficar perto de quem gosto e da minha família”, confessou.

Apesar de ser um sucesso na internet, Adriana Esteves não é uma pessoa muito ligada às redes sociais. A atriz não tem o interesse de ter alguma conta nas mídias, mas confessou que os seus filhos possuem. A maneira como fica sabendo que a sua atuação está tendo alguma repercussão é recebendo os memes e vídeos que os amigos enviam. “Eu acompanho e te confesso que acho um barato. Talvez por gostar tanto é que não tenho rede social. Imagina não cuidar dos filhos, não trabalhar para ficar ali o dia inteiro? Seria um perigo. Talvez eu esteja me protegendo não tendo”, concluiu. Mas a atriz já pode esperar muitos memes de sua personagem que, afinal, já é um sucesso.

Pesquisas relacionadas