Em um editorial exclusivo na loja da Dell Anno, Carla Barros relembra os tempos de modelo e posa para o HT: “A formiguinha que morde não solta nunca mais”


Carreira, dificuldades, lembranças e projetos. Em uma mistura de simpatia e honestidade, a modelo conversou de um tudo com a gente e não fugiu dos temas mais tensos. Sobre a aceitação do envelhecimento, por exemplo, a maravilhosa e eternamente bela Carla Barros revelou que não faz interferências no rosto. “Eu fico muito preocupada quando eu vejo pessoas lutando contra o passar do tempo. Não tem jeito, é natural”

Sabe aquela história de quem já foi rainha não perde mais a majestade? Pois bem, foi isso o que a eterna top Carla Barros provou em um editorial exclusivo para o site HT. Produzida pelo incrível Lucas Vieira, com styling de Anderson Vescah e cliques sensíveis de Daniel Benassi, a modelo não tinha onde se sentir mais à vontade para relembrar os velhos tempos. Sucesso nos anos 1980 e 1990, Carla Barros era amante e estudante de Belas Artes antes de se lançar nas passarelas e nos cliques. Por isso, escolhemos um encantador e belíssimo espaço que, tradicionalmente, combina arte, moda e arquitetura. Claro que só poderia ser em umas das maravilhosas lojas da Dell Anno. O editorial que nossa querida top fez com exclusividade para o HT foi na loja da marca no Casa Shopping, no Rio, que apresenta o melhor e mais bonito conceito de móveis planejados na cidade.

Leia também: Símbolo de elegância e praticidade: Dell Anno é escolhida pela arquiteta Cláudia Santos para compor seu ambiente na Casa Cor

Leia também: Exclusivo: uma conversa com Gloria Coelho sobre universo quântico que a designer levou para a sua parceria com a Dell Anno: “Essa placa cura, dá amor, protege e ilumina”

Blusa Shoulder / Saia Zibba / Scarpin Ferni / Colar Brir / Anel Tereza Xavier (Foto: Daniel Benassi)

Blusa Shoulder / Saia Zibba / Scarpin Ferni / Colar Brir / Anel Tereza Xavier (Foto: Daniel Benassi)

Sobre a volta aos holofotes, ela já adiantou: “Isso fica dentro da gente. A formiguinha que morde não solta nunca mais. Às vezes, as minhas amigas até me pedem dicas para fazer poses iguais às de editorial. Por mais que eu tenha me aposentado desse universo, essa nunca deixou de ser a minha vida”. É hora de se encantar e descobrir mais da intimidade de Carla, que honrou a nossa bandeira mundo afora.

Bom, que ela foi um sucesso como modelo não está em pauta para a discussão. Mas descobrir como isso tudo começou foi uma delícia. Como adiantamos, Carla Barros era estudante de Belas Artes quando decidiu visitar sua irmã em Paris. Para quem não ligou os pontos, quando a genética é boa não tem jeito. A irmã em questão é Patrícia Barros, modelo brasileira que já era um sucesso e morava na capital francesa quando recebeu a visita da irmã, Carla. Por lá, despretensiosamente, a estrela do nosso editorial recebeu um convite para ser clicada. “Quando eu cheguei para visitar minha irmã, o Humberto da Silveira, que era fotógrafo em Paris, me chamou para fazer algumas fotos. Só que na hora, eu não aceitei, porque não era isso o que eu queria. Mas, depois, ele argumentou e eu acabei cedendo à proposta como um trabalho de fato. Acabou que deu super certo”, relembrou. Como deu, ?

De volta ao Brasil, Carla seguiu em busca de oportunidades com o seu book debaixo do braço. Sim, leitores. Naquela época, a profissão de modelo era ainda mais complicada e só conseguia trabalho quem corria atrás de seus objetivos. “Não foi fácil. No Brasil, ainda não existiam agências de modelo. Então, eu ia com o meu book embaixo do braço e batia na porta de todos os editores de moda para mostrar o meu trabalho. Quando a gente começava naquela época, era de fato do zero. Não é como hoje em dia que as meninas já são tops e estão nas capas das melhores revistas e na passarela dos melhores desfiles. Foi suado, mas valeu. Foram anos de experiência aqui no Rio até eu ir para São Paulo e fazer um trabalho mais sério por lá”, contou.

