Conjugando a filosofia do Cavarocker solidário, Cavalera cria ação de Natal que promove a doação de brinquedos para crianças de todo o país


Até o dia 13 de dezembro, todas as lojas próprias da grife estarão arrecadando brinquedos para doações. O Instituto Baccarelli, responsável por utilizar a música como ferramenta de transformação social, foi o selecionado para ser atendido pela região de São Paulo

É impossível falar de Natal e não pensar no espírito de solidariedade e generosidade que permeia a data e, como grande representante da moda nacional, a Cavalera não ficou de fora dessa corrente e criou uma mega ação para comemorar o dia fazendo o bem ao próximo. Até o dia 13 de dezembro, todas as lojas próprias da grife (com exceção das franquias e outlets) estarão recebendo doações de brinquedos novos ou usados (mas em bom estado, claro) que serão doados para instituições que cuidam de crianças carentes. Todo o staff da marca e os amantes da Cavalera estarão colaborando para fazer uma diferença real neste final de ano e comprovarão que a atitude de um verdadeiro Cavarocker, como temos falado por aqui, é algo que transcende as roupas e se expande para a forma de agir na vida.

Em São Paulo, Alberto Hiar, diretor criativo da Cavalera, escolheu pessoalmente o Instituto Baccarelli para receber as doações. Localizado na comunidade de Heliópolis, no bairro Ipiranga, onde Alberto nasceu e cresceu, o projeto foi criado em 1996, quando o maestro Silvio Baccarelli decidiu ajudar uma escola da região após um incêndio ter se alastrado por lá, promovendo aulas de música com instrumentos de orquestra em sua própria residência, na Vila Mariana.

Conheça um pouco mais do cotidiano do Instituto Baccarelli

Hoje, o que começou nos anos 90 com 36 crianças e adolescentes se transformou em um Instituto sem fins lucrativos que atende mais de 1.300 jovens, com uma vasta agenda de programas socioculturais que não só aumentam o desenvolvimento pessoal como também oferecem oportunidades de uma formação profissional em música para pessoas em situação de vulnerabilidade social, com equipamentos de ponta, professores capacitados e opções como canto, aulas em grupo ou individuais e prática orquestral, em um espaço com mais de 2,8 mil m². “A história do Instituto Baccarelli é muito bonita e eu pude ver o quanto as crianças amam estar ali. É lindo constatar como a música faz parte da vida delas e isso tem tudo a ver com os pilares que acreditamos na Cavalera”, declarou Alberto, frisando ainda que cada região do país, onde houver uma loja Cavalera, atenderá a uma instituição diferente.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A Ação de Natal chega para coroar um ano em que a filosofia da Cavalera permeou diferentes e importantes esferas da cultura nacional, sempre se expandindo e reforçando os ideais defendidos pela grife. No início de 2015, a coleção “Kenes” resgatou a herança brasileira dos indígenas em uma parceria inédita com a tribo dos Yawanawá, que, posteriormente, marcou história na TV com uma aparição mais do que celebrada em “Verdades Secretas” e iniciou um novo projeto turístico para marca, que promoveu a Expedição Cavalera para o centro da floresta amazônica. Através da websérie “Enjoy”, a grife tem promovido, com a ajuda de Regina Guerreiro, o pensamento crítico a respeito do comportamento contemporâneo, trazendo sempre discussões relevantes sobre os tempos atuais.

Reynaldo Gianecchini e Alberto Hiar posam com a tribo dos Yawanawá no fim do desfile da SPFW (Foto: Gabriel Barrera)

Reynaldo Gianecchini e Alberto Hiar posam com a tribo dos Yawanawá no fim do desfile da SPFW (Foto: Gabriel Barrera)

Com isso, mais do que reforçar uma estética urbana e um apelo ao público das mais diversas faixas etárias, a Cavalera vem construindo um trabalho no qual prova por a + b que a moda, assim como outras formas criativas de expressão, tem um poder inigualável de mobilizar o próximo em prol de uma sociedade mais justa. E é através dessa força transformadora com a simbiose entre música, estilo e atitude que a grife olha para um futuro cada vez mais próspero em 2016.