Santa Catarina Moda e Cultura: se você curte moda tem de conferir aqui a verdadeira chancela da Resort Culture Club no Brasil


Profissionais das 21 empresas associadas desenvolvem uma capsule collection com 10 itens em parceria com alunos de moda e design de universidades da região

Como falei aqui, em uma matéria anterior, fui conferir in loco o resultado final do projeto Santa Catarina Moda e Cultura, uma plataforma colaborativa de inovação entre os maiores players da indústria têxtil do Brasil e escolas de Design de Moda. Tenho muiiito a mostrar a você. Vinte e um times criativos foram desafiados a identificar personagens-ícones de SC em sintonia com o posicionamento de marcas e com a história da cultura Resort, como vida ao ar livre, gastronomia, esportes e night life tão fortes por lá. O resultado são capsule collections apresentadas em instalações com direção criativa e de conteúdo de Jackson Araujo e Luca Predabon. Santa Catarina tem moda, tem talento, tem o fazer diferente! Vi com os meus olhos a verdadeira simbiose entre indústria apoiando estudantes + moda real e bem feita. Neste post, eu quero mostrar, inicialmente, cada um dos participantes e suas coleções. As fotos são absurdas de lindas e assinadas por Douglas Sielski/ Wide Studio. Palmas para ele também.

Altenburg + Udesc [Personagem Sebastian Ribeiro] (Crédito Douglas Sielski - Wide Studio)Altenburg + Udesc

Personagem: Sabastian Ribeiro, kitesurfista

Nome da coleção: Freestyle

A inspiração para a linha de roupões esportivos masculinos vem do ar e do mar, do aconchego e do conforto, elementos que permeiam o universo do jovem Sebastian Ribeiro. Partindo das cores e formas do kitesurf, a coleção “Freestyle” propõe recortes geométricos em atoalhados felpudos com zíperes coloridos, pespontos contrastantes e acabamento de alfaiataria – viés de cetim e percal 200 fios 100% algodão.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Audaces + Udesc [Personagens Diogo Guerreiro e Flávio Jardim] (Crédito Douglas Sielski - Wide Studio)

Audaces + Udesc

Personagens: Diogo Guerreiro e Flávio Jardim, velejadores

Nome da coleção: Navegar é preciso

Da inspiração do universo dos velejadores catarinenses Diogo Guerreiro e Flávio Jardim nasce a coleção “Navegar É Preciso”, somando a liberdade da criação com a segurança e produtividade das diferentes tecnologias Audaces, que viabilizam a concepção de roupas conceituais de forma industrial. O resultado é a geometrização das ondas do mar em peças que unem sportswear e alfaiataria, trazendo na mescla de cores (cinza, azul, verde e amarelo) e na mistura de materiais (cetim de algodão e neoprene), as características contrastantes, porém complementares, que um exímio velejador deve ter.

 

 

Brix Jeans + Univali [ Personagem Raphael Langowiski] (Crédito Douglas Sielski - Wide Studio)

Brix Jeans + Univali

Personagem: Raphael Langowiski, artista plástico

Nome da coleção: Glitchart Marcada por interferências artísticas aplicadas por meio de lavagens aquareladas, beneficiamento engessado e texturas resinadas, a coleção “GlitchArt” remete às pinceladas do artista plástico Raphael Langowiski, se apropria da linguagem contemporânea do pixel e adota materiais confortáveis, como o Ring (moletom despojando com aparência de jeans) e o Izzi empapelado. O resultado é jeanswear com tratamento de alfaiataria para shapes estruturados e oversized. A paleta de cores vem em tons sóbrios com foco no azul, característico do denim, arrematado por cinza, ocre e rosa.

