Moda + design: Pedro Lourenço e Izabel Goulart dando asas à arquitetura fashion da Dell Anno


Estilista consagrado internacionalmente será o novo parceiro da marca a criar acabamento exclusivo para os móveis

Quando escrevi aqui uma grande matéria com o título Dell Anno Home Styling: consolidando a arquitetura fashion, na qual eu ressaltava “simbiose:  moda é a arquitetura do corpo e pode ser traduzida para design e décor”,  disse que 2014 está batendo às nossas portas e que a empresa prometia “boas novidades em campanha, produto e parcerias, com um novo estilista assinando mais um produto diferenciado. Novidades que reforçam a marca como expoente da arquitetura fashion, indo cada vez mais além na sintonia entre moda e design”. Pois então… Fiquei felicíssima em saber o nome do escolhido e divido com você: Pedro Lourenço.

Acabei de conferir na maratona de desfiles da São Paulo Fashion Week o exclusivo show de Pedro Lourenço, que retornou ao line up da semana de moda paulistana após certo tempo desfilando somente em Paris. Vale lembrar: dessa vez, o jovem designer transpôs para sua leitura contemporânea a figura de Carmen Miranda, não pelo viés da releitura retrô, mas devidamente inserida no vocabulário tecnológico e atemporal do estilista. Dessa forma, Pedro criou silhuetas retas suaves que resultam em imagens delicadas, em cores claras levemente pontuadas por preto, distantes do imaginário pré-concebido da baiana, brilhantemente interpretada pelas basques na cintura ou as saias lápis midi. Sempre vale ressaltar que a Carmen da vida real era chiquerésima e nada tinha a ver com a figura mítica da baiana cheia de badulaques que ela usava em filmes e shows, personagem criada para um espetáculo em meados dos anos 1930 e que, de tão certo, acabou sendo adotada pela estrela como imagem na vida artística. Basta ver seu figurino na série de retratos de viagem que ela tirou por ocasião das inúmeras idas a Buenos Aires, antes de explodir em antológico musical na Broadway, em 1939.  Voltando ao desfile, o trabalho de Pedro foge do óbvio e, de imediato. Sob um olhar atento, é impossível não perceber a brazilian bombshell presente. incrível! E, no mais, é importante reforçar a escolha (e o apreço!) do estilista pelo uso de técnicas do passado através do manancial tecnológico atual.

Dias antes, Pedro tinha apresentado em Paris a primeira da série de duas coleções baseadas na estética da portuguesa mais brasileira de todos os tempos e surpreendeu o público que foi visitá-lo no no escritório da KCD (empresa de Relações Públicas que o atende no exterior) e também quem acompanhou a apresentação da coleção pela tela do computador ao apostar em uma cartela de cores sóbria com raros pontos de cor, modelagem próxima ao corpo e forte trabalho de texturas. Todos os looks foram arrematados por sapatos feitos em parceria com Alexandre Birman e o desfile virtual contou com as modelos Thairine Garcia, Hedvig Palm, Indaia Lara, Linn Arvidsson, Lexi Boling e Kate Goodling, direção de arte de Giovanni Bianco e trilha sonora de Joakim. 

Voltando à Dell Anno, Pedro Lourenço irá desenvolver um acabamento exclusivo, já antecipando referências da coleção Outono-Inverno 2014 que apresenta na Semana de Moda de Paris, em março do ano que vem.  O acabamento deve chegar às lojas no final do primeiro semestre. “Gosto da integração das áreas criativas e sempre tive vontade de criar algo para decoração. Estou desenvolvendo uma madeira mais gráfica e menos orgânica que terá um efeito high tech aplicado nos móveis”, antecipa Pedro.

Este projeto deve repetir o sucesso da Linha Duo Chamalote, assinada pelo pai de Pedro Lourenço, o estilista Reinaldo Lourenço, e do Ashanti, da Animale, ambas grifes que já assinaram padrões para marca. “A aceitação tem sido muito interessante e conseguimos atingir o objetivo da Dell Anno de oferecer algo exclusivo e diferenciado, e nos posicionarmos como uma empresa de iniciativa inédita no segmento de móveis planejados”,  destaca Edson Busin, diretor de marketing, pesquisa e desenvolvimento da Dell Anno.

Como se não bastasse a novidade de Pedro à frente de um projeto com a empresa, a top internacional Izabel Goulart renovou contrato com a Dell Anno para campanha de 2014. Modelo e estilista serão fotografados juntos, reforçando o conceito de um lifestyle contemporâneo no qual moda e arquitetura se complementam. “Decidimos manter a Izabel como garota-propaganda da marca e trabalhar novamente com a inspiração vintage na decoração. A inovação foi apresentar o estilista na mesma campanha, reforçando o apelo ao nosso posicionamento de moda”, explica Edson Busin.

