Referência no setor, Sultextil, de Caxias do Sul, justifica sua importância no mercado de malharia circular com uma história de sucesso de 30 anos


Mais que sinônimo de qualidade, a fábrica da Serra Gaúcha tem na história elementos que justificam sua representatividade no setor hoje em dia. De acordo com Paola Reginatto, diretora de desenvolvimento, a missão da Sultextil não é se destacar apenas pela grandiosidade de seus números. “Nós não queremos ser maiores, queremos ser os melhores”

Para os brasileiros e estrangeiros, nosso país é referência em diversos pontos. Alguns destacam a cultura, outros a gastronomia, mas o Brasil também se ressalta por outra questão de extrema relevância: o setor têxtil. Por aqui, somos referência e ocupamos o quinto lugar entre os maiores países deste setor. Na cadeia têxtil, o Brasil também está na quinta posição na produção de malharia. Neste nicho tão importante para a nossa economia, uma das principais empresas brasileiras é a Sultextil, localizada na Serra Gaúcha, em Caxias do Sul. No principal polo do setor, a fábrica é considerada exemplo na produção têxtil brasileira. Não só pelo tamanho, a Sultextil se destaca no mercado pela qualidade que atravessa décadas de história.

Para entender a importância e a posição de referência ocupada pela Sultextil na economia e na cadeia têxtil brasileira, o site HT conversou com a diretora de desenvolvimento da empresa, Paola Reginatto. Mais que sinônimo de qualidade, a fábrica de Caxias do Sul tem na história elementos que justificam sua representatividade no setor hoje em dia. De acordo com Paola, a missão da Sultextil não é se destacar apenas pela grandiosidade de seus números. “Nós não queremos ser maiores, queremos ser os melhores”, destacou. Assim, para além do maquinário de ponta que a empresa tem para o desenvolvimento de sua malharia, a Sultextil também se dedica a iniciativas extra-fábrica que dão um novo conceito aos negócios.

Paola Reginatto, diretora de desenvolvimento da Sultextil (Foto: Divulgação)

A história

Com mais de 30 anos de história, a Sultextil sempre esteve na Serra Gaúcha e teve a malharia como identidade produtiva. Fundada em 1986, a empresa se consolidou no mercado com um produto que estava começando a ganhar força naquela época. Nos anos 1980, a malharia passou a ser considerada elemento de moda, principalmente em um conceito mais esportivo, e, assim, a produção deste tecido em forma circular, que é a proposta da Sultextil, ganhou ainda mais destaque no setor de confecção. “Desde o começo, nossa empresa tem a proposta de oferecer um produto diferenciado, tanto na qualidade como no conceito de malharia circular. Então, como começamos a explorar um nicho que estava iniciando e com um serviço exemplar, a Sultextil cresceu muito rapidamente e se destacou no cenário nacional como uma das maiores empresas de malha por causa das escolhas que foram feitas”, explicou a diretora de desenvolvimento.

Primeira fábrica da Sultextil em Caxias do Sul (Foto: Divulgação)

Legitimamente brasileira, como apontou Paola Reginatto, a Sultextil possui capital 100% nacional. Desde a sua fundação, a empresa é formada por sócios que profissionalizam diferentes aspectos desta produção. Aliás, o processo de fabricação da malharia da Sultextil é super moderno, de acordo com a diretora. “Nós temos equipamentos de primeira linha e um imenso cuidado com as nossas matérias primas. Afinal, não basta a gente se dedicar apenas ao design presamos nos preocupar também com a qualidade de nosso conteúdo. Por isso, os fios e os corantes que usamos em nossa produção são os melhores para garantir um produto que seja bom e tenha uma qualidade diferenciada dos demais”, apontou.

A estrutura

Hoje em dia, a Sultextil é referência na produção de malharia circular. Da fábrica, são desenvolvidos tecidos de algodão penteado, linho, viscose, poliamida, acrílico e poliéster que buscam atender para além da qualidade do produto. Atenta às tendências e necessidades atuais, a Sultextil também possui um intenso trabalho de pesquisa de moda para garantir ainda mais valor aos seus tecidos e, assim, uma maior rentabilidade aos seus parceiros do setor de confecção. Para tudo isso, a empresa conta com um maquinário de ponta que atende a todas as necessidades da produção na própria fábrica. “Hoje, a Sultextil é verticalizada e, com isso, faz todas as etapas dentro da nossa fábrica. Então, temos toda a parte de malharia com os teares circulares, o processo de tinturaria e, por fim, o acabamento têxtil. Ou seja, garantimos as três principais etapas da produção para o fornecimento de tecidos de extrema qualidade”, contou Paola.