 

 

Círculo + Univali [Personagem Vicky Schauffert] (Crédito Douglas Sielski - Wide Studio)Círculo SA e Univali

Personagem: Vicky Schauffert, blogueira

Nome da coleção: Knit Garden

O ponto de partida é o lifestyle da blogueira Vicky Schauffert, uma catarinense que carrega o DNA da geração resort: beleza, geração saúde, sensualidade, despojamento e elegância. A coleção traduz o espírito boho em um mix de diferentes pontos de tricô e crochê feito à mão por artesãs, florescendo um jardim cheio de feminilidade e sensualidade. Tons delicados quase monocromáticos iluminados por pontos de luz de cores tônicas compõem os looks. O patchwork de tramas e fios diferentes arquitetam um rico design de superfície que ganha intervenção técnicas de sublimação aplicadas nas peças depois de prontas. Este trabalho reforça o compromisso que a Círculo mantém há 75 anos no mercado de reinventar e renovar o tricô e o crochê.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dalila + Senai [Personagem Emmy Betiol] (Crédito Douglas Sielski - Wide Studio)Dalila + Senai Blumenau

Personagem: Emilly Betiol, DJ e designer

Nome da coleção: D-Club

Inspirados pela DJ Emmy Betiol e seu estilo hipnótico como exemplo do nightlife efervescente catarinense, a coleção “D-Club” faz um mergulho no universo dos clubs noturnos e das batidas eletrônicas para propor uma coleção de roupas em malharia, onde o contraponto de shapes andróginos com recortes esportivos e transparências valorizam a sensualidade e o movimento. Na construção das peças prevalece a mistura de materiais (neoprene, devorê, metalizado) em modelagens de alfaiataria, inserindo a malha no universo sporty-chic. A cartela de cores sóbria traz pretos e cinzas, com toques luminosos de branco e prata.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Daniela Tomboni + Senai [Personagem Karol Meyer] (Crédito Douglas Sielski - Wide Studio)

Daniela Tombini + Senai Criciúma

Personagem: Karol Meyer, mergulhadora

Nome da coleção: Dive into youy dreams

Inspirada em Karol Meyer, ícone brasileiro de mergulho livre, e na riqueza de seu universo subaquático, a coleção loungewear “Dive Into Your Dreams” realça a união entre mar, aventura e esporte numa linha sexy de outfits com shapes fluídos em tecidos sofisticados e luminosos (cetim de seda, tule de seda, organza metalizada, micropaetês). Recortes e materiais se combinam e se alternam, ressaltando os diversos toques e texturas encontrados no mergulho em profundidade. Cores e estampas mimetizam a variada gama de espécies de fauna e flora marinhas com um leve toque de tigresa, transparecendo a personalidade descontraída exuberante da personagem.

 

Digra + Assevim [Personagem Maurício Grando] (Crédito Douglas Sielski - Wide Studio)Digra + Assevim

Personagem: Maurício Grando, criador da Villagio Grando

Nome da coleção: Charmat

A inspiração vem do desejo de ampliar a visão sobre as belezas naturais e o potencial gastronômico e turístico de Santa Catarina, tomando como ponto de partida a winery boutique Villagio Grando, de Maurício Grando, reconhecida internacionalmente por seus vinhos finos de altitude e espumantes premiados. Alinhado a estes preceitos de alta qualidade e toques artesanais, a coleção de embalagens “Charmat” propõe um conceito de colecionismo e formas inovadoras para proteger e transportar vinhos, seja na criação de estampas exclusivas sobre tecidos nobres ou na criativa mistura de materiais como o acrílico associado ao couro e madeira.

 

 

 

 

 

 

 

 

Dudalina + Uniasselvi [Personagem Lorena Kreuger] (Crédito Douglas Sielski - Wide Studio)Dudalina + Uniasselvi Indaial

Personagem: Lorena Krueger, diretora da Estaleiros Kalmar

Nome da coleção: Tempo em movimento

Pela sua heritage e sintonia com os valores da Dudalina, em que o conhecimento e a paixão pelo negócio é passado de pai para filho, materializando um produto desejado e de reputação internacional, a jovem Lorena Kreuger, Diretora e proprietária da Estaleiros Kalmar, inspirou uma coleção feminina imponente como as formas de um veleiro, ao mesmo tempo móvel e fluida como o vento. Realizada em tecidos leves com transparências, sobreposições de materiais e recortes geométricos em moldes anatômicos, a coleção traz materiais puros e naturalmente nobres como a seda, o algodão, a madrepérola e a madeira.

