Quem é Rei nunca perde a majestade: no dia em que Michael Jackson completaria 57 anos, selecionamos dez curiosidades sobre o astro


Dos recordes e o pioneirismo no mundo musical aos detalhes da vida pessoal e o amor pelo Brasil, escolhemos dez fatos que te farão sentir ainda mais saudades do Rei do Pop

Quem é Rei nunca perde a majestade, né? Por isso, HT jamais poderia deixar passar em branco o dia em que Michael Jackson, o Rei do Pop, completaria 57 anos. Abaixo, escolhemos 10 curiosidades sobre a vida e carreira do astro que morreu no dia 25 de junho de 2009, deixando uma trajetória icônica e incomparável na música e na cultura mundial. Vem com a gente:

michael

1. O #1: em números, Michael Jackson é o terceiro artista que mais vendeu em todo o mundo. Mas, em questão de discos, “Thriller”, lançado em 1982, é o álbum que mais faturou em toda a história, superando os lançamentos dos Beatles e de Elvis Presley. O disco também rendeu a Michael o recorde de maior número de prêmios Grammy conquistados em uma única noite: oito, em 1984, além de passar 37 semanas no topo das paradas dos EUA. O Rei do Pop ainda vendia mais de 18 milhões de discos por ano, e emplacou cinco álbuns de inéditas consecutivos no #1.

2. “Terra do nunca”: O rancho “Neverland” sempre rendeu boatos e histórias “obscuras” na mídia. A área de 2.700 hectares foi comprada em 1988 por Michael pelo valor de U$17 milhões e em seu lugar foram construídos um zoológico, um parque de diversões e um cinema. O mais curioso disso tudo? É que o personagem preferido do cantor não era nem Peter Pan, mas Pinóquio.

Entrada do rancho Neverland (Foto: Reprodução)

Entrada do rancho Neverland (Foto: Reprodução)

3. Coração e estômago verde-e-amarelo: grande parte dos brasileiros conhecem o vídeo de “They don’t care about us”, gravado em 1995 no Pelourinho, em Salvador, e no Morro Santa Marta, no Rio de Janeiro, sob a direção de Spike Lee e contando com a participação do grupo Olodum. Mas o que poucos sabem é que o Rei do Pop já se relacionava com o Brasil dentro de casa diariamente, graças à Dona Remy, cozinheira brasileira que trabalhou com Michael entre 1981 e 1984. O prato preferido do astro? Uma panqueca de legumes!


Michael Jackson – “They don’t care about us”

Dona Remy e Michael Jackson abraçadinhos em foto dos anos 1980 (Foto: Reprodução)

Dona Remy e Michael Jackson abraçadinhos em foto dos anos 1980 (Foto: Reprodução)

4. Realeza do Pop: Michael Jackson era um ícone da cultura pop por si só, mas o destino acabou aproximando o cantor a outro grande nome da realeza musical: Lisa Marie-Presley, filha de Elvis Presley, com quem ficou casado por 19 meses.

Lisa Marie-Presley e Michael Jackson (Foto: Reprodução)

Lisa Marie-Presley e Michael Jackson (Foto: Reprodução)

5. Andando na lua: é impossível falar de Michael e não citar seu talento para a dança. Além da clássica pegada na virilha, que surgiu de forma natural durante suas coreografias, um dos passos mais icônicos em todo o mundo é o “moonwalk”, que foi imortalizado pelo cantor em 1983 durante uma apresentação de “Billie Jean”. E, de acordo com o próprio, a origem do “andar para trás” veio das ruas, onde o astro observou que os jovens dos guetos de Indiana realizavam a dança. Além desse, outro “truque” corporal que se tornou uma marca registrada do Rei do Pop é o “The Lean”, no qual ele se inclinava para a frente, desafiando a gravidade em u,m ângulo de 45º.

6. Pioneiro: apesar de muitos dizerem que Michael fez um tratamento para clarear a própria pele, desacreditando no vitiligo que o astro tinha, o cantor abriu portas para a comunidade negra. Ele foi o primeiro artista afrodescendente a ter exibição constante na MTV, com vídeos como “Billy Jean”, “Thriller” e “Beat It”, que ainda foram os grandes responsáveis por reinventar o videoclipe como uma forma criativa e bem-sucedida de divulgação da música.


Michael Jackson – “Beat It”

7. Conexões: à medida que a fama de Michael Jackson ia crescendo, seu status na indústria do showbiz também aumentava, o que acabou lhe rendendo grandes e boas conexões no entretenimento. Além da polêmica relação com Madonna e Diana Ross, alguns dos maiores e mais próximos amigos do astro foram Elizabeth Taylor – responsável por lhe dar o título de Rei do Pop em uma premiação – e Macaulay Culkin, que já apareceu no clipe de “Black or White” e é o padrinho dos dois primeiros filhos de Michael, PrinceParis.

Michael Jackson e Macaulay Culkin vão juntos à Disney, em 1991 (Foto: Reprodução)

Michael Jackson e Macaulay Culkin vão juntos à Disney, em 1991 (Foto: Reprodução)

8. Impacto: no dia 25 de junho de 2009, data em que Michael Jackson faleceu, o Twitter ficou fora do ar por mais de dez minutos, dada a quantidade de posts na rede social relacionadas ao acontecido.

9. Influência: em novembro de 1993, a Pepsi decidiu romper o contrato que tinha com Michael Jackson, porque o cantor estava enfrentando acusações de pedofilia e abuso sexual. O resultado foi que dois meses depois, a Coca-Cola registrou um aumento de 20% em suas vendas no mundo.

Michael Jackson em anúncio da Pepsi (foto: Reprodução)

Michael Jackson em anúncio da Pepsi (foto: Reprodução)

10. Pet lover: Michael era apaixonado pro animais desde pequeno. Na infância, teve vários ratos de estimação e, quando adulto, comprou uma cobra chamada Muscles e um chipanzé batizado Bubbles, que participou dos vídeos para “Liberian girl” e “Leave me alone”.


Michael Jackson – “Leave me alone”