Florence + The Machine volta vocalmente mais poderosa e mística do que nunca com o novo single “What Kind Of Man”


Música é o carro-chefe de divulgação do terceiro álbum do grupo britânico, batizado “How Big, How Blue, How Beautiful” e com lançamento marcado para o 1º de junho

*Por João Ker

A semana não está nada fácil para os amantes da música, e parece que o gás gerado pela cerimônia de entrega do Grammy começou a surtir efeito pela indústria fonográfica. Depois de Kanye West declarar que irá gravar uma música com Taylor Swift (Deus abençoe o marketing), da própria cantora anunciar o videoclipe de “Style” para amanhã (13/2) e de Lady Gaga estar confirmada como uma das performances musicais no próximo Oscar, eis que surge a volta de Florence + The Machine, com o single “What Kind Of Man”, que acaba de ser lançado pela rádio BBC.

Capa do disco "How Big, How Blue, How Beautiful" (Foto: Reprodução)

Capa do disco “How Big, How Blue, How Beautiful” (Foto: Reprodução)

A novidade é dificilmente uma surpresa para os fãs da banda, que vêm acompanhando boatos sobre o terceiro disco de estúdio desde o início do ano, quando foi anunciado que ele já estava em seus estágios finais de mixagem. O título do carro-chefe de divulgação também já havia vazado e ainda ontem o grupo divulgou um trailer do álbum, batizado “How Big, How Blue, How Beautiful” e com data de lançamento marcada para 1º de junho (se os hackers não vazarem antes). Agora, é a vez de o público conhecer o novo som de uma das maiores vozes da música contemporânea, com “What Kind Of Man”.

Teaser de “How Big, How Blue, How Beautiful”

A primeira parte da música traz os traços inconfundíveis da Florence + The Machine, com os vocais etéreos de Florence Welch soando limpos e à capella, enquanto amarguram sobre um relacionamento errado e um homem tão egoísta quanto incerto, até quebrar com a pergunta “Que tipo de homem ama assim?”. Aí,amigos, surge aquela guitarra poderosa e raivosa que bem pode lembrar uma mistura de “Lover to Lover” e “No Light, No Light”, com os questionamentos emocionais de “Kiss With a Fist”. A produção épica não foge muito dos trabalhos anteriores do grupo, mas mostra um pequeno avanço ao considerar-se que esta é a primeira amostra do novo disco e, se comparado com “What The Water Gave Me”, que abriu os trabalhos de divulgação do último álbum “Cerimonials”,o casamento entre o coral de fundo e essa pegada mais rock – agravada pela bateria – soa mais grandiosa.

O vídeo, gravado em Londres e no México, pode ser considerado como um dos mais polêmicos da cantora até agora. Com direito a cenas de nudez, traição, tentativa de suicídio, uma cena de acidente automobilístico que dá uma aula para muita novela e filme de ação por aí, além de toda aquela aura religiosa que é intrínseca ao trabalho de Florence, ela mostra um relacionamento deteriorado pela traição e pela falta de confiança. A energia vibrante da cantora – a mesma que ela apresenta em suas performances ao vivo – também tem vez na produção dirigida por Vincent Haycock, em partes onde ela aparece cercada por homens, em uma espécie de ritual que, provavelmente, faz referência a algum tipo de desejo irrefreável e condenado (tanto por ela, quanto pelo boy).

Vídeo oficial de “What Kind Of Man”

Abaixo, você confere a tracklist de “How Big,How Blue, How Beautiful”. O disco foi produzido por Markus Dravs, que já trabalhou com gente como Björk e Arcade Fire, além de também trazer Paul Epworth, Kid Harpoon e John Hill nos créditos. Sobre o lançamento, Florence comentou em comunicado oficial: “‘Ceremonials’ era muito fixado em morte e água, e a ideia de escape ou transcendência através da morte, mas o novo disco acabou como tentar aprender a viver e amar no mundo, mais do que escapar dele. O que é assustador, porque eu não estou me escondendo atrás de nada, mas parecia coo algo que eu deveria fazer”. Será que o papo de bruxaria que marcou músicas como “Seven Devils” e “Spectrum” acabou?

‘Ship To Wreck’
‘What Kind Of Man’
‘How Big How Blue How Beautiful’
‘Queen Of Peace’
‘Various Storms & Saints’
‘Delilah’
‘Long & Lost’
‘Caught’
‘Third Eye’
‘St Jude’ 
‘Mother’