Gente & Comportamento

Orthós, odóntos, Olympias… Fábio Bibancos explica tudo sobre os aparelhos ortodônticos e fala sobre um grande atleta

Cirurgião-dentista especialista em Odontopediatria, Ortodontia e Mestre em Saúde Coletiva, Bibancos comenta sobre corrigir e prevenir as irregularidades no posicionamento dos dentes, mas faz uma homenagem aos medalhistas olímpicos Rafaela Silva e Flávio Canto

Publicado em 11 de agosto de 2016 | Por Heloisa Tolipan

As Olimpíadas nasceram na Grécia… Em grego, a palavra orthós, significa correto, direito, reto. Odóntos, significa dente. Essas duas palavras se unem para formar a expressão ortodontia, especialidade odontológica que tem como objetivo primordial corrigir e prevenir as irregularidades no posicionamento dos dentes e ossos da face, buscando o equilíbrio facial com a harmonização dos dentes, lábios e ossos maxilares.

Leia também: Na estreia de sua coluna, Fábio Bibancos faz as devidas apresentações e alerta: “Sorrir com confiança muitas vezes não vem em um passe de mágica”

A conduta do tratamento é um pouco diferente em crianças e adultos.

Nas crianças o especialista possui uma gama de aparelhos ortodônticos auxiliares, que podem ser fixos ou removíveis, para indicar. Esses podem ter uma ação preventiva, garantindo a evolução normal da dentição, ou interceptativa, realizando pequenos movimentos para promover essa evolução normal, como por exemplo, aproximar os dentes e garantir espaço para que os demais dentes (permanentes) dêem o ar da graça na posição correta.

Leia também: Em sua coluna semanal, Fábio Bibancos responde à seguinte pergunta: o que é fundamental para um sorriso perfeito?

Se o profissional achar que o problema é uma estrutura óssea inadequada, então poderá recorrer ao que chamamos de ortopedia funcional dos maxilares. Ela ajuda a redirecionar o desenvolvimento ósseo das arcadas para que fique, digamos, mais funcional. Seu uso quando necessário é muito importante, porém, exige disciplina da criança e a cooperação da família.

Leia também: Roer unhas é feito e os seus dentes não agradecem: Fábio Bibancos fala sobre a onicofagia e explica como o hábito prejudica a saúde bucal

Leia também: Onde manda a imagem, boca bonita reina: Fábio Bibancos fala sobre a relação entre as redes sociais e a beleza bucal

Nos adultos não existe escapatória, a ortodontia só pode ser corretiva e para isso os aparelhos fixos são os mais indicados. Ah, o mesmo vale para o pessoal quase adulto – pré-adolescentes e adolescentes, pois nessa altura do campeonato o organismo está desenvolvido ou quase desenvolvido.

Apesar da tecnologia trazer opções mais discretas e quase invisíveis (que não vale para todos os tipos de tratamento), os modelos tradicionais ainda são mais acessíveis e procurados pela maioria das pessoas.

Aparelhos estéticos são muito indicados para quem não pode usar aparelho durante o trabalho, como atores, apresentadores, modelos

Aparelhos estéticos são muito indicados para quem não pode usar aparelho durante o trabalho, como atores, apresentadores, modelos

Os aparelhos fixos são mais eficientes e indicados para corrigir problemas dentários complexos, pois funcionam 24 horas por dia, além de depender menos da colaboração do paciente.

Em alguns casos de apinhamento dental, é possível corrigir o problema num período de 3 a 6 meses!

Leia também: A moda vintage da odontologia: As lentes de contato são facetas de cerâmica ultrafinas que solucionam algumas imperfeições de cor, forma e posição dos dentes

Leia também – Fábio Bibancos é o dentista fundador da ONG Turma do Bem, que atende mais de 65 mil crianças carentes: “Beleza não é bobagem. Ter os dentes é um direito de todos” 

Mas usar aparelho, dói ou não dói? O limiar de dor de cada paciente é muito variável, poderá haver um leve incomodo na primeira semana, principalmente após a instalação de um aparelho fixo, porque o paciente sente a pressão e a movimentação dos dentes. Dor mesmo, é pouca, ou nenhuma.