Atual fábrica da empresa possui cerca de 350 colaboradores (Foto: Divulgação)

E não é de hoje que a fábrica da Sultextil se destaca no setor brasileiro. O espaço, que atualmente tem 14 hectares, começou em proporções menores, mas sempre preocupado com os equipamentos que garantem a qualidade de seus produtos. Em 1998, a fábrica da Sultextil já tinha a mais inovadora máquina de tingimento da época que revolucionou a produção do setor, principalmente, por sua economia sustentável. Com a aquisição, a empresa foi a pioneira no Brasil na importação e implementação destes tipos de equipamentos.

Quase 20 anos depois, a busca por inovação e consciência sustentável ainda são importantes fatores dentro da fábrica da Sultetxtil. Como explicou Paola Reginatto, a tecnologia dos dias de hoje atende, principalmente, a preocupação da empresa com o meio ambiente. “Com as inovações, a gente consegue garantir um produto extremamente diferenciado, seja no toque, na composição ou nos acabamentos especiais. Então, a meu ver, a tecnologia é uma questão obrigatória dentro das indústrias que ganha ainda mais força com o passar dos anos. Hoje em dia, os melhores equipamentos também são sinônimos de cuidado com a natureza. Além da qualidade da produção, nosso maquinário também nos permite trabalhar de forma sustentável, com o menor uso de água, produção de material tóxico etc”, destacou a diretora.

“Sultextil – 100% moda”

Como já citamos, o design é uma preocupação latente na produção da Sultextil. Durante todo o processo, além da qualidade do tecido e do engajamento sustentável, a empresa também destaca a importância dos elementos de moda estarem presente em seus produtos. Sendo assim, a Sultextil possui uma equipe de dez profissionais, que vão de engenheiros a estilistas, que assinam a parte de pesquisa e desenvolvimento da produção. “A gente faz uma busca e análise do que está em destaque na moda e do comportamento contemporâneo para traduzir as necessidades das pessoas nas nossas malhas. Então, com esse grupo multidisciplinar, a gente pesquisa, testa e aplica diferentes conceitos fundamentais em nosso processo”, contou.

Primeira edição do Prêmio UCS/Sultextil em 1999 (Foto: Divulgação)

Prova desta preocupação da Sultextil com a moda é o projeto em parceria com a Universidade de Caxias do Sul que já tem 18 anos de sucesso na região. Desde 1999, a instituição acadêmica e a empresa têxtil uniram forças para fazer o Prêmio UCS/Sultextil, que estimula a produção de moda através dos formandos do curso de Design de Moda da universidade. “Este concurso surgiu da intenção mútua das duas instituições de dar visibilidade aos novos profissionais da moda brasileira. Desde quando foi criado, o prêmio era visto como um super estímulo para os alunos, ainda mais por que era uma época em que quase não existiam cursos superiores de moda”, lembrou Paola Reginatto.

Com a proposta de ser vitrine e trampolim para os novos talentos, o Prêmio UCS/Sultextil ocorre a cada seis meses e apresenta um look de cada formando da universidade todo produzido com os tecidos desenvolvidos pela empresa símbolo do setor. A cada período, as criações seguem uma inspiração temática decidida pelos docentes da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso da instituição. “Essa é uma oportunidade única para aqueles que estão saindo da universidade e já têm a chance de mostrar para grandes nomes do cenário da moda brasileira suas criações. Então, desde cedo, os alunos já recebem um super reconhecimento da sociedade na qual querem se inserir”, explicou Paola que ainda apontou que esta é a primeira oportunidade profissional dos alunos em relação aos tecidos usados. “Eles recebem as mesmas malhas que enviamos para os estilistas do Brasil para produzirem seu look. Então, até na questão do calendário, eles estão respirando já o cenário profissional”, destacou.

