SICC dá o start no comércio da coleção primavera-verão de calçados com crescimento de 10% no número de expositores e mais de 18.000 visitantes em Gramado


Com mais uma edição de altas expectativas, a feira se consolida no mercado varejista e ainda recebe duas marcas nacionais potentes como a Arezzo&Co e a Farm. Além disso, o evento oferece um espaço chamado ConecTech no qual os empresários poderão conferir palestras interessantes sobre o tema e conhecer novas tecnologias que prometem impulsionar a venda. Além disso, cerca de 500 comerciantes estrangeiros viajarão para o Rio Grande do Sul para comprar sapatos made in Brasil

O Salão Internacional do Couro e do Calçado, SICC, surpreende mais a cada ano e nós, do site HT, não temos nenhuma dúvida de que vem mais um sucesso por aí. O evento é o maior organizado pela Merkator Feiras e Eventos sendo o catalizador do comércio de sapatos em todo o país. A 27ª edição da feira, a ser realizada a partir de domingo, em Gramado (RS), cresceu mais de 10%, em termos de comercialização de espaço, subindo para 400 expositores, desde o ano passado. Este número corresponde a mais de 1.600 marcas que receberão mais de 18.000 visitantes. Entre estas grifes, estarão a Arezzo&Co e a Farm, que são duas empresas potentes no mercado nacional. “A primeira está trazendo todo o seu grupo – Schutz, Ana Capri, Fiever Owme e Arezzo – e ainda vai lançar, oficialmente, a sua nova linha de calçados confortáveis. Além disso, a Farm é muito inovadora e está ligada no ramo dos sapatos agora. Ela também vai divulgar uma coleção exclusiva durante o evento. Isto só fez agregar ainda mais para a SICC. Com certeza, temos as melhores companhias conosco, desde grifes até butiques, o que nos deixa muito felizes, mas também aumenta a nossa responsabilidade”, afirmou Roberta Pletsch, diretora de relacionamento com mercado da Merkator Feiras e Eventos. A feira será realizada entre os dias 21 e 23 de maio, no Serra Park, em Gramado.

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Roberta Plestch é também é diretora da Merkator e organizadora da feira (Foto: Divulgação)

As grandes marcas como Arrezo, Cavalera, Via Uno, Ana Hickmann, Luiza Barcelos, Farm, Orcade, Anzetutto, Vicenza e Jorge Bischoff estarão na Estação 3, que este ano ganhou um conceito diferenciado. “Dessa vez, ela terá uma temática específica na qual a ideia é sempre se inspirar em cidades que têm algum protagonismo na moda. Este ano, teremos um espaço londrino com direito a uma banda tocando Beatles ao vivo e corredores que relembram as ruas e pontos turísticos. A da próxima edição ainda será votada pelos lojistas que estão entre Paris, Nova York e Milão”, explicou Roberta. Esta mudança se deu devido a uma reforma dos espaços no qual o evento é realizado, mas não foi apenas o visual da Estação 3 que mudou. O local aumentou 1.200 m² em relação ao ano passado, o que proporcionou a expansão do stand de alguns expositores e também a chegada de outros 30.

Além da preocupação com o conforto, a SICC também trouxe informação de qualidade para os empresários e lojistas visando instruir, esclarecer e comunicar tudo o que pode ser feito para agregar mais valor aos produtos. “A Merkator Feiras e Eventos tem o compromisso com a inovação todos os anos, buscando levar novidades para os lojistas e expositores. Este ano, teremos na feira o ConecTech, que será um espaço totalmente voltado para o varejo com vários representantes do mercado falando sobre inovação e tecnologia. Neste espaço, teremos muitas palestras que abordarão desde o conforto do calçado até um componente para tornar o material mais ecológico”, comentou. O projeto foi feito em parceria com o Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos, IBTeC, e a SetaDigital. Os debates diários que acontecerão tem o intuito de aumentar melhorar a qualidade dos calçados. Para completar, ainda terá a presença da M Store, uma loja inteligente que mostra o modelo de negócio da marca Sapati. “Vamos mostrar esta butique do futuro, da M Store, que já existe um laboratório em Cascavel, no Paraná, com diversas infraestruturas que o empresário pode ter para aumentar o potencial de venda como um software que controla os produtos do estoque”, informou.

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Neste ano, também houve um crescimento de 10% do número de compradores vindos de outros países. Cerca de 500 de vários locais do mundo, como Equador, Peru e os países árabes irão conferir o evento em Gramado na semana que vem. “Vejo que a cada ano eles estão mais interessados na gente. Dizem que é uma ótima época para receber os produtos a tempo, fora que o dólar em alta barateira o custo dos produtos. Além disso, chamamos atenção no mercado pela qualidade do material e o design brasileiro, que conseguem ser arrojados e confortáveis”, comemorou Roberta.

A SICC é o maior evento da Merkator Feiras e Eventos voltada para o setor calçadista. O interesse dos lojistas é grande nos produtos que serão expostos já que 70% dos fabricantes têm a coleção voltada para a estação primavera-verão. “O nosso sucesso se deve ao fato de sermos a primeira feira do setor e estarmos lançando a coleção de primavera-verão. Então, o empresário que não vinha antes percebeu que estava ficando para trás. Acredito que seja por esta percepção que novos expositores estão chegando à feira. Tem várias empresas que estão apostando de fato na SICC como o start desta estação. Além disso, acho que unir o turismo de lazer com negócio é um dos motivos que nos faz tão potente. O lojista vem para a nossa feira para abastecer a sua produção, mas também pelo charme da Serra Gaúcha. É um detalhe a mais”, comentou. Existe, até mesmo, uma lista de espera para participar da feira com mais de 300 lojistas.