Música & Badalo

Tributo a Dorival Caymmi: no Vivo Rio, seus filhos emocionam o público em show antológico!

Show faz parte de uma série de comemorações do centenário de nascimento do artista, que será realizada em abril deste ano

Publicado em 22 de fevereiro de 2014 | Por Heloisa Tolipan

Uma curiosidade sempre presente nos corações brasileiros é como uma família inteira pode ser dotada de percepção musical incrível e de vozeirões impressionantemente afinados. O louvável centenário de Dorival Caymmi (1914-2008), além de todas as justificativas plausíveis, traz de volta aos palcos filhos tão dadivosos quanto o pai. Os três irmãos – Nana, Dori e Danilo Caymmi – subiram ao palco do Vivo Rio nesta sexta, 21/2, para lembrar o centenário de nascimento do pai, Dorival Caymmi, em show cujo repertório passa por algumas das canções mais importantes compostas pelo músico, pintor e ator baiano.

No palco, a presença maciça do trio, na plateia um misto de suspiros, mãozinha no peito e até choro provocado. Afinal, não há como não emocionar no show com tanto talento e sensibilidade. E não é para tanto, a voz e personalidade marcante de Nana Caymmi, junto à voz doce de Dori e a grave, como a do pai, de Danilo, juntos, é tudo imensamente desbravador.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fotos: Vinícius Pereira

O centenário de nascimento Dorival Caymmi é só em abril (ele nasceu em 30 de abril de 1914), mas as comemorações são intensas desde já, indo de show a palestras, de exposições a um livro, incluindo gravações de CD e DVD, que já começaram no ano passado. “Caymmi”, álbum lançado recentemente pelos irmãos, é apenas o primeiro passo para as comemorações ao centenário, que, na verdade, já teve o start com a publicação de “O que É que a Baiana Tem? – Dorival Caymmi na Era do Rádio”, livro escrito pela neta do compositor, Stella. Para os espetáculos, o trio tem planos imensamente esperados, com participações de Caetano Veloso, Gilberto Gil e Chico Buarque, entre outros. Os irmãos já se apresentaram com o repertório do disco em São Paulo, onde os ingressos evaporaram em minutos, como se fosse água atirada sobre uma superfície fervendo.

Dorival Caymmi lançou seu primeiro disco, “Carmen Miranda & Dorival Caymmi”, em 1939. Foi uma carreira de sete décadas que o tornou um dos mais importantes compositores da história da música popular brasileira. E os filhos vão, além de matar a saudade, dar continuidade a uma obra de virtudes inquestionáveis.

Pesquisas relacionadas