HT conversou com a especialista em pele negra no Brasil, a dermatologista Katleen Conceição: “Não acho que o racismo vai melhorar”


A médica também falou sobre a visibilidade que tem nas mídias sociais: “Eu sou abençoada de ter essa exposição, mas eu sempre penso em ser mais acessível para as pessoas”

Com clientes como Lázaro Ramos, Taís Araújo, Cris ViannaHugo Gloss, Isabel FillardisJuliana AlvesCacau Protásio e Roberta Rodrigues, a dermatologista Katleen Conceição se denomina a Oprah Winfrey brasileira. E não é pra menos! Espontânea, poderosa, inteligente, divertida… Essas são só algumas características em comum entre a apresentadora e empresária americana e a médica brasileira, que sonha em ter um programa para conversar com pessoas que fazem a diferença, em escrever um livro e em abrir uma ONG para tratar pessoas gratuitamente. A doutora é formada em dermatologia pela UFF (Universidade Federal Fluminense), integrante da Sociedade Skin of Color, que estuda patologias e tecnologias para a pele negra, e conta que vai todo ano para os Estados Unidos, para participar de aulas e congressos, inclusive na renomada Universidade de Harvard. “A gente estuda muito e precisa estar sempre estudando”, comentou, em papo exclusivo com HT.

Katleen também trata Isabel Filardis | Foto: Divulgação

Katleen também trata Isabel Filardis | Foto: Divulgação

A gaúcha se mudou para o Rio aos 3 anos, e diz que sempre soube que faria medicina, uma paixão herdada do pai, também dermatologista. Porém, a vontade inicial era ser pediatra. “Cheguei um dia em casa depois de um plantão estressante no qual tinha atendido 300 crianças, e meu pai falou: ‘Minha filha, você vai ser dermatologista. Você tem que fazer estética, porque muita gente não faz eticamente’. E eu me encontrei na dermatologia clínica, no tratamento às doenças de pele”, contou.

A especialização em pele negra veio muito depois. “As pessoas sempre mandavam os pacientes de pele negra apra mim, só porque eu era negra. Eu ficava tipo, oi? Nada a ver”, relembra. Com o tempo, cursos nos Estados Unidos, e muita experiência, hoje, Katleen é a única especialista do Brasil inteiro. “Só com os cursos que eu fui ver que a pele é completamente diferente. Eu comecei a estudar muito, mas percebi que não estava atenta à minha pele”, disse e ainda defendeu a necessidade de profissionais mais especializados no mercado: “Um estudo a mais faz muita diferença no profissional. Temos que pensar sempre se o produto se adapta a cada pele, se o ativo vai proporcionar algum problema”.

Katleen é a primeira e única especialista em pele negra no Brasil | Foto: Divulgação

Katleen é especialista em pele negra no Brasil | Foto: Divulgação

“O mais importante é a sua personalidade, a forma que você toca o coração das pessoas. Não é só um tratamento, você tem que mudar as pessoas”, defende. E ela ama o que faz, e também a visibilidade que o trabalho com famosos garante: “Eu sou abençoada de ter essa exposição, mas eu sempre penso em ser mais acessível para as pessoas”.

Sobre o racismo sofrido recentemente por Taís Araújo nas redes sociais, Katleen diz não ter sofrido, mesmo com sua visibilidade nas mídias – são mais de 70 mil seguidores. “Se eu sofrer, vou na delegacia, vou denunciar. Acho que não aconteceu ainda, porque as pessoas têm medo de mim”, reflete e analisa: “Não acho que (o racismo) vai melhorar. É difícil as pessoas racistas entenderem que existe o negro empoderado, o negro que está estudando, que não vai ser mais aquele que serve às pessoas”.

Quer saber a dica número 1 da dermatologista das estrelas? Filtro solar! “Proteção contra o sol é obrigatória, até mesmo dentro de ambientes fechados. E se surgir qualquer problema, procure o seu médico”, ressaltou, mais de uma vez, durante a entrevista:” Cada pele é diferente da outra e vai mudando durante a vida inteira. É muito importante ter acompanhamento dermatológico e uma análise clínica especial”.

Katleen deu mais dicas de pele e beleza em um talkshow. Quer saber? Clica aqui!