Olhos puxados na terra dos cariocas: P. F. Chang’s traz a tradicional culinária asiática ao Rio de Janeiro


Criado por Philip Chiang há mais de 20 anos nos Estados Unidos, Brasil finalmente recebe uma das maiores redes de casual dining da culinária asiática

*Por João Ker

Quem passa pelo CasaShopping na Barra da Tijuca pode ver um elemento curioso: um cavalo branco com mais de 3m localizado em frente à mais recente novidade gastronômica do local. A peça foi feita no interior de São Paulo pelo artista Andy Goldstein, pesa mais de 250Kg e é um símbolo de proteção que remete à antiga cidade de Xi’an (os originais foram desenterrados em 3. a.C.) e anuncia a chegada do mais novo restaurante asiático do Rio de Janeiro, o bem-sucedido e norte-americano P. F. Chang’s.

 

Fachada do P. F. Chang's na expansão do CasaShopping (Foto: Divulgação)

Fachada do P. F. Chang’s na expansão do CasaShopping (Foto: Divulgação)

Criada no Arizona há mais de 20 anos, a rede de casual dining chega na onda de outras inaugurações asiáticas na cidade, provando que a culinária chinesa no universo carioca tem se sofisticado bastante para além das milhares de pastelarias espalhadas pelas esquinas. Nada mais diferente do P. F. Chang’s que, além de um cardápio sofisticado, apresenta um ambiente acolhedor e repleto de decorações típicas da cultura e tradição chinesas, como as réplicas de cavalos terracota da frente (que existem em todas as mais de 250 filiais espalhadas pelo mundo), os guerreiros que ficam no interior e um mural panorâmico chinês pintado a mão.

Apesar de ter começado no Arizona, a cozinha do P. F.Chang’s não é asiática só de nome. O chef responsável pelos pratos que vão desde o famoso Chang’s Famous Chicken Lettuce Wraps (entrada principal da rede e feita manualmente pelo próprio cliente) à deliciosa sobremesa Banana Spring Rolls (massa crocante com recheio de banana e acompanhada por sorvete de banana com coco e calda de caramelo e baunilha) é Philip Chiang. Philip nasceu em Xangai e passou a infância inteira em Tóquio antes de se mudar para São Francisco na década de 1960, onde sua mãe abriu um dos primeiros restaurantes chineses dos Estados Unidos, “O Mandarim”. Três décadas depois, ele já havia assumido a direção d’O Mandarim e repaginado todo o seu conceito para relançá-lo como “The Mandarette” em West Hollywood, chamando a atenção do amigo e cliente Paul Fleming, que já havia lançado o “Ruth Chris Steak House” em Beverly Hills. Os dois de uniram e, juntos, inauguraram a matriz do P. F. Chang’s China Bistro.

Philip Chiang (Foto: Divulgação)

Philip Chiang (Foto: Divulgação)

 

Dentre as opções que aparecem no cardápio variado e com preço acessível, há o Mongolian Beef, receita tradicional da Mongólia que leva lâminas de carne caramelizadas em molho à base de shoyu, alho e cebolinha. Outra pedida famosa é o Moo Goo Gai Pan, com camarões e lâminas de frango cozidos em caldo de vegetais servidos com cogumelos, acelga japonesa e cenoura que custa, pode acreditar, apenas R$46. Depois do lançamento do Mee no Copacabana Palace, do Seidô no Jardim Batônico e do Yu em Botafogo, o P. F. Chang’s tem tudo para conquistar os cariocas pela fama internacional, ambiente agradável, cozinha diferenciada e preços não-abusivos. E para os paulistanos não chorarem de inveja, muita calma nessa hora: a próxima filial brasileira do restaurante será inaugurada ainda no mês que vem, na Av. Pres. Juscelino Kubitscheck.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Foto: Divulgação

SERVIÇO:

P.F. Chang’s Rio de Janeiro – Casa Shopping

Av. Ayrton Senna, 2150 Loja 101 – Bloco O
Barra da Tijuca, Rio de Janeiro

Telefone: (21) 2108-6351

Horário de funcionamento:
Segunda a quinta-feira, das 12h às 23h;
Sexta-feira e sábado, das 12h à 0h;
Domingo, das 12h às 22h

Lotação: 320 lugares