Blazer Shoulder / Blusa Cavalera / Calça Zibba / Sandália Cecconelo / Clutche de verniz 409 Bolsas (Foto: Daniel Benassi)

Blazer Shoulder / Blusa Cavalera / Calça Zibba / Sandália Cecconelo / Clutche de verniz 409 Bolsas (Foto: Daniel Benassi)

Ganhando o país com seu talento e beleza indiscutíveis, Carla Barros atravessou as fronteiras brasileiras em busca de novos horizontes. Mundo afora, a modelo foi destaque em ensaios e desfiles memoráveis. “Eu trabalhei na Alemanha, Suíça e Japão. No Japão, eu estive diversas vezes. Em dois anos, eu fui três vezes e fiquei bons e longos períodos por lá. Quando eu voltei da última vez, achei que já estava bom. Foi na mesma época em que eu me casei e estabeleci minha vida no Brasil”, disse sobre a carreira que lhe rendeu dois prêmios importantes no cenário da moda.

Com tantos anos de sucesso, as lembranças afloram como um jardim na primavera quando as histórias são relembradas. E engana-se quem pensa que é só de risada e glamour que vive uma modelo. Embora Carla Barros já tenha apontado a dificuldade no início da carreira como modelo, as lembranças que compõem essa trajetória são ainda mais curiosas. “A van de hoje era a nossa Kombi do passado. Ou seja, estrutura zero para fazer um editorial ou um trabalho externo. Isso significa que eu sei trocar de roupa dentro de um carro sem que ninguém veja. Muitas vezes, a gente passava um dia inteiro fotografando na praia, por exemplo, e eu tinha que me virar na areia para ir ao banheiro, trocar o look etc. Era uma loucura”, relembrou aos risos.

Blazer Shoulder / Blusa Cavalera / Calça Zibba / Sandália Cecconelo / Clutche de verniz 409 Bolsas (Foto: Daniel Benassi)

Blazer Shoulder / Blusa Cavalera / Calça Zibba / anel Tereza Xavier/ Sandália Cecconelo / Clutche de verniz 409 Bolsas (Foto: Daniel Benassi)

E Carla foi além. “Teve uma vez que eu desfilei no Japão na porta de um shopping em pleno inverno. Só que era uma coleção de maiôs para o alto verão. Imaginem a situação: foi uma das sensações mais estranhas da minha vida, porque a minha pele estava toda roxa de frio. Quando eu entrava no camarim, tinha gente com casaco e cobertor e aquecedor ligado para esquentar o ambiente. Enfim, situações que ninguém nem imagina que tenha por trás daquele glamour”, afirmou. Apesar de marcante, este desfile congelante não foi o mais especial da carreira da modelo. Embora não consiga eleger só um, Carla Barros relembrou de um momento que combinou orgulho, profissão e feminilidade. “Um dos momentos mais especiais foi quando eu entrei com a minha filhota, Maria Antônia, ainda bebê, na passarela. Esse desfile, sem dúvidas, foi inesquecível”, apontou.

Além de passar por certas dificuldades para se manter na carreira sem nunca abandonar o sorriso no rosto e a alegria de trabalhar com o que ama, Carla Barros ainda se destacava pelo seu jeito camaleão. Afinal, new faces fazem sucesso no mundo da moda, porque este universo quer novidades o tempo todo. “Desde sempre, cada temporada tinha uma tendência de corpo, rosto, cabelo etc. Às vezes, essas exigências mudavam rapidamente e, em outros momentos, permaneciam por diversas temporadas. E eu, ainda bem, conseguia ir me adaptando. Eu acho que o que faz uma modelo ser boa no mercado é esse poder dela de ir se transformando conforme as exigências da estação”, opinou.