 

 

 

 

 

 

 

Fakini + Univali [Personagem Teco Padaratz] (Crédito Douglas Sielski - Wide Studio)Fakini + Univali

Personagem: Teco Padaratz, surfista

Nome da coleção: Origens

Traço fundamental na consolidação da identidade resort, o lifestyle esportivo e ao mesmo tempo familiar de Teco Padaratz, um dos maiores ídolos do surf brasileiro, se alinha naturalmente ao conceito das antigas representações rupestres da região litorânea catarinense, com seus símbolos abstratos e geométricos. Com base nisso, a coleção “Origens”, traduz a arte e comunicação dos elementos rupestres numa alusão ao estilo Padaratz de ser surfista e músico. Peças intercambiáveis compõem um guarda-roupa esportivo, tecnológico e prático, pensado para vestir toda a família Padaratz em seus momentos de lazer à beira-mar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Hering + Senai [Personagem Alysson Muller] (Crédito Douglas Sielski - Wide Studio)Hering + Senai Blumenau

Personagem: Allyson Muller, chef de cozinha

Nome da coleção: Art of Museum

Da sinergia entre a gastronomia calorosa e colorida dos pratos do Rosso Restrô do chef Alysson Muller e do storytelling criativo e cooperativo da Cia. Hering, tão bem materializado na iniciativa cultural do Museu Hering, a coleção “Art Of Museum” propõe uma releitura esportiva da silhueta do dólmã – a tradicional vestimenta dos chefs – em materiais como malha e moletom, em shapes e estampas gráficas inspirados nos entrelaçamentos da arquitetura Enxaimel, que desenha a identidade visual do Museu Hering. Uma pitada extra de estampas hiperrealistas de ingredientes culinários mais efeitos de lavagem e tingimento garantem um toque personalizado às peças, que ganham degradês e respingos emborrachados, reforçando o conforto e a descontração da cultura resort.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

HI Etiquetas + Univali [Personagem Vitor Gomes] (Crédito Douglas Sielski - Wide Studio)

 HI Etiquetas + Univali

Personagem: Vitor Gomes, chef de cozinha

Nome da coleção: Folk Carijó

A coleção “Folk Carijó” quer traduzir a multiculturalidade e os sabores dos pratos do chef Vitor Gomes em um “Menu Confiance” de estampas vibrantes combinadas em looks para apreciadores da cozinha gourmet. Aqui as tradicionais etiquetas se renovam, mostrando uma gama de possibilidade artísticas e tecnológicas apresentadas como uma linha de jacquards estampados. Os tons estimulantes de vermelho, mostarda, azul e verde são cuidadosamente harmonizados e pontuados com o preto e os fios de algodão cru. As modelagens renovam as vestimentas tradicionais dos chefs com informação de moda: calças retas viram saruel, os aventais viram kilts e o “bate-mão” ganha uma versão que remete a máxi-gravata.

 

Hoepcke Bordados + Udesc [Personagem Caio Cezar] (Crédito Douglas Sielski - Wide Studio)Hoepcke Bordados + Udesc

Personagem: Caio Cezar, fotógrafo

Nome da coleção: Island Portrait

“Island Portrait” é inspirada em retratos que ilustram os detalhes da arquitetura e cultura da Ilha de Santa Catarina aos olhos do fotógrafo Caio Cezar. A coleção renova a linguagem das rendas e bordados Hoepcke transportadas para o clima de Resort Culture, em uma linha lounge-beachwear que transborda glamour e feminilidade. São biquínis, maiôs, caftãs, saias e pantalonas elaboradas em tule e cetim, adornados com a renda guipure. As cores presentes na arquitetura da ilha, sob a visão do fotógrafo, trazem vivacidade à coleção, dando um ar de contemporaneidade à tradicional renda guipure.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Karsten + Assevim [Personagem Família Schurmann] (Crédito Douglas Sielski - Wide Studio)

