Emílio Dantas e elenco de Cazuza (Foto: Leo Aversa)

6)Cazuza Pro Dia Nascer Feliz

O musical “Cazuza Pro Dia Nascer Feliz”, estrelado por Emílio Dantas, chega à Fundição Progresso, na Lapa, para única apresentação,, gratuita. O espetáculo reúne alguns dos maiores clássicos de Cazuza, em carreira solo ou no Barão Vermelho, como “Pro Dia Nascer Feliz” e “Codinome Beija-Flor”.

Domingo, 25 de junho, Fundição Progresso – Rua dos Arcos, 24, Lapa 

7)Festival Tango y Vino

Quem não gosta de tango e de vinho bom sujeito não é. Então, claro que um festival que une os dois elementos precisava entrar na lista do que fazer neste fim de semana no Rio. O Festival Tango y Vino, que rola no Teatro Bradesco, nesta sexta-feira, dia 23 de junho, tem entre os músicos confirmados Marcelo Rey, cantor do espetáculo Esquina Carlos Gardel, considerado um dos maiores nomes do tango argentino da atualidade e a cantora Soledad Flores, integrante dos Quintetos Alto Tango e Carla Algeri, e o espetáculo Real Tango, que se apresenta pela primeira vez no Brasil. No foyer estarão à venda uma seleção de vinhos Malbec e Torrontés.

Sexta-feira, 23 de junho, Teatro Bradesco Rio, Avenida das Américas, 3900, Shopping VillageMall

8)Arraiá do Monobloco

O Monobloco todo mundo conhece de muitos carnavais. O grupo percussivo que ganhou o mundo, está de volta em ritmo caipira. E eles mandam avisar: “O Arraiá é de verdade, com direito a super decoração temática, quadrilha, brincadeiras, além de barraquinhas com comidas e bebidas típicas”. Além do Monobloco, claro, a festa ainda tem Rodrigo Lampreia com participação especial da Bianca ChamiVulcão Erupçado, DDP Diretoria, Trios de Forró e os DJs Bahruth, Brunna Lennon e Cyro Novello

Sábado, 24 de junho, a partir das 18h, Jockey Club da Gávea

9) CARRRNAVÁ! Carnaval + Arraiá do Bloco Tome Conta de Mim!

Já que o assunto é misturar Carnaval com festa junina, o Bloco Tome Conta de Mim vai coloca no liquidificador Axé com Forró, paredão com sofrência, Ivete com arrasta pé e muito mais. Essa é a proposta da festa que rola a partir das 18h, no sábado, ao ar livre, na Praça Marechal Âncora, no centro do Rio.

Sábado, 24 de junho, a partir das 18h, Praça Marechal Âncora, no centro do Rio

10) Noon Junina

Um das festas mais cool da cidade, a Noon também vai vestir sua camisa quadriculada e invadir o Palaphita, na Gávea, a partir das 18h, nesse sábado, em clima de Deep House na veia. O line up está assim: as ondas sonoras e grooves precisos do alemão Sascha Dive (Cocoon/Deep Vibes), Flow & Zeo (Tropical Beats/Alliance), Bernardo Campos (Rara/Base), Tenta Column (Rio Me/Feeling), e o VJ DCM.

Sábado, 24 de junho, a partir das 18h, Palaphita Gávea, Av. Bartolomeu Mitre, 1.314

11) Arraiá da PUC

Festa na PUC é sempre sinônimo de coisa boa. E o Arraiá da PUC é um clássico. Há anos. “Vai ter forró e xaxado, canjica e salsichão. No nosso arraiá tem DJ e tradição. Também estará presente a tão falada Catuaba, mas não vamos esquecer da cervejinha gelada”, diz o poeminha do convite da festa, que vai contar com a presença do bloco Agytoê, do Carimbloco, Geraldo Junior e o Bloco da Terreirada Cearense, além dos DJs Ingrid Nepomuceno, Edu Rio e DJamal.

Sábado, 24 de junho, a partir das 14h, PUC-Rio, Rua Marquês de São Vicente, 225

12) Divinas Divas

Nesta quinta-feira estreia um documentário obrigatório: Divinas Divas. Dirigido por Leandra Leal, ele resgata a trajetória de oito artistas pioneiras: Rogéria, Jane Di Castro, Divina Valéria, Camille K, Fujika de Halliday, Eloína dos Leopardos, Marquesa e Brigitte de Búzios, as primeiras artistas travestis nos palcos cariocas nos anos 1960, quando o Brasil vivia sob rígida ditadura militar. Ainda em atividade como cantoras, atrizes e comediantes, o documentário é uma celebração dos 50 anos de carreira dessa trupe, e da dedicação radical ao fazer artístico, em que as Divas assumiram sacrifícios enormes e moldaram seu próprio corpo, num gesto libertário que rompe o limite entre a arte e a vida. Em cartaz em um monte de cinemas pelo Brasil, veja aqui a lista.


13) Baile do Almeidinha

Sexta-feira é dia de Baile do Almeidinha, uma criação de Hamilton de Holanda, no Circo Voador,  em clima de baile de gafieira onde recebe seus amigos músicos. A estreia foi em agosto de 2012. De lá pra cá, foram edições com um público sempre crescente e participações muito especiais como Roberta Sá, João Bosco, Diogo Nogueira, Teresa Cristina, Monarco, Beth Carvalho, Arlindo Cruz e Pedro Luis, só para citar alguns. Nesta edição, quem sobe ao palco com Hamilton é Arthur Maia e João Cavalcanti.

