Gente & Comportamento

Em sua coluna semanal, Fábio Bibancos aborda um tema importante, mas que ainda é tabu: “Dentadura, placa, chapa, prótese… e agora José?”

Cirurgião-dentista especialista em Odontopediatria, Ortodontia e Mestre em Saúde Coletiva, Bibancos fala sobre o aspecto técnico e psicológico do tratamento do edentulismo (pessoas sem dentes) e enumera dois tipos de próteses que tem o objetivo de resolver esta questão: a prótese total convencional (a conhecida dentadura, que você deve ter assistido em algum vídeo e achou engraçado) e a prótese sobre implantes

Publicado em 22 de setembro de 2016 | Por Junior de Paula

*Por Fábio Bibancos

Quem nunca viu algum vídeo onde em determinada situação a dentadura pula pra fora da boca da pessoa? Muita gente acha engraçado, né? Mas a situação é extremamente embaraçosa… Infelizmente, muitas pessoas não têm todos os dentes na boca… os dentes foram perdidos devido a algum trauma, destruição dos dentes pela cárie, grave problema periodontal (gengiva), falta de dinheiro etc…

Leia também: Roer unhas é feito e os seus dentes não agradecem: Fábio Bibancos fala sobre a onicofagia e explica como o hábito prejudica a saúde bucal

Leia também: Em sua coluna semanal, Fábio Bibancos aborda questões como os cuidados pós-operatórios de cirurgias odontológicas e desmistifica alguns pontos

Aí entra a prótese, que tem como objetivo a reabilitação oral de todas as suas funções: estética, fonética e mastigação, a substituição efetiva dos dentes ausentes ou dentes perdidos. Existem alguns tipos de próteses, mas hoje vou abordar dois tipos: a prótese total convencional (a conhecida dentadura, que você deve ter assistido em algum vídeo e achou engraçado) e a prótese sobre implantes.

bibancos

Fábio Bibancos, em sua coluna semanal desta quinta-feira, aborda um tema importante: dentaduras

O aspecto psicológico de tratamento do edentulismo (pessoas sem dentes) é de grande importância e a relação paciente/profissional é essencial! Às vezes, apesar dos melhores esforços do dentista e a plena cooperação do paciente, continua impossível satisfazer as expectativas, pois a prótese total convencional (dentadura) apresenta um impacto negativo sobre a qualidade de vida do paciente. O sucesso ou fracasso do tratamento com próteses totais convencionais depende de muitos fatores, incluindo as habilidades técnicas do profissional e condições bucais desfavoráveis.

Leia também: Onde manda a imagem, boca bonita reina: Fábio Bibancos fala sobre a relação entre as redes sociais e a beleza bucal

Leia também: A moda vintage da odontologia: As lentes de contato são facetas de cerâmica ultrafinas que solucionam algumas imperfeições de cor, forma e posição dos dentes

Já as próteses sobre implantes dentários são muito eficazes! Os implantes dessas próteses melhoram a estabilidade e a retenção das próteses, proporcionando conforto oral e melhorando a qualidade de vida dos pacientes. Tudo fica mais simples e o paciente se sente muito seguro para falar, comer, beijar… levar uma vida normal, sem se preocupar com a dentadura…

Temos muitas histórias de pacientes que vieram com uma grande expectativa de tratamento odontológico. Ao apresentarmos que a melhor opção era a prótese sobre implante, a primeira reação sempre foi de dúvida, medo… Mas, ao término do tratamento e durante o acompanhamento através dos controles, TODOS relatam o quanto a vida deles mudou! “Doutor, agora eu posso comer normalmente sem me preocupar se a prótese vai cair!” “Depois que troquei a dentadura pela prótese sobre implantes, minha auto estima melhorou muito! Posso rir à vontade agora.” “O mais legal é o lado psicológico. Agora tenho mais confiança e segurança para sorrir, comer…”

Leia também: Quatro razões para praticar o seu sorriso! Fábio Bibancos fala sobre como o hábito interfere no cotidiano

Leia também: Orthós, odóntos, Olympias… Fábio Bibancos explica tudo sobre os aparelhos ortodônticos e fala sobre um grande atleta

Outra história linda é a de três irmãos que já eram nossos pacientes. Vendo a dificuldade da mãe de se alimentar e falar por causa da dentadura, eles decidiram agendar uma consulta para ela e juntos pagaram a prótese sobre implante da mãe… fofo, não?

Leia também:  Fábio Bibancos é o dentista fundador da ONG Turma do Bem, que atende mais de 65 mil crianças carentes: “Beleza não é bobagem. Ter os dentes é um direito de todos” 

Leia também: Brancorexia: cuidado com essa moda. Fábio Bibancos explica as precauções para se ter dentes brancos

Leia também: Em sua coluna semanal, Fábio Bibancos responde à pergunta: “Os dentes também têm visão Raio X como Superman?”

Como vocês podem notar, o resultado é dificilmente distinguível dos dentes naturais.

Este slideshow necessita de JavaScript.

*Fábio Bibancos é cirurgião-dentista especialista em Odontopediatria, Ortodontia e Mestre em Saúde Coletiva, formado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Com consultório em São Paulo e no Rio de Janeiro, Fábio é autor de “Um sorriso feliz para seu filho” (CLA Editora),  “A Guerra dos Mutans”, “Boca!” e “Sorrisos do Brasil”, além de já ter sido eleito Empreendedor Social 2006 pela Schwab Foundation (ligada ao Fórum Econômico Mundial de Davos) e integrante do Fellow Ashoka (uma rede de empreendedores sociais presente em 65 países). Além de assinar uma coluna semanal neste espaço, está à frente do projeto Turma do Bem, a maior rede de voluntariado especializado do mundo: o dentistas do bem.

Acompanhe aqui as postagens de Fábio Bibancos: https://www.facebook.com/institutobibancos/

Pesquisas relacionadas

  • Paulo Pantaleão Quagliarelo

    tenho um implante inferior realizada a uns 18 anos e com o tempo ela já não tem uma fixação positiva , e tambem tenho uma deficiência de gengiva por deficiência ossea ( a gengiva tem uma for ma de arco) e em na parte supeior tenho uma protese (dentadura) que pretendo substituir por um implante fixo. Portanto queria o endereço dos senhores doutores em São Paulo para uma consulta e saber da possibilidade de recuperar estas deficiencias. Meu muito obrigado.

  • IVETE DE JESUS VICENTE

    Bom dia gostaria de saber quanto custa hoje uma protese sobre implante