Karsten + Assevim

Personagem: Família Schurmann, velejadores

Nome da coleção: Mar doce lar

“Mar, doce lar!” é inspirado na vida e atividades de grandes velejadores, heróis do mar, como a Família Schurmann, que buscanas águas a felicidade para suas vidas e no veleiro o aconchego da sua casa. Inovação dá o tom da linha de produtos utilitários criados a partir da ideia de praticidade e versatilidade, comodevem ser as peças transportadas em longas viagens em alto-mar. O grande destaque está no efeito RGB que cria um divertido e surpreendente jogo óptico na estamparia de uma linha cheia de personalidade, que traz, entre outros itens, a jaqueta que vira bolsa e a toalha que vira roupão.

 

 

Kyly + Senai [Personagem Guga Kuerten] (Crédito Douglas Sielski - Wide Studio)

Kyly + Senai Joinville

Personagem: Guga Kuerten

Nome da coleção: Entre a bola e o saibro

A ideia principal é uma tradução do universo do tênis profissional – cores, formas, texturas, sensações e materiais – e seus elementos icônicos, transportados para a moda infantil. É o estilo casual do tênis com um toque retrô, inovando-se nos materiais (tecidos rede, furadinho e atoalhado), nas estampas

(flocado e plastisol) e nos recortes aplicados na coleção composta de peças para despertar tanto nos pais como nos filhos, desejo e encantamento visual e de socialização, pensadas para a criança que curte estilo e sofisticação sem perder o prazer de brincar e ser feliz.

 

 

Lancaster + Susana Pabst [Retratos dos personagens-ícone do SCMC] (Crédito Douglas Sielski - Wide Studio)Lancaster + Susana Pabst

Personagem: Todos os personagens-ícones

Nome da coleção: Icons

Stören design é a metodologia de criação escolhida para superexpor as características dos personagens-ícones que traduzem em seus talentos e estilos de vida a energia resort de Santa Catarina. Fotografados pela artista Susana Pabst, seus retratos revelam a essência de cada um dos personagens, que ganham novos tons e interferências visuais criados pela quipe de designers da Lancaster. Uma série de levíssimos sarongues em seda em sintonia com a estética artsy que invade a praia da moda contemporânea.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Marisol + Senai [Personagem Michele Noboa] (Crédito Douglas Sielski - Wide Studio)

Marisol + Senai Jaraguá

Personagem-ícone: Michele Noboa, contorcionista

Nome da coleção: Acqua Soul

A coleção Acqua Soul é inspirada no lifestyle das pessoas que

fazem da sua vida o entretenimento, como a contorcionista Michele Noboa. São almas livres, que se movimentam profissionalmente e despertam com sua arte, a diversão. Tratam a vida com leveza adaptando-se a novos lugares, criando famílias itinerantes como acontece na mobilidade da vida aquática. O fundo do mar – com suas cores e a riqueza das texturas e estampas de corais, anêmonas e águas-vivas – desenha uma coleção para meninas que fazem da moda um fértil mundo de fantasias.

 

Modus. Org + Univali [Personagem Juliano Mendes] (Crédito Douglas Sielski - Wide Studio)Modus.Org + Univali Ilha

Personagem: Juliano Mendes, empresário

Nome da coleção: Original Resort Culture

Juliano Mendes é um jovem empreendedor visionário, com um estilo de vida low profile, forte ligação com a cultura, valores e produtos catarinenses, o que se reflete em seus negócios de sucesso na área de gastronomia e bebidas. Para representar esse lifestyle, surge a linha de produtos “Original Resort Culture”, pensada como um arquipélago de ilhas conectadas pelo que Santa Catarina tem de melhor: as ilhas da gastronomia, do sol, do mar, da vida ao ar livre, dos esportes náuticos e do nightlife efervescente. No design das peças criadas – t-shirts, cartazes, pulseiras, site para e-commerce, aplicativo mobile – há um resgate dos sambaquis e da arte rupestre litorânea, minimalista, icônica e de traços leves, com uma cartela de cores que valoriza o mar, a montanha, as dunas e a flora à beira-mar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Oceano + Senai [Personagem Gazu] (Crédito Douglas Sielski - Wide Studio)

