Direto da Itália, tudo acaba em pizza: Bráz oferece receitas com sabores italianos inéditos no Brasil em evento de curta duração


Festival “Fora de Série” privilegia ingredientes inéditos no país e traz a sopressata di Gioi e o pallone di gravina em três receitas de lamber os beiços. Confira!

A Bráz, a pizzaria gourmet surgida em São Paulo, que evoca a atmosfera retrô desses estabelecimentos originais e que tem filiais no Jardim Botânico e na Barra, no Rio de Janeiro, convoca os amantes da culinária italiana para conferir a sexta edição do Fora de Série, no qual receitas com ingredientes italianos que não são comercializados no Brasil são oferecidas ao público em caráter sazonal. Agora, nesta edição 2014 do evento, foram criadas três pizzas especiais que estarão no cardápio somente até o dia 30/8.

E, ao contrários dos anos anteriores, quando foi buscar produtos diferentes e exclusivos da Itália para trazer ao Brasil, a turma optou dessa vez por convocar três imigrantes italianos, fornecedores habituês da pizzaria, para que cada um desenvolvesse um ingrediente nunca usado antes em terras tupiniquins. E, para dar liga a estes insumos, Deco Lima criou três receitas exclusivas com o uso deles, as tais que estarão no cardápio até o próximo sábado.

Uma das três novas receitas:  sabor intenso e rascante em massa leve e aerada (Foto: Divulgação)

Uma das três novas receitas: sabor intenso e rascante em massa leve e aerada (Foto: Divulgação)

Coube a Raffaele Mostaccioli, natural de Scala, na Costa Amalfitana, desenvolver um especialíssimo fermento a ser usado na massa das três novidades. Para ele, que é da quarta geração de uma família de padeiros e confeiteiros – e montou em 2005 o Sapori del Pane, um ateliê de pães por fermentação natural que fornece produtos para restaurantes de primeira linha -, “a precisão é o segredo para um bom resultado”.

Eduardo Cunha, um dos sócios da rede e o braço do grupo sediado na Cidade-Maravilha, reitera a importância de uma boa massa: “São Paulo tem cerca de 800 pizzarias, muitas delas péssimas e algumas ótimas opções. Massa é tudo e as melhores são as mais simples. E chega a ser uma pena haver tão poucas padarias premium no Rio, considerando que esse tipo de comércio está na mão dos portugueses, assim como na capital paulista, e já que esse povo também tem profundo conhecimento da arte de se fazer um bom pão. Um mistério, que também se expande pelas massas de pizzas, nem sempre de qualidade por aqui”.

Aurélio Cinque, que fundou o Frigor Cinque, apresenta a sopressata di Gioi, um embutido de gosto rascante, de sabor bem apimentado e encorpado, que é usado em duas das receitas de Deco Lima. De família napolitana, Aurélio se especializou em linguiças frescais e produtos suínos de concepção artesanal.

E, como não poderia faltar uma variedade de queijo, a bola da vez é o do tipo pallone di gravina, um delicioso queijo semi duro de massa crua, feito com  leite de vaca integral ou pasteurizado original da região de Gravina in Puglia e no território de Murgia, com a produção concentrada na província de Matera, seguindo antigas tradições. No evento, essa preciosidade ficou a cargo das famílias Auricchio & Turi, do interior de São Paulo. Um beleza, tanto pata os gourmets de plantão quanto para os amantes da boa mesa.

Serviço:

Rua Maria Angélica, 129 – Jardim Botânico / telefone (21) 2535-0687

Avenida Érico Veríssimo, 46 – Barra da Tijuca / telefone (21) 2491-7170

Domingo à quinta, de 1830h às 0030h

Sexta e sábado, de 1830h às 130h