Música & Badalo

#AgendaCulturaldoSiteHT: No fim de semana que se aproxima, tem celebração da Tropicália, show de Roberta Sá e Metá Metá, funk, pagode e canto lírico

Tem ainda mercado de moda, Junta Local na Gávea, encontro de brechós, festival de cerveja na Lagoa, Léo Jaime, Ava Rocha e muito, muito mais. Vem com a gente!

Publicado em 17 de agosto de 2017 | Por Junior de Paula

Quanto Mais Tropicália, Melhor

A exposição “Tropicália – Um Disco em Movimento” será inaugurada na sexta, 18 de agosto, às 9h, no primeiro andar do Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB Rio) e vai revisitar através de uma abordagem multimídia, todas as faixas do álbum “Tropicália ou Panis et circensis”, clássico da música popular brasileira que está prestes a completar 50 anos. Fica em cartaz até 18 de setembro e a entrada é gratuita. Para celebrar em grande estilo essa abertura, o CCBB ainda preparou um festival que vai rolar todo o fim de semana, na Praça do Centro Cultural Correios, com direito a shows de Pato Fu, Céu, Plap e Tom Zé, relendo os clássicos daquele movimento. Paulo Sabino lerá textos e poemas nos intervalos

Exposição: a partir de 18 de agosto até 17 de setembro

Shows: Sexta e sábado, 18 e 19 de agosto, às 22h. Os shows começam pontualmente às 23h, na Praça do Centro Cultural Correios – Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro

Paulo Szot e Nahim Marun na Sala Cecília Meireles

Vencedor de um Tony Award – o Oscar do teatro americano – e sucesso no Metropolitan de Nova York, Paulo Szot se apresenta na sala Cecília Meireles, ao lado do premiado pianista Nahim Marun. Natural de São Paulo, iniciou seus estudos musicais com quatro anos. Estudou na Universidade Jagiellonski, em Cracóvia, na Polônia, onde começou sua carreira profissional como cantor lírico em 1990. Sua estreia internacional foi em Nova Iorque como Escamillo, de Carmen, no New York City Opera. Desde então se apresenta em diversos teatros de Ópera e salas de concerto do mundo.

Sexta-feira, 18 de agosto, 20h, na Sala Lírica, da Sala Cecília Meireles, Largo da Lapa, 47 –  Centro

(Foto: Marcos Hermes)

Roberta Sá no Circo Voador

Depois de gravar seu DVD Delírio no Circo, no mítico Circo Voador em maio de 2016, Roberta Sá volta agora ao lugar onde tudo começou, após rodar o Brasil e o mundo com esse show, que reúne 20 canções de seu longo e diverso repertório, como “Amanhã é sábado”, de Martinho da Vila, “Meu novo Ilê” e “Um passo a frente” compostas por Moreno Veloso, “Me Erra” (Adriana Calcanhotto), “Se for pra mentir” (Cézar Mendes e Arnaldo Antunes), “Covardia” (Ataulfo Alves e Mario Lago) e “Gostoso Veneno”, clássico na voz de Alcione, entre outras. A banda é formada por Fernando Caneca (violão), Alberto Continentino (baixo), Luis Barcelos (bandolim e cavaquinho), Bernardo Aguiar e Marcos Suzano (percussão)

Sábado, 19 de agosto, Circo Voador, a partir das 22h

(Foto: Fernando Eduardo)

Metá Metá no Circo Voador

Mais do que uma banda, o Metá se tornou um dos principais núcleos criativos do país. Apesar de emprestarem seus respectivos talentos a projetos paralelos – como no lindo disco de Elza Soares – , é quando Kiko Dinucci, Thiago França e Juçara Marçal se juntam no palco sob a alcunha de Metá Metá que entendemos a real dimensão dessa força da natureza. E não esperamos nada menos que uma noite catártica!

Sexta, 18 de agosto, Circo Voador, a partir das 22h

Ava Rocha no Audio Rebel

Uma das artistas mais interessantes de sua geração, Ava Rocha é mestre em misturar elementos, plataformas e sonoridades. Cantora, compositora e cineasta, tem dois discos na bagagem, o primeiro ” Diurno” lançado em 2011 e seu mais recente album ” Ava Patrya Yndia Yracema” lançado em março de 2015, ela promete incendiar o Audio Rebel com sua presença cheia de significante.

Sábado, 19 de agosto, Audio Rebel, 22h (pontualmente)

Mojubá – Uma Reverência à Consciência

Juntos, Afrojazz, Larissa Luz e Jesuton celebram o espetáculo musical “Mojubá – Uma Reverência à Consciência”, que tem o propósito de valorização, pertencimento e criticidade ao legado cultural negro, sublimando a linguagem musical e cênica, na interpretação única de grandes ícones como Elza Soares, Nina Simone, Wilson Simonal, Erykah Baduh, Luiz Melodia, além de seus sucessos autorais. O show contará ainda com a participação de artistas de grande representatividade nacional e internacional.

Sábado, 19 de agosto, Teatro Rival, a partir das 21h

Festa de um ano da Pici Tratoria

Um dos novos restaurantes mais legais do Rio, o Pici Tratoria vai ocupar a Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, para a comemoração do primeiro ano do Pici Trattoria.  Com uma festa a céu aberto, a estrutura, montada em pleno coração do bairro, vai receber, além de shows, estações de drinks, vinhos, crepes (da irmã Brasserie Mimolette), comida e aperitivos. 
No palco, muito jazz, a partir de meio-dia, ritmo também escolhido para trilha sonora da casa, que embala a tarde até a noite com o show de encerramento que será um tributo a Amy Winehouse, constante na trilha sonora do Pici.