O ensaio foi realizado em São Paulo, em um apartamento especialmente montado em estúdio com os principais lançamentos da Dell Anno. Izabel e Pedro foram fotografados pelo mágico das lentes  Bob Wolfenson. Pedro Lourenço assina o styling da campanha, que vai ar em março de 2014. Em um clima sofisticado, a campanha Dell Anno 2014 traz a cenografia de um apartamento, em três ambientes com lançamentos da marca. Na cozinha, a novidade é o madeirado Castello, utilizado nos gaveteiros horizontais em composição com Lacca Satin Color Grigio da ilha gourmet. De tonalidade cinza, essa Lacca contrasta com o toque moderno do vidro Acidato Tangerine Cinex, usado no tamponamento da bancada.  Os armários do paneleiro reforçam a proposta da neutralidade com o vidro Cristalo Acidato Carbone nos armários – equipados com prateleira iluminada e módulo de forno para embutir – e as frentes de gaveta no madeirado Castello. Todo o projeto de caixas do mobiliário tem acabamento Goya, inspirado no trabalho do pintor homônimo, com nuances de beges trufados e textura sedosa.

O Living da campanha 2014 apresentará o novo acabamento criado pelo estilista Pedro Lourenço, utilizado nos painéis de home theater com frente dupla. O tamponamento das estruturas do home theater mostrará mais um lançamento 2014 da marca: o unicolor cinza Ópera, que chega para atender a uma demanda grande de mercado pelas tonalidades acinzentadas. Para o acabamento final, a Lacca Satin Color Notte, em tons de preto, confere elegância e contraste ao ambiente de tons tranquilos.

Amplo, funcional e sofisticado, o dormitório com closet da campanha Dell Anno 2014 explora a neutralidade da Lacca Satin Color Noir em composição com o Goya. No armário, o destaque são as portas em Leggera Cinex, com acabamento em vidro Argentato Grigio. No closet, destaque para a ampla gama de acessórios, como o cabideiro revestido em linho, o calceiro aramado cromado, prateleiras deslizantes e prateleiras de vidro.

Tenho certeza que você curtiu essa prévia. Agora, é esperar para conferir o resultado da parceria. Enquanto isso, leia mais sobre a questão do design lincando moda e arquitetura:

A moda e a arquitetura de interiores sempre mantiveram uma conexão intrínseca que, nos últimos anos, vem se transformando em fascinação de ambas as partes. Movimentos que mudaram a cara do mundo como o barroco, oart déco e o art nouveau inspiram criações recentes de grandes estilistas ao mesmo tempo que marcas como Armani, Versace e Cavalli, por exemplo, passaram a criar linhas inteiras de produtos de decoração.

É dentro deste universo que a Dell Anno reforça sua relação com a moda, firmando-se como empresa pioneira no segmento de móveis planejados a explorar este conceito. “Nossa estratégia se baseia na união dos dois universos, e traduz o estilo de vestir para o luxo de viver”, diz Edson Busin, diretor de Marketing da marca.

Desde 2009, a Dell Anno investe nesta sincronia. Primeiro, com tops internacionais, como Alessandra Ambrósio,Raquel ZimmermanCarol Trentini e Izabel Goulart estrelando as campanhas e, a partir de 2011, com grandes nomes da moda nacional desenhando padrões para serem aplicados nos móveis da marca, a exemplo deReinaldo Lourenço, estilista que assinou para a marca a linha Chamalote, nas versões Clair e Noir.

Todos esses acabamentos são desenvolvidos com tecnologia alemã e contextualizados com a cultura brasileira. “Os elementos da moda e decoração remetem aos mesmos conceitos como cores, texturas e formas geométricas.  Para Dell Anno, pensamos nas diversas formas de humanizar os ambientes através de composições entre madeira, lacca, vidro e, sobretudo, leitura de tecidos”, diz Busin.

Depois do sucesso da parceria com o estilista Reinaldo Lourenço, a Dell Anno consagrou esta relação ao convidar a Animale para criar um padrão de mobiliário em sintonia com a coleção verão 2013 da marca. O resultado foi a bela estampa Ashanti, um animal print de traços zebranos que reflete a personalidade única e exclusiva das duas empresas e consegue transmitir atributos estéticos de inovação e design. A inspiração para o time de criadores da Animale, comandado pela estilista Priscilla Darolt, foi a África. “Não a visão estereotipada do continente, pelo contrário, fizemos uma leitura que foge do banal e do convencional”, diz Luis Fiod, diretor criativo do desfile. Denominada Ashanti em homenagem a um grupo étnico de Gana com tradição milenar em tecelagem manual, a estampa incorpora a cartela de produtos Dell Anno desde 2012.

Esse posicionamento inédito levou a marca a figurar como uma empresa bastante dinâmica no cenário nacional. “Após um processo de reposicionamento que iniciou há cerca de cinco anos, a Dell Anno percebeu que queria ser uma marca diferente, ultrapassando as questões da forma e funcionalidade para “vestir a casa”, ou seja, fazer com que a moradia fosse a extensão do estilo de vida das pessoas”, afirma Edson Busin, diretor de marketing, pesquisa e desenvolvimento da Dell Anno.

O projeto envolveu, além das melhorias em produto, uma nova identidade para a rede de lojas, investimentos acompanhados de pesquisa sobre comportamento de consumo e atualização completa do parque fabril, hoje um dos mais modernos da América Latina. Paralelo a isso, o reforço de marca está voltado para ações de exclusividade e diferenciação como o patrocínio da Mostra Black e também da Design Weekend em São Paulo, grande festival urbano de design com projeção ascendente no cenário nacional.