Blusa AD Lifestyle / Calça Shoulder / Gargantilha e anel Tereza Xavier / Scarpin Ferni (Foto: Daniel Benassi)

Blusa AD Lifestyle / Calça Shoulder / Gargantilha em lã colorida e bordada com pedra preciosas e pérolas e anel Tereza Xavier / Scarpin Ferni (Foto: Daniel Benassi)

Outra carta na manga na carreira de Carla foi a apropriação de uma paixão da infância para a vida profissional. Sabe aquela história dos carões e poses que as modelos fazem? Encenação! “Na escola, eu queria fazer teatro. Então, eu acho que eu acabei desenvolvendo um pouquinho esse meu lado lúdico na minha carreira de modelo. Em muitas fotos, é como se eu tivesse em uma personagem representando naquele momento. Isso também foi muito importante”, revelou.

E Carla Barros era, de fato, o destaque de sua época como modelo. Em uma fase da moda brasileira que teve Maria Bonita, Ellus, Forum e Zoomp como grifes de referência, ela conseguiu se manter na carreira. “Eu fui exceção nas modelos daquela fase. Hoje, as meninas até conseguem trabalhar mais. Mas, na minha época, a carreira de uma modelo começava aos 14 e só ia até os 20 e poucos anos, não passava de 30. Já eu, comecei com 21 anos e fui até os 31”, comemorou.

Vestido Ateliê Daniella Martins / Jaqueta Vera Benchimol para Ateliê Daniella Martins / Colar Tereza Xavier (Foto: Daniel Benassi)

Vestido Ateliê Daniella Martins / Jaqueta Vera Benchimol para Ateliê Daniella Martins / Colar Copacabana com lãs coloridas e pedras + anel Tereza Xavier (Foto: Daniel Benassi)

Mesmo vivendo desde mais nova em um meio em que a beleza é uma das principais cobranças e se aposentando bem depois que as companheiras de casting, Carla Barros admitiu que o tempo não é uma preocupação. “Eu aceito, até porque não faço nenhuma interferência no meu rosto. Para me manter, eu faço exercícios físicos como academia e natação. E o mais importante: eu cuido da minha mente. Eu acho que a nossa cabeça é a última que pode envelhecer. Eu fico muito preocupada quando eu vejo pessoas lutando contra o passar do tempo. Não tem jeito, é natural. Mas, de resto, eu gosto de ter uma vida saudável e ser feliz”, declarou Carla que vive um momento de paixão na vida particular. Que maravilha!

Ainda no universo das passarelas e holofotes, Carla Barros reconhece mudanças nos novos tempos da carreira de modelo. Segundo a top, a moda segue as mudanças e tendências do mundo contemporâneo. E, atualmente, a rapidez e as redes sociais são conceitos importantes nesse cenário. “Eu acho que o mundo digital faz parte desse processo da nova posição da moda no ambiente que a gente vive. Nós estamos falando desse universo que mistura desejo e ego. Para mim, foi um processo natural. A indústria da moda cresceu muito e, hoje, envolve milhões de reais. As modelos desse novo cenário ganham salários de atrizes e são cercadas por muito glamour. Eu acho que elas são tratadas como eram as atrizes de Hollywood na década de 1940”, avaliou Carla que foi além. “As outras pessoas passam a ter mais acesso e conhecer mais a modelo como profissional. Mas, o que eu vejo das mídias sociais, é que elas permitem criar um desejo instantâneo de quem está vendo. Antes, um editorial para uma revista tinha que ser fotografado com quatro meses de antecedência. Porém, nas redes sociais, esse resultado é imediato”, disse.

Paletó Forum / Camisa Cavalera / Saia Paradise / Baraceletes e anel Tereza Xavier / Sandália Ateen (Foto: Daniel Benassi)

Paletó Forum / Camisa Cavalera / Saia Paradise / Baraceletes e anel Tereza Xavier / Sandália Ateen (Foto: Daniel Benassi)

Sobre essa rapidez um tanto quanto forçada no cenário da moda, o conceito do “see now buy now” não tinha como ficar de fora da discussão. Sobre esta novidade nos desfiles e no processo de produção das grifes, Carla justificou com a dobradinha inseparável de moda e desejo. “A onda é para aproveitar o desejo. E essa vontade, se for perdida, pode não ser conquistada de novo depois. E nós estamos vivendo em um momento de crise mundial. Eu acho que essa ideia do ‘see now buy now’ também aparece como uma alternativa para driblar essa situação. Com isso, as grandes marcas fogem um pouco da cópia. Lojas como H&M e Zara antes vendiam peças apresentadas nas semanas de moda bem antes das grifes e com preços bem mais baixos. Então, eu acho que as marcas viram que estavam perdendo muito com isso”, opinou.

