Tereza Xavier inova mais uma vez e lança a coleção “Muguets, Talismãs de Nióbio e Cromoterapia”, utilizando um dos metais preciosos mais importantes do país


Capaz de resistir à corrosão e a altas temperaturas, o nióbio tem mais de 98% de sua reserva mundial concentrada no Brasil e, além de ser utilizado em indústrias, incluindo a aeroespacial, carrega também propriedades elétricas que, pelas mãos da designer de joias, se transformam na mais bela forma de cromoterapia

Depois de reinterpretar materiais franceses de navegação e transformá-los em joias únicas e repletas de estilo, Tereza Xavier não para e já lança a nova coleção. Batizada “Muguets, Talismãs de Nióbio e Cromoterapia”, a designer, que recentemente nos contou sua experiência durante o 1º Jogos Mundias dos Povos Indígenas, une novamente suas três principais chancelas para desenvolver produtos singulares: alquimia, Geometria Sagrada e o uso inusitado da matéria-prima essencialmente brasileira.

A peça é a estrela da coleção “Muguets, Talismãs de Nióbio e Cromoterapia”, usada para celebrar os 21 anos da marca Tereza Xavier (foto: Reprodução)

Estrela da coleção “Muguets, Talismãs de Nióbio e Cromoterapia”, símbolo da celebração dos 21 anos da marca Tereza Xavier (Foto: Joaquim Nabuco)

O carro-chefe da coleção é o nióbio, um metal que tem sido apontado há anos por químicos e ambientalistas como uma das grandes reservas secretas do Brasil. O nome deriva da deusa grega Niobe, filha de Tântalo. O país concentra cerca de 98% de toda a reserva mundial do elemento metálico, detendo ainda mais de 90% da sua comercialização. E, claro, o interesse é grande: além de ser raro no restante do planeta, o metal precioso é também um supercondutor de energia, com grande resistência à corrosão e à altas temperaturas, o que tem lhe tornado como um dos trunfos das indústrias automobilística, mecânica, naval, aeroespacial, nuclear etc.

Nióbio: metal precioso é a grande aposta de Tereza Xavier para a nova coleção e tem mais de 98% de sua reserva mundial concentrada no Brasil (Foto: Reprodução)

Nióbio: metal precioso é a grande aposta de Tereza Xavier para a nova coleção e tem mais de 98% de sua reserva mundial concentrada no Brasil (Foto: Reprodução)

Claro que, nas mãos de Tereza Xavier, todas essas propriedades acabam sendo traduzidas em joias terapêuticas. A função de condutor do nióbio, por exemplo, gera discussões na Física Quântica e, através da anodização, processo no qual o material é mergulhado em um banho eletrolítico, a designer conseguiu transformar as cores do metal, criando tons vívidos e brilhantes. Mais ainda, Tereza utiliza seus conhecimentos em cromoterapia para mesclar o nióbio com diamantes e pedras preciosas, criando anéis, brincos, argolas, pingentes, colares e adereços para o cabelo na nova coleção.

“Iniciando a celebração dos 21 anos da minha marca, resolvi trazer para a joalheria esse elemento muito interessante: o nióbio, de número 41. O nióbio é um supercondutor muito abundante no Brasil. Mais e mais, ele tem sido usado não só na produção de motores a jato e foguetes, mas também em importantes ligas e super ligas. Ele permite que magnetos conduzam eletricidade quase sem nenhuma resistência promovendo assim a aceleração dos elétrons, uma questão muito discutida na Física Quântica. A estrutura molecular no nióbio pode ser manipulada através de um processo especial chamado adonização. Como consequência surgem cores iridecentes. Essas cores vivas e brilhantes não são tingidas. O nióbio é colorido através de correntes elétricas de diferentes intensidades. Conforme o nióbio reage às correntes, ele desenvolve camadas de óxido transparente que refratam belos padrões de luz”, revela a designer.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A positividade, outra característica intrínseca à marca de Tereza Xavier, que a acompanha desde o início com seus pingentes de smiles, dessa vez chega por meio dos muguets em formato de pequenos sinos, trazendo tanto os desejos de boa sorte e felicidade para 2016 quanto para o aniversário de 21 anos da grife. Depois de inovar no uso da palha indígena e celebrar a brasilidade com materiais cada vez mais surpreendentes, a designer mostra novamente a sua capacidade em sempre se renovar e, no processo, criar joias-desejo inigualáveis. E como ela diz: “Nós sempre agradecendo e nos rendemos à magia”.