Oceano + Senai Blumenau

Personagem: Gazu, vocalista do Dazaranha

Nome da coleção: Jam session

“Jam Session” é o nome da coleção que traduz a fluidez relax dos surfistas associada à cultura de shows pós-praia, inspirada na obra musical de Gazu – vocalista da banda Dazaranha, de Florianópolis. No processo criativo, versos de suas canções viraram o fio condutor da coleção, que usa tecidos leves e naturais, como sarja e algodão para t-shirts, bermudas e camisas, associados à tecnologia de performance do neoprene que surge em detalhes de bolsos, punhos, golas, capuz e mangas. Nas estampas, violões, guitarras e paletas trazem a música para as roupas. Na cartela, laranja, azul-claro e azul-royal mixadas às neutras, preto, cinza e branco. Atenção para os bordados de guitarras localizado estrategicamente nas peças e os efeitos de lavanderia que ressaltam o mood de uma coleção que transita da praia para a cidade.

 

 

Printbag + Udesc [Personagem Jonatha Junge] (Crédito Douglas Sielski - Wide Studio)

Printbag + Udesc

Personagem: Jonatha Jungle, cicloturista

Nome da coleção: Cicloviagem

O Cicloturismo – atividade que tem em Santa Catarina o primeiro circuito oficial do Brasil – e em Jonatha Junge, um de seus mais ativos promotores, serve de caminho criativo para a linha de embalagens que migram de simples formas de transportar produtos das lojas para casa, para assumir o status dos alforjes utilizados para levar comida, roupas e objetos nas pedaladas, podendo ser acoplados às bikes sob o conceito de upcycle. Imagine encontrar o mapa do circuito ou uma presilha de proteção para calças destacáveis dentro de uma caixa de sapatos; ou utilizar a tradicional sacola de papel como uma mochila para carregar pequenos objetos e sair pedalando depois da compra. Os novos alforjes em papel resistente ganham estampas de paisagens, aplicações de rebites e alças, aprimoramentos gráficos de hot stamp e verniz.

 

Tecnoblu + Udesc [Personagem Narbal Corrêa] (Crédito Douglas Sielski - Wide Studio)Tecnoblu + Udesc

Personagem: Narbal Correa, chef e mergulhador

Nome da coleção: Sea Cookery

Um mergulho no universo do chef Narbal Corrêa, suas histórias, referências estéticas e experiências que transitam entre o mundo marinho e a alta-gastronomia inspiram a linha SeaCookery, que prestigia tudo o que é local, fresco, orgânico, feito a mão e simples, transportando diretamente do fundo do mar para a mesa, todas as texturas rústicas, naturais, os enferrujados, o craquelado e o limo. As cores lavadas e em tons de ferrugem ganham destaque. Os materiais são naturais, representados por fibras e tramas de algodão, couros envelhecidos, fibras de papel e metais oxidados. “Meu destino estava traçado! Seria um caçador submarino que sabia cozinhar”, diz Narbal Corrêa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Von der Völke + Udesc [Personagem Duda Cunha] (Crédito Douglas Sielski - Wide Studio)Von der Völke + Udesc

Personagem: Duda Cunha, sócio da Green Valley

Nome da coleção: Transitions

A inspiração para a coleção vem de Duda Cunha, empresário e sócio do Green Valley, eleito o melhor clube do mundo pela revista norte-americana Forbes. A ideia de transfiguração sugere a modificação constante do ser e sua capacidade de transformação e adaptação. A cada fase, novas essências, novos aspectos e maneiras de sentir e novos anseios e desejos. Tudo focado num público-alvo que busca, além do sucesso profissional, aproveitar o tempo livre junto à natureza. Misturando tecidos tecnológicos com alfaiataria, surgem peças esportivas que se adaptam a diversas situações cotidianas, tanto do dia quanto da noite, prezando a qualidade e o conforto.