Agenda Cultural: Vanessa da Mata faz show com Frejat, Lorena Simpson invade a The Week e Blake Lively chega às telonas


Confira as exposições, shows, peças, baladas e filmes que agitam a vida carioca neste fim de semana, selecionadas a dedo por HT

O fim de semana no Rio de Janeiro é agitado e repleto de opções de lazer. HT selecionou abaixo os melhores filmes, exposições, peças, baladas e shows que valem a pena conferir. Entre os destaques, Vanessa da Mata sobe ao palco da Fundição Progresso em noite que ainda tem apresentação de Frejat; Lorena Simpson comemora 300 edições de “Wallpaper” na The Week; Blake Lively estrela o dramalhão “A Incrível História de Adaline”; o MAM abre as portas de sua coleção internacional; e a CAIXA Cultural recebe o musical romântico de pegada rock “Horses Hotel”.

Confira abaixo a agenda cultural completa:

Cinema:

“A Incrível História de Adaline”: Pode ser difícil de acreditar, mas Blake Lively sabe atuar bem de acordo com o papel. Nesse drama, ela vive uma mulher que nunca envelhece e é obrigada a ver o marido e as filhas morrerem enquanto continua linda com o passar dos anos. Dirigido por Lee Toland Krieger e com Michiel Huisman e Harrison Ford no elenco, o filme é daqueles que te deixam refletindo horas, após a sessão ter acabado, sobre a vida, o amor, o valor da juventude na sociedade contemporânea e todos esses temas que fazem um dramalhão ser sucesso.

“O Vendedor de Passados”: Dirigido por Lula Buarque de Hollanda, o drama estrelado por Alinne Moraes e Lázaro Ramos, dois grandes nomes da dramaturgia nacional, traz pitadas de thriller psicológico e policial, em uma daquelas histórias que dão um nó na cabeça até o final do filme que você pensa “ah sim!!!”. Por sinal, Alinne, que ultimamente é presença rara na TV, tem compensado muito bem sua carreira com bons filmes.


“Miss Julie”: Se você precisa de algum motivo além de Jessica Chastain e Colin Farrell vivendo um romance proibido em 1980, sob a direção de Liv Ullmann, nós te damos: o roteiro é baseado na peça de mesmo nome, o que faz as atuações do elenco se potencializarem ainda mais. Jessica, como uma dama da alta nobreza meio psicótica seduzindo o vallet do pai, também é um primo para as telas.

“Poltergeist – O Fenômeno”: Beleza, todo mundo sabe que um remake nunca é tão bom quanto o original, com raríssimas exceções. Mas um clássico do terror é sempre um clássico, e quando ele tem a chance de ser readaptado com efeitos especiais mais convincentes, fica difícil não assistir. Dessa vez, o hit escrito por Steven Spielberg ganha nova leitura nas mãos do diretor Gil Kenan, o mesmo da animação “A Casa Fantasma”, e com produção de Sam Raimi.

Shows: 

Maria Rita: O Citibank Hall recebe hoje uma das maiores vozes contemporâneas do samba, Maria Rita, que agora lança uma versão especial de seu oitavo álbum de estúdio, “Coração a batucar”, relançado com um DVD super especial. É imperdível sim ou sim? Compre seu ingresso aqui.

Vanessa da Mata se apresenta hoje na Fundição Progresso, em noite que ainda tem Frejat no palco (Foto: Divulgação)

Vanessa da Mata se apresenta hoje na Fundição Progresso, em noite que ainda tem Frejat no palco (Foto: Divulgação)

Frejat e Vanessa da Mata: Rock e MPB se misturam no palco da Fundição Progresso hoje, em uma metáfora perfeita para a mistura de estilos e ritmos que é a própria Lapa. Frejat apresenta o repertório baseado no disco “O amor é quente” e Vanessa “Segue o som” no palco, naquele suingue maravilhoso que todo mundo conhece bem. Dobradinha poderosa para os amantes da boa música. Em tempo: leia aqui a nossa entrevista exclusiva com Vanessa da Mata, onde ela fala sobre espiritualidade, fama, música e muito muito muito mais.

Nelson Sargento e Sururu na Roda: Amantes do samba têm compromisso marcado na agenda neste domingo, quando o projeto Sururu na Roda invade a Casa do Minho, em Laranjeiras. O evento ainda mistura gastronomia e artesanato, em um grande mix cultural que é a cara do carioca.

Daniel Boaventura: Em apresentação única, o ator que é figurinha fácil em musicais se apresenta hoje no Vivo Rio, lançando o DVD “Your Song” com repertório completamente repaginado. Na setlist, espere vários momentos clássicos ao piano e referências ao jazz, com músicas como “The Lady Is a Tramp” e “Love me Tender”, além de releituras inusitadas como a de “Moves Like Jagger”.

Teatro:

“Selfie”: Mateus Solano e Miguel Thiré voltam com a peça dirigida por Marcos Caruso, problematizando o mal do século (ou seria a praticidade?). Em cartaz no Teatro Leblon, a montagem ainda abre espaço para que ambos os atores exercitem seus talentos, com uma variedade de papeis diferentes entre si. Leia aqui a nossa cobertura dessa reestreia.

