À frente do Núcleo de Design da Assintecal, Walter Rodrigues explica o conceito por trás da próxima edição do Inspiramais e fim da divisão das temporadas por estações: “Produtos de moda não precisam ter data de validade”


O evento de inovações para a cadeia criativa de representantes da indústria de componentes para os segmentos calçadista, têxtil, vestuário e moveleiro já é referência na América Latina e é apenas uma das atividades da Assintecal, que trabalha de forma integrada em prol do crescimento dos setores. Para a próxima edição, Walter deu pinceladas sobre o que podemos esperar em termos de conteúdo e prática no evento que tem com tema a Alquimia

Walter Rodrigues (Foto: Reprodução)

O futuro da moda brasileira passa, sempre, pela abertura das portas do Inspiramais – Salão de Design e Inovação de Materiais – que chega a mais uma edição a partir 17 de julho, no Centro de Eventos ProMagno, em São Paulo, promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), ByBrasil – Components and Chemicals, ABIT, TexBrasil, CICB, Brazilian Leather e Apex-Brasil. Mas até conhecermos o resultado final do único Salão de Design e Inovação de Componentes da América Latina e que abrange toda cadeia têxtil e calçadista, apresentando mais de 900 materiais inovadores para a indústria da moda, segmentos calçadista, têxtil, vestuário e moveleiro, muita água vai rolar. E, por isso, fomos atrás de Walter Rodrigues, nome que é uma das principais engrenagens do setor – e da Assintecal -, que acumula as funções de consultor na área de design de produto, coordenador do Núcleo de Design e Pesquisa da Assintecal, consultor do Instituto By Brasil e curador do projeto Focus Design Visions – Moda & Arte, para abordar não só os meandros do Inspiramais, como, também, para dissecar todas as questões da moda contemporânea, no Brasil e no mundo. “O Inspiramais é um espaço inspirador criado para proporcionar novas experiências para os visitantes, com exposições, projetos especiais, palestras mostrando o melhor da moda hoje, e ainda proporciona o encontro das empresas com seus compradores facilitando a busca de soluções e impulsionando parcerias e gerando negócios”, explicou.

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Com o tema Alquimia, o Inspiramais 2019_II deixa de lado as divisões Inverno ou Verão, como era feito até então, para que a nomenclatura passe a ser numerada em .I ou .II, precedida pelo ano em questão. Atentos aos movimentos do mundo, a equipe da Assintecal e do Inspiramais, identificou que, como nos disse Ilse Guimarães, superintendente da associação, em papo com o site HT, o mundo, definitivamente, mudou. “Hoje nós estamos totalmente interligados e, por isso, acreditamos que não exista mais essa separação de Inverno ou Verão. O consumidor de moda transita por todas as estações quase que periodicamente. Não existe mais essa separação”, explicou Ilse em entrevista exclusiva ao site HT.

Walter, por sua vez, amplia a discussão e decodifica o que está por trás da mudança. “Produtos de moda, na atualidade, não precisam ter data de validade. Entendemos o mercado como camadas onde um produto pode ter uma vida mais longa, dependendo de que segmento de consumo ele está sendo oferecido, e mais: com as novas formas de pensar produtos, construindo coleções quinzenais, mensais ou bimensais, um material precisa ter mais tempo de atuação e quando sinalizávamos sua estação era como se decretássemos sua ineficiência imediata. Portanto ao abolir essa nomenclatura estamos indicando um maior tempo de uso, e mais reverberamos uma liberdade criativa, possibilitando as marcas e aos designers o uso dos componentes partindo da premissa de sua beleza, funcionalidade e não de sua fugaz interpretação do tempo”, analisou Walter.

