Com expectativa de economia animada no fim do ano, Zero Grau registra crescimento de 7% na procura de lojistas pela feira que é referência no setor de calçados e acessórios


O evento promovido pela Merkator ocorrerá entre os dias 20 e 22 de novembro, em Gramado. Por lá, serão 320 indústrias movimentando os negócios do segmento e outras 300 aguardam vaga em lista de espera. “Estamos otimistas em termos uma feira ainda maior do que a que fizemos no ano passado, que já foi um marco para lançamentos de outono/inverno”, disse Frederico Pletsch

O clima de Natal já está chegando e o Sul passa a ser um dos destinos preferidos dos amantes das festas de final de ano. Mas, entre os dias 20 e 22 de novembro, a Serra Gaúcha terá uma razão especial parra atrair visitantes de todo o Brasil e de diversos países do mundo. Por lá, ocorre a Zero Grau – Feira de Calçados e Acessórios que, como tradição, é o ponto de encontro do setor calçadista no calendário da América Latina. No evento promovido pela Merkator Feiras e Eventos, os lançamentos passam a ser os presentes de Natal e os bons negócios os pedidos de Ano Novo.

E, brincadeiras à parte, o cenário deste ano está ainda mais animador. Consolidada entre os produtores e compradores do setor, a Zero Grau chega a Gramado com números incríveis neste ano. Nos dias 20, 21 e 22 de novembro, a rede hoteleira da Serra Gaúcha está a mil com os inúmeros visitantes que desembarcam para comprar e vender na feira promovida pela Merkator. Este ano, a empresa promotora já registrou um crescimento de 7% no número de lojistas participantes e possui mais de 300 marcas aguardando em uma fila de espera. “Estamos otimistas em termos uma feira ainda maior do que a que fizemos no ano passado, que já foi um marco para lançamentos de outono/inverno. O crescimento na metragem comercializada até o momento é um dos primeiros reflexos da recuperação econômica no setor de calçados e acessórios”, disse Frederico Pletsch, diretor da Merkator Feiras e Eventos.

Movimentação na última edição da Zero Grau (Foto: Dinarci Borges)

A expectativa, aliás, tem base nos estudos divulgados pela Fundação Getúlio Vargas. De acordo com a instituição, o brasileiro estará mais disposto a gastar neste final de ano graças à melhora na economia nacional. Por causa desse panorama otimista, os lojistas já preparam seus estoques e apostam na tradição e importância da Zero Grau para o calendário de negócios do setor de calçados e acessórios. “Faltando ainda quase dois meses para a feira já havíamos preenchido toda cota de passagens aéreas e hospedagens para lojistas brasileiros. Depois disso iniciamos uma lista de espera que a cada dia fica mais longa”, contou Frederico.

Os motivos para esses números crescentes são ainda mais diversos. Além da importância da Zero Grau para o comércio do setor de calçados e acessórios, a estratégia no calendário do evento também é um fator importante. Na identidade da feira, a ideia de aliar negócios e turismo é um tempero especial que atrai milhares de visitantes à Serra Gaúcha nesta temporada. De acordo com o diretor da Merkator, pelas últimas duas décadas, a Zero Grau está mostrando a potência da região em propósitos que vão além do turismo natalino. “Nossas feiras na cidade nasceram baseadas na união dos negócios com o turismo, uma proposta inovadora nos setores em que atuamos. Com o tempo percebemos a importância de unir a esses dois itens à informação, fazendo com que nossos eventos sejam um momento de troca entre todos os elos do setor de calçados e de acessórios”, explicou Frederico Pletsch.

Frederico Pletsch, diretor-geral da Merkator Feiras e Eventos, promotora da Zero Grau (Foto: Gramado (RS) – Henrique Fonseca)

Frederico Pletsch, diretor-geral da Merkator Feiras e Eventos, promotora da Zero Grau (Foto: Gramado (RS) – Henrique Fonseca)

Desta forma, a Zero Grau – Feira de Calçados e Acessórios passa a ser uma aguardada data para todos aqueles que consomem moda e de diferentes maneiras. Não importa se a relação com o mundo fashion é na produção, na criação, negociação, consumo ou divulgação, o fato é que o ponto de encontro neste final de ano é sempre em Gramado. Afinal, mais do que conferir as apostas, tendências e ter a chance de negociar com as principais marcas do setor, a feira promovida pela Merkator ainda garante um frescor especial aos seus visitantes. “É um período em que a região está ainda mais bonita e pronta para receber os lojistas, que poderão aproveitar essas atrações e ainda realizar bons negócios na Zero Grau”, completou Frederico Pletsch, diretor da Merkator Feiras e Eventos.