Surpreendente e engajada, a grife Lavish, de Tricia Milaneze, aposta no inesperado como conceito criativo e faz ação nacional para o Outubro Rosa


Com o objetivo de alertar todas as mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama, a designer e empresária da grife criou a mobilização “Lavish para Outubro Rosa” depois do relato emocionado de uma cliente da marca. “Eu achei tão legal que quis dar a ela essa chance de ser a estrela da campanha da marca”

O mês de outubro, desde a década de 1990, se veste de rosa para alertar todas as mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama. Engajada e ciente da responsabilidade social, Tricia Milaneze trouxe para a sua grife, a Lavish, essa causa. Durante todo o mês, a designer de bijuterias de luxo irá sortear o brinco da coleção “Mermaid Purse”, que é símbolo da campanha “Lavish para Outubro Rosa”, no site e nas mídias sociais da grife, assim como suas revendedoras irão presentear clientes da marca com o acessório. Animada com a missão social, Tricia, que desenvolveu o brinco exclusivamente para a campanha, contou que a palavra de ordem é conscientização. “O objetivo é fazer uma campanha educacional nas redes sociais para incentivar o autoexame. Eu quero falar da doença para que as mulheres tenham essa consciência de prevenção. Afinal, em nossa fábrica, nós somos 30 mulheres fazendo joias para outras mulheres. Então, vale super a pena e é extremamente necessário falarmos sobre isso”, explicou.

Brinco símbolo da campanha "Lavish para Outubro Rosa" (Foto: Reprodução)

Brinco símbolo da campanha “Lavish para Outubro Rosa” (Foto: Reprodução)

Apesar de o “Outubro Rosa” ser uma campanha mundialmente conhecida, a designer disse que o estalo para inserir a Lavish na causa surgiu do depoimento de uma de suas clientes. Segundo Tricia Milaneze, foi após Claudia Coubel, que revende as peças da grife em Cuiabá e teve câncer de mama recentemente, ligar para ela dando um relato pessoal que a empresária decidiu mergulhar de vez na missão. “A ideia de fazer do outubro rosa uma campanha na nossa marca surgiu depois de um telefonema dela no qual a Claudia me dizia que a vida tinha mudado completamente com as minhas peças. A partir do momento que ela passou a usar as minhas bijuterias de luxo, a autoestima dela melhorou muito e as pessoas passaram a procurá-la para comprar os modelos da Lavish”, relembrou Tricia que não deixou passar a oportunidade. “Eu achei tão legal que quis dar a ela essa chance de ser a estrela da campanha da marca. Eu quis transformar esse depoimento em uma experiência em que eu pudesse colocá-la em evidência, como um símbolo de beleza e força”, contou emocionada.

Este slideshow necessita de JavaScript.

E o engajamento da “Lavish para Outubro Rosa” vai além da conscientização e valorização da mulher. Como Tricia Minaleze ressaltou, esta é uma campanha nacional que irá ajudar mais que as consumidoras de sua grife. “Durante o mês de outubro, nós doaremos parte da renda arrecadada com as vendas em nosso site para o Hospital de Câncer do Mato Grosso. Assim, a gente acredita que ampliamos a responsabilidade social da Lavish”, argumentou a empresária.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Mas não é só! O brinco rosa, que se tornou símbolo da campanha da Lavish nesse mês de conscientização, é apenas um dos modelos da nova coleção de Tricia Milaneze. Batizada de “Mermaid Purse”, as maravilhosas criações da designer têm o inesperado como conceito norteador. “Eu quis explorar esse termo usado pelos cientistas que trata do que é achado no interior dos animais marinhos. Então, é como se fosse a surpresa ao descobrir o que pode sair dessa ‘bolsa da sereia’”, explicou Tricia que incorporou um novo material a sua tradicional dobradinha de cristais e fios de cobre. “Desta vez, eu resolvi usar um elemento de metal quadrado e geométrico para compor as minhas peças. Eu acho que esse toque mais simétrico combinou super bem com os meus tradicionais cristais coloridos”, avaliou.

Veja também: União perfeita entre a sofisticação de luxo artesanal e a delicadeza do crochê, as peças da Lavish, de Tricia Milaneze, são garantia de status fashion

Este slideshow necessita de JavaScript.