Kimberly Santini, a vencedora da 35ª edição do prêmio UCS/Sultextil, que ocorreu este ano (Foto: Henrique Fonseca)

Kimberly Santini, a vencedora da 35ª edição do prêmio UCS/Sultextil, que ocorreu este ano (Foto: Henrique Fonseca)

Leia mais aqui: Incubadora de Talentos: Prêmio UCS/Sultetil, realizado na Universidade de Caxias do Sul (RS), revela o poder dos jovens na moda brasileira

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Com isso, o Prêmio UCS/Sultextil ganha status para além da experiência dos novos talentos. Nesta aliança entre uma instituição acadêmica e uma empresa, o concurso vira exemplo a ser seguido por outras universidades pelo Brasil, como disse a diretora de desenvolvimento da Sultextil. “Para o país, eu vejo o prêmio como um grande incentivo para que o corpo docente veja nas empresas uma oportunidade de parceria. Concursos como esse aproximam o meio acadêmico do profissional e, assim, obtêm resultados visíveis em projetos que são admirados por todo o setor. Em relação à importância regional, o prêmio representa uma super experiência no currículo desses formandos. Nós já tivemos histórias de alunos que conseguiram vagas em cursos de especialização no Brasil e na Europa por causa desta passagem pelo nosso concurso”, contou Paola que não escondeu a gratificação como executiva de acompanhar o sucesso do projeto, que já dura 18 anos.

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Sultextil e o mercado estrangeiro

Com uma importância tão grande no cenário nacional, a empresa de Caxias do Sul ganha força para além de nossas fronteiras. Pelo mundo, a Sultextil se faz presente de duas formas, como apontou Paola Reginatto. “De maneira direta, nós vendemos nossos tecidos para diversos países, como Argentina, Uruguai, Bolívia, Venezuela, Colômbia e Chile. A partir daí, nossa malharia passa a ganhar o mundo após o processo de confecção. Então, de forma indireta, através das roupas produzidas com nossos tecidos, a Sultextil hoje está presente em todos os continentes. Afinal, atendemos a clientes que exportam para a Europa, Estados Unidos e Ásia, por exemplo”, disse a diretora de desenvolvimento.

Tecido desenvolvido pela Sultextil (Foto: Divulgação)

E não é só no vestuário que os produtos do setor estão presentes. Hoje, com o Brasil como quinta maior potência da indústria têxtil do mundo, a empresa também se destaca pela utilização na área de cama, mesa e banho, por exemplo. Assim, a Sultextil é considerada uma das melhores e maiores empresas do setor no Brasil com um conceito empresarial que vem desde a sua fundação, há 41 anos. “Não queremos ser maiores, queremos ser os melhores. Desde a década passadas, nós estamos mantendo o mesmo porte de nossa empresa. A Sultextil foi planejada para chegar a um nível e, quando alcançamos, paramos para nos manter nesse status sem perder a qualidade de nossos produtos. Com isso, conseguimos nos manter vivos quando os produtos asiáticos chegaram ao nosso mercado e com as crises pelas quais passamos, por exemplo”, explicou.

Desta forma, hoje a Sultextil é um exemplo no mercado de negócios em crise de nosso país. Com uma estrutura sólida e consciente, a fábrica é tida como referência para muitas concorrentes do setor. “Empresas com boa reputação se tornam exemplos do que pode dar certo e do que continua em um panorama positivo em situações de crise, como a atual que estamos vivendo. É muito importante que o país tenha negócios de referência que se mantém nessas condições”, analisou a diretora de desenvolvimento que ainda apontou a vantagem desta posição da Sultextil para seus clientes diretos. “As empresas de confecção conseguem ter confiança na gente de que vamos entregar tudo o que elas precisam para continuar a produção. Isso permite com que outras empresas busquem mercado, aumentem suas vendas e consigam trabalhar de forma ordenada e eficiente. Esse nosso compromisso tem muito a ver com a nossa qualidade de atendimento e envolvimento com os nossos clientes. Nós temos a enorme consciência de nossa responsabilidade para garantir o negócio de terceiros”, completou Paola Reginatto.

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Os próximos passos

Por isso tudo, a Sultextil segue viva e na ponta do mercado brasileiro. Em sua malharia circular, a empresa busca atualização e inovação a cada coleção. E para o futuro não é diferente. Após lançar a coleção de inverno, agora, a fábrica busca novos conceitos que serão desenvolvidos para os tecidos do próximo verão. “Nós já estamos no processo de criação de novas tecnologias industriais para que tenhamos sempre novidades e inovações em nossos produtos. Então, no fim do ano, iremos apresentar os resultados destas pesquisas que posso garantir que serão muito interessantes e de fato inovadoras”, apontou a diretora de desenvolvimento da Sultextil, Paola Reginatto.

Tecido desenvolvido pela Sultextil (Foto: Divulgação)