E já que Alquimia vai estar no topo da pirâmide de produtos do Inspiramais, perguntamos ao estilista qual a principal alquimia que a moda ainda pode propor? A resposta foi clara e assertiva: “Quando iniciamos a busca por elementos que nos conduzissem para uma melhor compreensão do momento em que vivemos, ficou claro para todos os envolvidos no Núcleo de Pesquisa Assintecal, a necessidade de buscamos compreender dois fatores importantes que são a base desta nova moda – Sustentabilidade e Tecnologia. O que propomos com a palavra Alquimia é a combinação destes dois conceitos para instigar a inovação, e provocar uma ação para tirar da zona de conforto os produtores de materiais de moda”.

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Enquanto não chega a hora de apresentar as novidades no Salão de Design e Inovação de Materiais, os consultores da Assintecal estão rodando o Brasil levando e trazendo informação por algumas dezenas de polos de moda, com o Conexão Inspiramais – no qual Walter e a equipe do Núcleo de Design expõem todas as tendências e os caminhos que vão guiar os materiais para calçados, bolsas, vestuário, acessórios e móveis para as próximas temporadas. O projeto conta com uma equipe de profissionais amplamente capacitados em suas áreas de atuação, que realizam consultorias com a finalidade de orientar as empresas participantes do projeto para o desenvolvimento de produtos que contenham elementos únicos e ao mesmo tempo globais, dessa forma, tornando-as mais competitivas no mercado.

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“Nós somos o início da moda, os materiais são os primeiros atores da cadeia de produtos, sendo assim é no Inspiramais que a moda começa. É também onde estão os principais fornecedores de inovação, e principalmente aqueles que entendem produtos de moda como um negócio e não apenas como commodities”, contou Walter, em entrevista ao site HT, antes de completar: “Uma das principais caraterísticas da “nova moda”, é saber vender e não apenas ser comprado. Saber vender está fortemente relacionado na criação de valor de um produto. Valor este que está refletido na inovação, na qualidade, no desempenho, e no conhecimento das necessidades de seus clientes que vêm a ser a principal riqueza de uma empresa. Eu sempre entendi que moda é 50% de provocação, entusiasmo, emoção e os outros 50% são baseados na engenharia de fabricação do produto, na venda e na continuidade das relações entre fornecedores e clientes. Portanto, aqui neste espaço, pensamos moda como geradora de prosperidade, através de planejamento, inovação e atendimento”.

Inspiramais – Salão de Design e Inovação de Materiais Verão 2019 em São Paulo (Foto: Henrique Fonseca)

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Por falar em provocação, o tema é, também, um dos pilares da próxima edição do Inspiramais. De acordo com Walter, depois de só se pensar no aspecto comercial dos produtos, a moda passa, agora, por um período de provocação. Para quem cria e para quem usa. “Hoje, portanto, são os materiais que impulsionam essa provocação, aliás nessa estação a palavra “provocar” tem um enorme significado para nós do Núcleo de Design da Assintecal. Como não queremos mais falar de “crise”, pois temos que avançar e provocar novas ideias e novos rumos, essa provocação, será, portanto, uma saída para buscarmos nos materiais uma nova interpretação do nosso tempo e, mais, buscarmos encantamento para conseguir vender”, enumerou.

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Apesar de não querer falar de crise, a gente não conseguiria não incluir o tema neste momento, com milhões de desempregados, economia com crescimento ínfimo e uma aceleração industrial ainda tímida. “Fomos, sim, impactados negativamente, como todos os projetos estabelecidos no Brasil, mas entendemos que somos mais fortes do que isso. A metodologia aplicada na criação dos produtos mostrados no Inspiramais transmite ideias de planejamento e inspiram as empresas a trabalharem com estratégias muito claras, incentivando a inovação e a melhoria dos processos e também a compreender a massificação através da ampliação dos volumes, tudo isso segmentado em etapas produtivas, guiando-as através da crise. Tenho uma boa sensação de que no cenário dos componentes há mais sobreviventes do que em outros setores, e isso se dá pela união e pela força gerada pela Assintecal, impulsionando sempre seus associados a pensarem, além dos problemas, buscando assim sempre soluções possíveis. O Inspiramais é o reflexo dessas ações positivas”, finalizou Walter.

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