Mas por que eu preciso usar aparelho? Os benefícios sempre são maiores. Isso porque dentes mal posicionados podem facilitar o aparecimento de cáries, doenças gengivais, perda de osso ao redor dos dentes, alterações da fala e problemas funcionais. Além claro do benefício estético que o correto posicionamento dos dentes e ossos maxilares trará ao seu sorriso.

Uma dica: antes de alguém realizar uma cirurgia plástica no nariz, ou recorrer a uma cirurgia para aumentar o queixo, seria interessante consultar um ortodontista, pois muitas vezes o problema estético que incomoda tem origem ortodôntica.

Aparelho fixo é um método bastante eficiente para solucionar diversos problemas ortodônticos

Aparelho fixo é um método bastante eficiente para solucionar diversos problemas ortodônticos

Vale lembrar que após o uso do aparelho ortodôntico, o paciente ainda precisa usar uma contenção, isto é feito para que os tecidos ósseo e gengival se adaptem às mudanças na posição dos dentes.

Leia também: Brancorexia: cuidado com essa moda. Fábio Bibancos explica as precauções para se ter dentes brancos

Leia também: Quatro razões para praticar o seu sorriso! Fábio Bibancos fala sobre como o hábito interfere no cotidiano

Você deve estar se perguntando, por que eu abri o texto com Olimpíada? No último dia 8, a judoca Rafaela Lopes nos deu a primeira medalha de ouro na Olimpíada Rio 2016! Parabéns Rafaela, mas o meu parabéns vai também para o ex-judoca, medalhista Olímpico e hoje empreendedor social, Flávio Canto!

Flávio lidera o Instituto Reação, uma organização social que promove desenvolvimento humano e inclusão social por meio do judô e de atividades complementares — passeios culturais, atendimento fisioterapêutico, aulas de inglês e reforço escolar, entre outras, nas comunidades cariocas.

O empreendedor social Flavio Canto, com beneficiários da organização social, Instituto Reação

O empreendedor social Flavio Canto, com beneficiários da organização social, Instituto Reação

Para quem acredita que investir em projetos sociais é besteira, as respostas vem em um grande sorriso!

Parabéns para a Rafaela, que iniciou a prática do judô no Instituto Reação.

\o/ \o/ \o/ \o/ \o/ \o/ \o/ \o/ \o/

Rafaela Silva, atleta do Instituto Reação e a merecida medalha de ouro!

Rafaela Silva, atleta do Instituto Reação e a merecida medalha de ouro!

*Fábio Bibancos é cirurgião-dentista especialista em Odontopediatria, Ortodontia e Mestre em Saúde Coletiva, formado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Com consultório em São Paulo e no Rio de Janeiro, Fábio é autor de “Um sorriso feliz para seu filho” (CLA Editora),  “A Guerra dos Mutans”, “Boca!” e “Sorrisos do Brasil”, além de já ter sido eleito Empreendedor Social 2006 pela Schwab Foundation (ligada ao Fórum Econômico Mundial de Davos) e integrante do Fellow Ashoka (uma rede de empreendedores sociais presente em 65 países). Além de assinar uma coluna semanal neste espaço, está à frente do projeto Turma do Bem, a maior rede de voluntariado especializado do mundo: o dentistas do bem.

Acompanhe aqui as postagens de Fábio Bibancos: https://www.facebook.com/institutobibancos/

Pesquisas relacionadas

  • saulo nixon

    Ação social vale ouro!!!!

  • leo

    Se existisse a Olimpiada dos empreendedores sociais o Brasil seria OURO!

  • Pedro Alberto

    Parabéns aos empreendedores sociais de todo Brasil!