Que Carla Barros é apaixonada por moda e não largou esse universo já está mais do que claro. Prova disso é a atual ocupação da modelo. Hoje em dia, Carla despeja todo o seu conhecimento sobre o cenário fashion como consultora de moda no ateliê da estilista Daniella Martins, no Leblon. Por lá, nossa top tem múltiplas funções que só a deixam ainda mais próximas das produções, tendências e apostas. “No ateliê eu faço um pouco de tudo, mas, principalmente o desenvolvimento da coleção e da modelagem. Eu trabalho em cima das tendências e ela na parte artística. Uma das funções que eu sempre gostei de desempenhar é trabalhar com a estética. E eu acho que isso está presente em mim desde a minha escolha de cursar Belas Artes. É muito prazeroso atuar nesses segmentos que envolvem estilo, imagem e produto”, explicou.

Vestido Zibba / Braceletes Shoulder / Scarpin Cecconello (Foto: Daniel Benassi)

Vestido Zibba / Braceletes Shoulder / Scarpin Cecconello / Bolsa da nova coleção Vesica Piscis by Tereza Xavier (Foto: Daniel Benassi)

Ela não para. Além de seu posto multifuncional no ateliê de Daniella Martins, Carla Barros ainda toca o seu projeto beneficente “Doar Fashion”, realizado ontem e hoje no Jockey Club. Ao lado de parceiras que fazem a ideia dar certo, a modelo promove pelo sexto ano um grande bazar que visa arrecadar dinheiro para instituições carentes. “A gente promove um evento de dois dias, que hoje é 100% patrocinado, com doações feitas por pessoas físicas e lojas. Hoje são mais de 118 marcas que participam e dezenas de pessoas que doam roupas novas ou semi-novas. Nós fazemos um grande bazar de moda e beleza e depois revertemos a renda integralmente para as 17 instituições beneficiadas”, contou sobre o evento que ocorre até hoje, na Zona Sul carioca.

E quem tem amigos tem tudo, não é mesmo? Depois de construir laços de amizades com produtores, editores e grifes durante sua carreira como modelo, Carla Barros tem ajudas de peso para contribuir com as doações. “Nós vendemos roupas, acessórios e objetos de decoração de importantes e famosas marcas. Alguns exemplos dessas grifes que nos ajudam graças às boas experiências de anos atrás são Cartier e Antonio Bernardo”, contou a modelo que ano passado conseguiu arrecadar meio milhão de reais em cerca de sete mil peças catalogadas. Para esse ano, a missão é superar a cota de 2015. Ciente da crise financeira que assombra o mercado, Carla Barros apostou em estratégias. “Principalmente esse ano, a gente precificou com um ticket médio mais baixo. Afinal, a gente sabe que todos estão passando por uma situação mais complicada. Como o intuito principal é vender, nós colocamos as peças com um valor mais baixo”, concluiu a modelo Carla Barros.

Créditos

Fotos: Daniel Benassi
Beleza: Lucas Vieira
Styling: Anderson Vescah

Agradecimentos

Dell Anno Casa Shopping
Avenida Ayrton Senna, 2150 – Lojas 201,202,203,210 – Casashopping – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro

Onde encontrar

http://www.zibba.com.br/
http://www.shoulder.com.br/
http://www.cecconello.com.br/
http://adlifestyle.com.br/

http://ferni.com.br/

http://www.forum.com.br/
http://www.cavalera.com.br/
http://www.lojaparadise.com/
http://www.ateen.com.br/
http://www.quatrozeronove.com.br/409/index.php
http://daniellamartins.com.br/