Sexta-feira, 23 de junho, 21h, Circo Voador

14) Tardezinha

Domingo com Thiaguinho? Tem, sim senhor. O cantor traz de volta ao Rio sua Tardezinha para deixar o pôr do sol na cidade maravilhosa ainda mais musical. Com repertório próprio, convidados e muito pagode de raiz e aqueles clássicos que a gente ama cantar meio bêbado, a festa deste domingo é o quarto e último encontro da temporada 2017 na Cidade Maravilhosa, de acordo com os organizadores.

Domingo, 25 de junho, a partir das 15h, Lagoon

15) Alvaro Lancellotti

O coletivo Etnohaus abre as portas da casaPALMEIRAS, na rua das palmeiras, em Botafogo, para receber o som sofisticado de Alvaro Lancellotti, para uma noite de balanço e encantamento, leveza e sensualidade (palavras deles!). Seguindo os barcos da musical família Lancellotti, Alvaro também desembocou na música; peixe dos bons, tem trabalhos conhecidos como o da banda Fino Coletivo – com quem gravou alguns discos – e sua própria cepa de canções autorais registradas em dois discos de “macumba romântica”. No show, as canções de Alvinho ganham forte tom ritualístico, guiadas pelas cordas ora acústicas, ora elétricas de Pedro Costa, e embaladas ainda pela percussão marcada de Adriano Sampaio.

Domingo, 25 de junho, 20h, casaPALMEIRAS, Rua das Palmeiras, 26

16) Cozido da Portela

Que tal curtir um delicioso Cozido, uma cerveja bem gelada e muito samba na Portela? Essa é a proposta da festa, que rola na quadra da escola, com participação de Bebeto, Marquynhos Sensação e Soul Mais Samba.

Sábado, 24 de junho, a partir das 13h, quadra da Portela, Rua Clara Nunes , 81

17) Santa Mix

O Centro Cultural Laurinda Santo Lobo, em Santa Teresa, será palco de mais uma edição da Santa Mix. Uma das principais feiras de economia criativa e de transversalidade de gêneros, a Santa Mix integra arte, cultura, gastronomia e muita moda. O evento conta com a presença de marcas como Kaften, Hagar, Crepear, Vinhos Canivezi, Diferenciados, Aila Store, além da Cervejaria alemã Wieninger. O evento também contará com comidinhas típicas, danças populares e muita brincadeira para a criançada. A música fica por conta do DJ JG e da cantora Juju Gomes que participou do The Voice Brasil, e à tarde, show da Banda Trejeitos, que irá levar muita MPB e forró para o entardecer no Centro Cultural.

Sábado, 24 de junho, a partir das 11h, Centro Cultural Laurinda Santo Lobo, em Santa Teresa

18) Dia da Rua

A Farm está celebrando 20 anos e vai aproveitar o evento criado por ela há alguns anos, que leva música para a orla da cidade durante o dia inteiro, para festejar em grande estilo neste domingo. Serão sete palcos espalhados pela orla de Ipanema ao Leblon com apresentações intercaladas durante toda a tarde. Sente só o line up poderoso:

Mãeana – palco borboleta 13h
Júlia Vargas – palco abacaxi – 13h30
Domina Live – palco tucano – 14h
Laura Lavieri – palco costela de adão – 14h30
Tássia Reis – palco arara – 15h
Ava Rocha – palco caju – 15h30
Banda Flor de Sal – palco arpoador 15h30
Forró do Kiko – palco arpoador – 17h30
Marcelo Jeneci – palco arpoador – 19h20
Minha Luz é de Led – palco arpoador – 20h30

E lá no arpoador, ponto de encontro da festa toda, vai rolar ainda desfile, feirinha com peças da FARM,Fábula e Foxton e muito mais…

Edificio da Central do Brasil

19) Rolé Carioca

O Rolé Carioca é uma série de passeios históricos pelo Rio, patrocinado pela Prefeitura do Rio de Janeiro/SMC, Estácio e Par Perfeito, com a realização do estúdio M’Baraká. O deste domingo, dia 25 de junho, começa as 9h da manhã, e vai desbravar a Central do Brasil e seu entorno. Como em todos os #RolésCariocas, o passeio é gratuito. Basta chegar no local de encontro, na hora marcada: às 9h, na área externa da entrada principal da estação de trem Central. “Propomos uma nova visão sobre esse lugar: retornar à época em que a Rua Larga fazia a conexão com o Cais do Valongo e onde, tempos depois, o Brasil deixou de ser Império para virar República. Um lugar eternizado em filme, onde as mazelas da ficção ainda se fazem presente. Por isso mesmo, a Central precisa renascer diante dos seus olhos”, diz o convite. 

Se liga no trajeto: Central do Brasil – Palácio de Duque de Caxias – Palácio do Itamaraty – Centro Cultural da Light – Colégio Pedro II – Igreja Matriz de Santa Rita – Banco Central do Brasil (prédio histórico) – Igreja Nossa Senhora da Candelária – Centro Cultural Banco do Brasil

20) Duo

A Duo é uma das festas mais amadas – e animadas – do Rio há mais de uma década. Depois de fazer história no 00, eles migraram para o Palaphita Prive, e seguem fazendo as noites de domingo ainda mais especiais. Nesta semana, dia 25 de junho, o line up conta com Lela Gomes, Pedro Myguel e Raphael Assad.

Domingo, 25 de junho, a partir das 18h, Palaphita Gávea, Av. Bartolomeu Mitre, 1.314