SPFW dá a largada no inverno em noite que traz a Cavalera, com releitura fashion do conto João & Maria


Caldeirão de bruxa étnico-cosmopolita: para a nova coleção, Alberto Hiar fez ampla pesquisa de tecidos em 15 países diferentes, da Turquia ao Japão, combinando diferentes tramas na mesma peça de maneira inédita!

A 38ª edição da São Paulo Fashion Week começa nesta segunda-feira (3/11), no Parque Cândido Portinari, e segue até a próxima sexta-feira. Com a supressão do Fashion Rio nesta temporada, serão 36 grifes apresentando suas coleções de inverno 2015, incluindo algumas que tradicionalmente desfilam na semana de moda carioca e que estreiam agora no line up do evento – como Sacada, Patricia Viera, Victor Dzenk, TNG e 2nd Floor – e outras que se consolidaram no Minas Trend, como GIG, Apartamento 03, PatBo e as meninas da  Llas. Além disso, esta temporada traz a coleção que Donatella Versace criou para a Riachuelo, que ganha lançamento especial somente para convidados no Pavilhão das Culturas Brasileiras, às 21h do dia 6.

Também prometem causar burburinho o meeting com Stella McCartney, que apresenta coleção-cápsula para a C&A, nesta quarta-feira (5/11), na Casa Jereissati, e a coletiva que será realizada, um dia antes, (4/11) com o ator francês Gaspard Ulliel e o diretor Bertrand Bonello sobre o longa-metragem que contempla os anos loucos de Yves-Saint Laurent, estrelado pelo primeiro e dirigido pelo segundo.

Neste dia de abertura, a maratona fica por conta dos fashion shows da Animale – que traz time de tops eslavas de carir o queixo – Uma, Victor Dzenk, Tufi Duek e PatBo, com a Cavalera fechando a noite na vibe dos  Irmãos Grimm. Tudo a ver, já que os contos de fada andam na crista da onda, inspirando filmes de cinema e séries de televisão. A marca faz releitura lúdica de “João & Maria”, repleta de estampas exclusivas e aquela bossa irreverente que somente a equipe criativa de Alberto Hiar sabe conferir ao streetwear. Naturalmente, é possível esperar um grande tempero pop adicionado ao caldeirão desta aventura fashion de Gretel e Hansel. O tema, por si só, é prato cheio para a grife, e ai de quem incorporar a bruxa má na hora de reprimir as divertidas intervenções que devem surgir no catwalk, já que a Cavalera é famosa para promover verdadeiros espetáculos cheios de surpresas.

E, como a moda anda para lá de étnica, o próprio Alberto Hiar andou fazendo a curadoria de tecidos da coleção e trazendo novidades dos quatro cantos do globo, de 15 países diferentes como Turquia, Japão, Itália, Espanha, Índia e Paquistão. Sim, os fairy tales nunca estiveram tão globetrotters. As referências, inéditas na marca até então, são compostas por inúmeras combinações de tramas em uma mesma peça, garantindo um resultado que mescla estampas, texturas e materiais com cuidadoso acabamento. Curiosíssimo para ver o resultado? Sim, HT também! Confira abaixo alguns croquis da coleção (Divulgação).

Este slideshow necessita de JavaScript.