E por falar no divertido colorido de sua criação, Tricia Milaneze dividiu a coleção “Mermaid Purse” em quatro grupos. Separados pelas cores dominantes, a designer contou que cada linha tem uma justificativa especial. “Na combinação do rosado com o prata, eu quis, além de aproveitar a questão da campanha ‘Lavish para Outubro Rosa’, abusar do tom que é uma tendência para a temporada. Eu acho que o rosa vem com tudo e é uma aposta certa para as produções. A outra combinação é a do amarelo com o prata. Nestas peças, eu quis mostrar o jogo de contraste e oposição entre o ouro e o prata. Com essas peças, o meu objetivo é falar da diversidade e da mistura do que é diferente. Já as outras linhas são as esverdeadas e azuladas. Além de serem cores que eu adoro, são tons que tem super a ver com o conceito criativo da coleção”, explicou.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Seja na causa social ou no seguimento do inesperado, o fato é que a nova coleção da Lavish by Tricia Milaneze está um sucesso. Entre brilhos, cores, muito estilo e atitude, a designer reforçou a pluralidade e a beleza da coleção. “A ‘Mermaid Purse’ está belíssima. É uma coleção que eu estou super feliz e animada em colocar no mercado. Desta vez, eu criei mais de 100 peças que variam entre colares, brincos, pulseiras e anéis. Então, tem modelos maiores, menores, mais exuberantes e outros mais discretos. Para todas se identificarem e surpreenderem com a coleção que tem por objetivo atender ao inesperado”, concluiu Tricia Milaneze sobre sua criação que, de fato, está esplendorosa.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Tricia Milaneze

Nome por traz das belíssimas criações da Lavish, a designer capixaba apostou na contramão das tradicionais negociações. Vivendo há anos nos Estados Unidos, Tricia primeiro conquistou o mercado mundial e depois trouxe as suas bijuterias de luxo para o Brasil. Hoje, os produtos que a designer está inserindo no mercado nacional, já são sucesso em países da América Latina, no Japão, no México e nos Estados Unidos. Advogada de formação, Tricia Milaneze contou que sempre foi apaixonada pela arte. Depois de começar uma nova vida na terra do Tio Sam, a empresária decidiu mudar também a carreira profissional. “Queria entrar para o mundo da moda, porque eu sempre gostei. Antes do Direito, eu cursei a faculdade de Artes, mas desisti quando engravidei. Enfim, sempre trabalhei com artesanato e comecei a vender as criações de algumas pessoas: eu comercializava jeans, roupas de bebê e com muitas pesquisas conheci o crochê como bijuteria, aprendi técnicas e fui testando”, lembrou.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Desde seu DNA, a Lavish já carrega os títulos de riqueza e exuberância. Inclusive, é isso o que significa o nome da grife de Tricia Milaneze. Com a intenção de expressar o que há de mais pomposo no mercado dos acessórios de luxo, Lavish foi uma sugestão das amigas da empresária. “Eu estava começando a grife e queria um nome que significasse luxo e exuberância, mas não algo como ‘chique’. Então, umas amigas falaram que existe essa palavra em inglês que é pouco usada. Lavish significa abundância mesmo. Se você pegar foto do que é ‘lavish’ no Google, por exemplo, vai ver fotos de barras de ouro e muita ostentação. E era isso o que eu queria dizer, mas não sabia como”, explicou.

Este slideshow necessita de JavaScript.

E a vida da designer é uma intensa aula de geografia. Se desdobrando entre as funções de mãe, criativa e empresária, Tricia brincou que metade de sua vida ocorre a bordo de um avião. “Eu tomo conta da empresa de perto e venho para o Brasil todo mês. Acho que fiz o caminho oposto e isso foi muito legal. Eu venho com a consolidação de tantos anos de trabalho fora, que foi bem feito e as pessoas me reconhecem, sabem que sou séria. Inclusive, eu acho que isso também foi muito importante para a consolidação da marca no Brasil. O produto é importantíssimo, claro”, avaliou a designer que atribui o sucesso à equipe talentosa. “Eu desenho e crio a coleção, mas sempre tive um time de designers ao meu lado. São estilistas que me ajudam no controle de produção e supervisão. Então, eu explico o que eu quero, elas dão o toque e eu aprovo. É, realmente, um trabalho em equipe”, contou Tricia Milaneze que ainda acompanha de perto a administração da Lavish.