Sem Bono Vox nas guitarras, U2 prepara nova turnê com foco em um disco que lhes rendeu problemas


Os shows da “Innocence and Experience Tour” terão sua primeira etapa focada em “Songs of Innocence”, o disco que a Apple disponibilizou de graça para aproximadamente 500 milhões de contas do iTunes

Depois de um acidente sofrido em novembro de 2014 em Nova York, o vocalista do U2, Bono Vox, de 54 anos, não toca mais guitarra – e não se sabe quando ele vai poder voltar a empunhar o instrumento. Bono quebrou o braço em seis partes, a mão, o ombro e também teve uma fratura facial. Para nossa sorte, a voz continua a mesma, bem como a vontade de voltar ao encontro dos fãs. Essa que por sinal será sanada em breve.

O grupo, inicialmente, só vai rodar por cidades dos Estados Unidos e Europa. Fora o Canadá, que abre a turnê. (Foto: Todd Heisler/The New York Times)

O grupo, inicialmente, só vai rodar por cidades dos Estados Unidos e Europa. Fora o Canadá, que abre a turnê. (Foto: Todd Heisler/The New York Times)

Em Vancouver, no Canadá, no dia 14 de maio, o U2 vai começar a “Innocence and Experience Tour”. Diferentemente de “360 ° Tour”, que rodou estádios do mundo entre 2009 e 2011, esse novo projeto só acontecerá em arenas. Para haver uniformidade no alcance do som dos caras em todos os espaços, a produção decidiu por instalar caixas de som no teto. “Innocence and Experience Tour” usará vídeos em alta resolução, e os ingressos já vendem como água no deserto. Segundo o “The New York Times”, 98% dos 1,2 milhões de bilhetes disponíveis para 68 apresentações estão esgotados.

Os shows, a quem interessar, vão ser divididos em duas partes, com se fossem dois atos, como uma história que sai da “Inocência” até chegar à “Experiência”. A primeira, com roteiro mais fixo e pré-determinado, é baseada no novo álbum “Songs of Innocence”, 13º disco de estúdio do U2. Para os esquecidos, foi aquele que automaticamente foi incluído no iTunes de todos os 500 milhões de usuários do gerenciador de músicas da Apple e causou uma repercussão não muito amigável, já que muitos encararam como um spam.

Bono Vox, Adam Clayton, The Edge e Larry Mullen Jr., portanto, não escondem a preocupação em relação ao fato e como o público vai receber as novas músicas “A gente chegou a todo tipo de público e nós não sabemos se eles gostaram realmente. Isso nos fez querer voltar aos palcos para saber como tudo isso vai funcionar”, falou Bono, em entrevista ao jornalão americano, sobre a nova turnê.

Bono Vox: longe das guitarras por causa de acidente (Foto: Todd Heisler/The New York Times)

Bono Vox: longe das guitarras por causa de acidente (Foto: Todd Heisler/The New York Times)

A segunda etapa da apresentação, que acontece em um palco menor, ligado ao principal, acontece após um rápido intervalo, e conta com um repertório que pode variar, dependendo da apresentação, deixando tudo mais livre, leve e solto, com aqueles hits indispensáveis de serem cantados. Batizada “Songs of Experience”, este ato da apresentação remete a uma sequência do álbum lançado em 2014, ainda sem data para chegar ao mercado. A ideia inicial era que fossem dois shows diferentes, que circulariam isoladamente, mas os integrantes da banda ficaram com medo de que os fãs não gostassem de um setlist em detrimento ao outro. Tudo para evitar os mal entendidos.

A princípio, a turnê de “Innocence and Experience” alcançará 19 cidades da Europa e dos Estados Unidos e nenhuma data na América Latina foi anunciada. Ficamos na torcida!