Sábado, 19 de agosto, Praça Nossa Senhora da Paz, a partir das 12h

Festa Passinho!

Alguém duvida que o funk brasileiro vai dominar o mundo? E para celebrar isso, tem festa nova, chamada Passinho, que rola nesse sábado no Palaphita da Gávea, com shows de Ludmilla, Os Havaianos e Bonde do Vinho. “Vamos dançar mais! Com verdadeiras Lendas! Prepare seu tênis, salto alto, rasteirinha, all-star! Mas venha com seu PASSINHO ensaiado!”, diz o convite da festa.

Sábado, 19 de agosto, a partir das 21h, Palaphita da Gávea

Zona Sul do Samba Retrô com Raça Negra

A festa que reúne a juventude dourada apaixonada por pagode retrô já tem nova data para rolar no Jockey Clube: neste sábado, dia 19 de agosto, a partir das 18h. E com direito a convidados mais do especial: o Raça Negra. Sim, isso mesmo, e no line up tem ainda Felipe Guga e Tirre.

Sábado, 19 de agosto, a partir das 18h, Jockey Clube Brasileiro

Circuito Junta Local na Praça Santos Dumont

Com mais de 50 produtores de comida boa, local e justa para que você possa ir com a família e amigos fazer a feira direto de quem produz os alimentos, a Junta Local já virou ponto de encontro todo terceiro domingo de cada mês na praça mais badalada da Gávea.

Domingo, 20 de agosto, a partir das 10h, Praça Santos Dumont

Grande Encontro de Brechós

Grandes e pequenos brechós da cidade se reúnem no mesmo espaço, no caso a sede da Hospedaria Rio, para a segunda edição do Grande Encontro de Brechós. Além de descolar um look vintage cheio de estilo, parte da renda será revertida para o Solar Meninos da Luz. Eles também vão estar aceitando doações de alimentos, itens de higiene e afins.

Sábado e domingo, 19 e 20 de agosto, a partir das 12h, Hospedaria Rio, Rua Vicente de Souza, 29, Botafogo

Mercado Mistureba e Misturebinha no Lagoon

As feiras de moda versão adulto e infantil vão estar no mesmo lugar nesse fim de semana, no Rio. “Do Mistureba, levaremos moda feminina, masculina, acessórios e uma programação musical que já é marca do evento. Do Misturebinha, podem contar com roupinhas, itens de enxoval e decoração, brinquedos artesanais e educativos e, é claro, atividades super bacanas para entreter a criançada. Além de tudo isso, uma área gastronômica estará à disposição para matar a fome de toda a família”, diz o convite.

Sábado e domingo, 19 e 20 de agosto, Complexo Lagoon, a partir das 12h

Festa Realmente Som 9

Com uma mistura de estilos no line up e um time de peso, o agito, organizado por Luciano Strazzer, rola no Casarão Floresta, no Cosme Velho, sábado, dia 19 de agosto, e vem com shows de Marcelo Callado, do ator e cantor Mouhamed Harfouch e banda, de Thiago Montagnini, das bandas Baleia Elétrica e Difusa e Luthuli Ayodele & Julia Mestre. E rola ainda jams sessions – quem quiser tocar e curte o junto e misturado é só trazer o instrumento. E tem cerveja artesanal, hambúrgueres caseiros, comida vegetariana e a shiatsuterapeuta Shirley Nascimento com quick massagem.

Sábado, 19 de agosto, a partir das 21h30, no Casarão Floresta (Ladeira dos Guararapes, 115 – Cosme Velho)

Lagoa Bier Fest

Sexta, sábado e domingo os apaixonados por cerveja vão se concentrar no Lagoa Bier Fest, que ocupa mais uma vez o Parque dos Patins com direito a shows gratuitos, diversas opções de gastronomia de rua e cervejarias artesanais cariocas. Quem anima o público no primeiro dia de evento é o coletivo de músicos Guto Goffi e O Bando do Bem, responsáveis por gravar o novo CD do baterista do Barão Vermelho, Guto Goffi, intitulado ‘BEM’.

Sexta, sábado e domingo, 18, 19 e 20 de agosto, no Parque dos Patins, na Lagoa. Sexta a partir das 18h, Sábado e domingo, das 12h às 23h.

Show de Leo Jaime

Com mais de 30 anos de carreira, Leo Jaime apresenta ao público carioca o show “Leo “Guanabara” Jaime”, nesta sexta, no Teatro Bradesco Rio. Na apresentação, Leo apresenta novos trabalhos e clássicos de amigos e ídolos que o influenciaram como Legião Urbana, Stones, Raimundos, The Cure, Leoni, Marina, entre outros e aquelas músicas que não podem faltar como “Sonia”, “Fórmula do Amor”, “Rock Estrela” e “Nada Mudou”. “Este é um show de rock. Se não gostar, não precisa nem ir”, diz Leo

Sexta-feira, dia 18 de agosto, Teatro Bradesco Rio, no Shopping VillageMall, às 21h30

Pesquisas relacionadas