Da fragilidade vulnerável à sensualidade que dominou o Rock In Rio, Rihanna prova que é uma das maiores rockstars do mundo


Cantora de Barbados foi a principal atração deste sábado (26) e mostrou versatilidade performática no palco, em uma setlist que percorreu mais de dez anos de sucessos

Com apenas 20 minutos de atraso – um mimo, se comparado à última vez em que esteve no Rock In Rio, em 2011 -, Rihanna subiu ao Palco Mundo com um colar de diamantes e um figurino que, apesar de urbano, não deixava dúvidas quanto à mensagem que queria passar: a artista de Barbados é hoje uma das maiores rockstars do mundo. E a maneira com que ela batia no peito ao cantar tal afirmação (um oferecimento dos versos de “Rockstar 101”) e levava cada uma das milhares de pessoas aos berros, comandando-os com palmas, rebolado e alcance vocal.

Chamar Rihanna de uma das maiores rockstars contemporâneas não tem nada a ver com o fato de ela cantar rock ou não – apesar de muitas de suas músicas terem sofrido alterações na produção, substituindo batidas eletrônicas por guitarras pesadas, como em “We found love” -, mas sim com a atitude que ela mostra em cima e fora do palco, ao longo de uma setlist que em muito se parece com a apresentada no festival March Madness, no início do ano. Rihanna não se desculpa, não abaixa a cabeça e não se dá por vencida – nem deveria, já que ela conseguiu se mostrar como um prisma performático no Rock In Rio.

Rihanna comandou o sábado (26) de Rock In Rio (Foto: AgNews)

Rihanna comandou o sábado (26) de Rock In Rio (Foto: AgNews)

Ao contrário de Sam Smith, que precisou esticar sua setlist com covers por falta de produção, Rihanna tem sete discos de estúdio na manga e uma infinitude de parcerias e hits que renderiam um show de mais de três horas. Mas, para conseguir encaixar essa década de carreira em uma hora e meia, a artista precisou cortar pela metade muitos de seus sucessos, emendando-os em pequenos blocos, subdivididos por temas.

Houve o momento pop chiclete e coreografado, onde hinos das pistas de dança como “S&M”, “What’s My Name”, “Rude Boy” e “Jump” foram suprimidos e mostraram Riri não é uma Beyoncé milimetricamente ensaiada, mas dança do seu jeito. “Birthday Cake”, que nasceu apenas como um interlude de “Talk that talk” (2012), se transformou em remix com Chris Brown e foi uma das mais cantadas pelo público, para a surpresa da própria artista. “Vocês gostam assim dessa música, Rio? Então vamos começar de novo!”, disse empolgada.

Rihanna dançando no Rock In Rio (Foto: AgNews)

Rihanna dançando no Rock In Rio (Foto: AgNews)

Por sinal, poucas foram as vezes em que Rihanna falou com o público, mas sempre fazia questão de citar o Rio – como nos ótimos segundos em que fez uma jam de “Man down” e colocou o nome da cidade no meio – e o carinho que sentia ao ver a multidão cantando suas músicas. A única exceção foi quando algum fã tentou lhe atirar um presente e ela, sem saber do que se tratava, mas sentindo o perigo, mandou na lata: “Não comecem com essa m*** aqui não, hein?!”.

Com versatilidade, catálogo repleto de hits, presença de palco e habilidade, Rihanna se provou uma das maiores rockstars do mundo no Rock In Rio (Foto: AgNews)

Com versatilidade, catálogo repleto de hits, presença de palco e habilidade, Rihanna se provou uma das maiores rockstars do mundo no Rock In Rio (Foto: AgNews)

Também não faltaram canções vulneráveis, com um trenzinho poderoso da fossa, que começou em “Unfaithful”, passou pela parceria com Drake em “Take care”, e culminou em “Stay”, essa última cantada pelo público de forma quase religiosa, deixando a artista com a voz mais trêmula do que o normal, mas não menos poderosa e delicada. E, para contrastar, a atitude do hip hop e do som urbano nas canções em que fez featuring com Jay-Z, Kanye West e T.I., “Run this town”, “All of the lights” e “Live your life”.

Rihanna esbanjando atitude no Rock In Rio (Foto: AgNews)

Rihanna esbanjando atitude e simpatia no Rock In Rio (Foto: AgNews)

A performance finalizou com “Bitch better have my money”, single mais recente e que foi recebido pelos fãs com uma chuva de cédulas da plateia. “Eu amo quando vocês cantam as minhas m***. Olha isso!!!”, disse às gargalhadas, recolhendo o dinheiro falso do palco. Rihanna se despediu do Rock In Rio com a promessa de que volta em breve e com agradecimentos sinceros e emotivos pela noite inesquecível, tanto para ela, quanto para o público.