Verde que te quero verde: arquitetos idealizam a Casa das Árvores em parceria com a Dell Anno, na Casa Cor São Paulo, com sustentabilidade


Gilberto Cioni e Olegário de Sá, arquitetos consagrados e queridinhos da nata paulistana, desenvolveram um espaço em dobradinha com a Dell Anno. Eles provaram por a + b que conciliar glamour com materiais sustentáveis e ecologicamente corretos é fundamental nos dias atuais

Moda e decoração em um único espaço: a sua casa. O lema da Dell Anno, que norteia seus trabalhos de impressão de estilo em ambientes, cai como uma luva para o mote da Casa Cor São Paulo 2015, que está sendo realizada no Jockey Club de São Paulo. Assim como a moda e decoração são parte integrantes do nosso cotidiano (como você pode ler aqui) e a cada dia se transmutam, os anseios por também conversar com a sustentabilidade são grandes. E é exatamente isso que a gente pode conferir nesta edição da mostra de arquitetura. Em parceria com o duo de arquitetos consagrados Gilberto Cioni e Olegário de Sá, que atende a nata paulistana, a Dell Anno Atelier colaborou na elaboração da Casa das Árvores, um dos espaços mais charmosos da Casa Cor, atemporal, que poderia estar na praia ou na montanha, com atmosfera rústica, empregando 100% de materiais sustentáveis, ecologicamente corretos. A genialidade de Gilberto e Olegário só sacramentou o sucesso da parceria de mais de duas décadas, que rendeu escritório em Downtown, Miami; o TOP 100 da revista Kaza, e os profissionais do ano da DECORAR. Não é pouca coisa, babies.

A casa já dá o recado logo na parte externa: verde é palavra de ordem. A inspiração da dupla veio a partir do respeito e da harmonia com a natureza e o projeto buscou uma total integração com área externa, criando uma varanda que envolve árvores já existentes na construção, revestida com arenito de grandes dimensões especialmente cortado e trazido de Minas Gerais para o espaço na capital paulistana. Lá dentro, uma das paredes é coberta com madeirado Mediterrâneo da Dell Anno, que também reveste o forro, criando uma atmosfera sofisticada e aderindo ao hype do momento: a aplicação de materiais sustentáveis e ecologicamente corretos com muita elegância, sempre. Outra parede, desta vez para conferir leveza ao ambiente, é toda revestida em espelho Fog Cinex. Ela foi intercalada com prateleiras em lacca acetinada Noir com sistema Fly, um marco da Dell Anno. Ao lado, a lareira é revestida com pedras Pagliotto, fazendo uma referência ao estilo colonial americano.

Na parte de dentro, um balcão foi feito exclusivamente pela Dell Anno. O móvel contém lacca acetinada Noir, portas modelo Vintage da Cinex, perfil em alumínio Carbone (atenção para esse nome quando o assunto for acabamento!) e centro em vidro Acidato Carbone. Há também uma releitura de portas almofadadas clássicas com materiais modernos (aqui o alumínio e o vidro) em tons de cinza, imprimindo um ar ainda mais contemporâneo para a proposta. Um luxo a ideia dos arquitetos de colocarem acima do balcão uma obra assinada por Vik Muniz. O mais internacional dos artistas brasileiros nos brindou ano passado com as séries Album e Postcards from Nowhere, aclamadas em suas passagens por Nova York e Paris. As obras inéditas compõem a exposição Album, na qual artista trabalha com fragmentos de fotos e de cartões postais para trazer à tona e subverter os mecanismos pelos quais as imagens são percebidas, quando decompostas nas suas várias camadas de compreensão: o detalhe, a totalidade e o imaginário de quem a vê.

Em toda a Casa das Árvores, os arquitetos privilegiaram a iluminação natural, tirando proveito dos grandes panos de vidros para que a luminosidade externa atue como ator principal. Para completar, foram utilizadas lâmpadas de LED. Além disso, porcelanato cerâmico reproduzindo madeira e vidros térmicos da Guardian garantem sustentabilidade a construção, traduzindo a tendência mundial na arquitetura. A decoração da Casa das Árvores traz ainda banco Titikaka, da Casual, com ripas curvadas à mão, grandes chaises estofadas sobre banco de madeira e mesas de centro da Teka.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O espaço está aberto ao público até o dia 12 de julho, na Casa Cor São Paulo (Av. Lineu de Paula Machado, 875 – Cidade Jardim), mas desde já está repercutindo nos quatro cantos do país. Perfeito para estar inserido na praia ou na fazenda. A Casa das Árvores é só um exemplo – genial! – do que Gilberto Cioni e Olegário de Sá + Dell Anno podem proporcionar. Também quer inserir mais estilo ao seu cantinho? A marca está presente em cerca de 200 pontos do país e do mundo. É só achar a mais perto aqui.

Serviço

Casa Cor São Paulo

Período: 26 de Maio a 12 de Julho de 2015

Local: Jockey Club de São Paulo (Av. Lineu de Paula Machado, 875 – Cidade Jardim)

Horário de Funcionamento: Terça a Sábado das 12h às 21:30h / Domingo e Feriado das 12h às 20h