Moda & Beleza

Carioca Bazar Verão 2017 celebra o sucesso das pequenas marcas e recebe o carnaval de braços abertos

O bazar vai além da moda e conta com uma programação voltada para o bem estar, a gastronomia e a música.

Publicado em 17 de fevereiro de 2017 | Por Rodrigo Cohen

Em um dos poucos espaços bucólicos na Barra da Tijuca, O Carioca Bazar Verão ficou responsável por agregar pequenas e grandes marcas no mesmo cômodo. Apresentando nomes como Reserva, Shop 126 e Via Mia ao lado das novatas Shii, Saynalô e Casa Lab. Quem pensou que segundo grupo fosse ficar apagado ao lado das veteranas se enganou: as marcas fundadas por pequenos empreendedores são a grande aposta no cenário da moda carioca para 2017.

Stand Saynalô Foto: Bruno Contrino

“A gente quis quebrar o estereótipo de bazar já conhecido. Criamos um espaço diferente com a cenografia e escolhemos marcas grandes bacanas que não tem o costume de participar de bazares”, comenta o organizado do evento Pedro Bonelli. Uma das curadoras, Ana Gabriela Cortes acredita que a internet é a grande responsável pelo boom das pequenas empresas: “Até as marcas grandes já perceberam que vale mais a pena investir nesse meio do que em uma ‘Vogue’. Acredito que as marcas grandes estão seguindo os passos das pequenas agora.”

Um dos pontos abordados como crucial para o surgimento desse cenário fashion independente é a crise econômica que dominou o Brasil desde a segunda metade de 2015. Bonelli comenta o fato de muitos desses jovens que iniciam a própria marca foram dispensados de grandes empresas ou viram oportunidades na dificuldade das grandes labels em vender para um público que escolhe cautelosamente as suas compras.

Stand Reserva Foto: Bruno Contrino

É o caso das irmãs Tatiana e Raquel, que são sócias da Shii. A marca, que existe há quatro anos e já conta com uma loja em Ipanema,  credita o seu sucesso à versatilidade das roupas: “Temos roupas para o dia, mas que servem para a noite também. Algumas das nossas peças mudam completamente quando se põe um acessório. Em época de crise, as pessoas preferem comprar uma roupa que vá servir para várias ocasiões”, afirma Raquel.

Stand Shii Foto: Bruno Contrino

Gabi Gianni e Letícia Telles – responsáveis pela Casa Lab – chegam a sua terceira coleção com seis meses de marca. As amigas acreditam que o público procura cada vez mais por peças exclusivas e por isso as chamadas ‘coleções cápsulas’ fazem muito sucesso e geram um ótimo retorno para elas. “As marcas independentes tem crescido muito nos últimos dois anos. As pessoas não querem ir para uma festa e encontrar outra usando a mesma roupa. Acho que todo mundo está muito em busca de coisas novas. A moda está se renovando”, contam as amigas enquanto apresentam a nova coleção de carnaval.

Coleção de Carnaval Casa Lab Foto: Ana Carolina Nunes

Nem só peças de roupas podem ser encontradas por lá! A Mó Estúdio é um estúdio de design que resolveu reaproveitar os compensados que sobravam para fazer skates e pequenos objetos de decoração. Larissa apresenta o trabalho que desenvolve com mais dois amigos explicando as dificuldades para esse segmento: “A gente faz um ano em março agora. Estudamos a melhor forma de reaproveitar esses compensados e tudo foi acontecendo.”

Com tamanha pluralidade, Pedro Bonelli fala sobre a ideia de ter um evento para além da moda: “Queremos que seja um programa família. Você pode dar um mergulho na piscina, fazer uma aula de yoga, comer uma tapioca ou aproveitar os shows que acontecem todo dia no happy hour. A gente quis trazer o Rio para esse evento. A inovação vem até na data que foge do calendário oficial imposto na moda.”

Foto: Bruno Contrino

Os shows são atrações imperdíveis que começaram com Tom Rezende na quinta-feira de abertura, passando pelo ensaio geral do Bloco Ê Saudade no sábado e encerrando com típica roda de samba no domingo da DDP Diretoria. O Carioca Bazar Verão 2017 e toda a sua pluralidade podem ser encontrados no Rio Beach Club, Ilha da Coroa, Barra da Tijuca, de quinta à domingo, a partir das 10h.

Pesquisas relacionadas