“Meu Saba”: O monólogo estrelado Clarissa Kahane está em cartaz no Sérgio Porto, no Humaitá, e é baseada no livro “Em nome da dor e da esperança”. Sob a direção de Daniel Herz, o texto se passa nos trinta segundos em que Noa leva para chegar ao palanque e fazer um discurso em homenagem ao avô. A partir daí é uma mistura de angústias, nostalgias e emoções que impactam o público. Aqui, nós batemos um papo com Clarissa, no qual ela comenta a produção, fala sobre o papel social de uma atriz e mais.

“2×2 = 5 – O homem do subsolo”: Cacá Carvalho dá vida ao texto de Dostoiévski, vivendo um personagem que, por escolha própria, se isolou do resto da sociedade. Dirigido por Roberto Bacci, o texto levanta questões importantes em uma era onde todos estão conectados e ilusoriamente acompanhados 24/7. Em cartaz no Espaço SESC.

“Horses Hotel”: Ana Kutner estrela o musical romântico de punk-rock, em cartaz na CAIXA Cultural até 7 de junho. Sob a direção de Clara Kutner e Alex Cassal, a história se passa entre o final dos anos 1970 e início dos 1980, seguindo um triângulo amoroso ao som de Cássia Eller, The Doors, The Who, Lou Reed, além de referências a gente como Andy Warhol e Wally Salomão. Veja mais informações aqui.

O musical "Hotel Horses" se passa no final dos anos 1970 e início dos 1980, com repertório cheio de nomes como Cássia Ellers, The Who, Sex Pistols e mais (Foto: Divulgação)

O musical “Hotel Horses” se passa no final dos anos 1970 e início dos 1980, com repertório cheio de nomes como Cássia Ellers, The Who, Sex Pistols e mais (Foto: Divulgação)

“Por Dentro da Música”: No Teatro Tom Jobim, no Jardim Botânico, o musical conta a história por trás de grandes clássicos da música popular e suas composições, com curiosidades sobre Dorival Caymmi, Chico Buarque,Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Miles Davis, Dolores Duran, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Rita Lee, Cazuza, João Nogueira e muitos outros.  Saiba mais informações aqui.

Exposições:

"The Last Sitting": a última vez em que Marilyn Monroe foi fotografada, pelas lentes de Bert Stern (Foto: Reprodução)

“The Last Sitting”: a última vez em que Marilyn Monroe foi fotografada, pelas lentes de Bert Stern (Foto: Reprodução)

“Relendo Marilyn”: Com entrada franca na Livraria Leonardo Da Vinci, a exposição traz a atriz Isabelle Alexandre e o fotógrafo Stéferson Faria reconstruindo o último ensaio fotográfico estrelado por Marilyn Monroe, capturado pelas saudosas lentes de Bert Stern. As imagens originais fazem parte do imaginário cultural: Marilyn envolta em tecidos, completamente nua, com aquela cara de quem nasceu para flertar e colecionar amantes. Até Lindsay Lohan já refez o ensaio em seus tempos áureos.

“Poucas e boas…! Obras da coleção internacional do MAM Rio”: Andy Warhol, Rodin, Keith Haring e Miró são apenas alguns dos nomes que aparecem entre as 70 obras que mostram o ‘esqueleto’ de um dos museus mais importantes da cidade. Uma breve, porém eficiente, pincelada sobre as pessoas que ajudaram a fomentar o movimento artístico no século XX. Saiba mais aqui.

“Pulsa”: Bruno Big mostra uma série de de trabalhos inspirados no coração, nos mais diferentes suportes e estilos. Em cartaz na Galeria Homegrown, em Ipanema.

Baladas:

“Wallpaper”: A festa de pop mais tradicional e agitada do Rio comemora suas 300 edições com show de uma popstar em ascensão: Lorena Simpson invade o palco da The Week para assoprar as velinhas da balada. De quebra, ainda rola drag night com performance de Ravena Creole e as amigas do coletivo Drag-Se e set com Edu Castelo, da V de Viadão.  Mais informações, aqui.

Lorena Simpson comemora as 300 edições de "Wallpaper" hoje, na The Week Rio (Foto: Divulgação)

Lorena Simpson comemora as 300 edições de “Wallpaper” hoje, na The Week Rio (Foto: Divulgação)

“SOMMetime Always“: Um dos aspectos mais legais da noite carioca é a nova onda de festas que têm invadido as ruas com diversão 0800 para os envolvidos. Neste sábado, o cartão postal a receber a bicicletinha do som é o Mirante do Pasmado, perto do Shopping Rio Sul. Sem restrição de gênero, a única dica é: chegue cedo, porque o evento vai de 14h às 22h. Saiba mais aqui.

“Finalmente Erotica”: Escrachada, underground, meio trash e completamente original, a festa Finalmente traz a sua versão Erotica cheia de atrações além dos DJs, com vários shows e uma intervenção que é preciso ver para crer. O local para a farra do sabadão à noite não poderia ser mais apropriado: Cabaré Kalesa.

“Let It Be”: Adeptos do funk e do hip encontram seu lar hoje, no 00, com a festa “Let It Be” e os DJs MAGO, B. Flapo, FLY e Raphael Fernandes. Vai ter até momento especial do twerk, para os que conseguem ir além do quadradinho de oito. Saiba como chegar lá aqui.