ToliBlog

Com hemorragia nas cordas vocais, Shakira cancela shows da turnê de “El Dorado” e adia seu retorno aos palcos para 2018: “Momentos mais difíceis”

Em tratamento, a cantora não se recuperou a tempo para as apresentações que estavam marcadas desde junho. Em comunicado divulgado nas redes sociais da colombiana, ela lamenta e pede desculpas aos fãs. “Em todos os anos em que estive cantando, jamais estive em uma situação similar"

Publicado em 14 de novembro de 2017 | Por Julia Pimentel

A esperada volta de Shakira para os palcos precisou ser adiada. A cantora, que estava com turnê marcada pela Europa desde junho, precisou remarcar os shows para 2018 por causa de uma hemorragia nas cordas vocais. A notícia foi divulgada pela colombiana nas redes sociais acompanhada de lamentações por parte da loura.  De acordo com Shakira, o repouso total que tem feito desde quando foi diagnosticada no mês passado não fora suficiente para os shows das próximas semanas.

A turnê do 11º disco de Shakira, “El Dorado”, começaria já nesta terça-feira, 14, em Amsterdã. Mas, segundo o texto divulgado na internet, a cantora precisou se dedicar à saúde para uma recuperação plena. E, como pareceu, esta não tem sido uma rotina fácil para Shakira. “Em todos os anos em que estive cantando, jamais estive em uma situação similar. Por isso e com grande tristeza, me vejo na obrigação de postergar minha turnê europeia até 2018 para permitir que o meu corpo tenha algumas semanas necessárias e dedicadas à minha recuperação”, escreveu a colombiana que definiu este processo como “os momentos mais difíceis” de sua vida.

A recomendação médica vale também para qualquer tipo de apresentação. De acordo com o comunicado, Shakira foi aconselhada a suspender qualquer atuação para se recuperar totalmente no quadro de hemorragia nas cordas vocais. Segundo a nota, o tratamento começou no mês passado quando a colombiana sentiu diferença ao cantar. Em julho, quando fizera exames de rotina, nada havia sido detectado. “Senti uma rouquidão atípica que me impedia de cantar. Os médicos detectaram uma hemorragia em minha corda vocal direita. Desde então, me entreguei plenamente ao repouso da minha voz”, disse Shakira que lamentou não ter sido suficiente. “Infelizmente, a hemorragia parece não ter sido reabsorvida e o pesadelo continua. Atualmente me encontro em uma batalha muito dura pela minha recuperação”, completou.

Mais do que divulgar o novo trabalho, a turnê de “El Dorado” marca a volta da cantora aos palcos. Depois de alguns anos longe das turnês, este retorno também era aguardado pelos filhos de Shakira. Casada com o jogador do Barcelona Gerard Piqué, a colombiana é mãe de Milan de quatro anos e Sasha, de dois. E, no comunicado, além de pedir desculpas aos fãs e equipe, também apontou os pequenos. “Pelos meus filhos que estavam na expectativa de ver sua mamãe em um show o quanto antes”, escreveu.

Pesquisas relacionadas