Daniel Hertz: ação entre Gastromotiva e KitchenAid promove a inclusão social através da gastronomia


Sua cozinha vai ficar linda: para participar do concurso cultural, basta adquirir o livro lançado no badalo e concorrer às batedeiras customizadas por chefs de cuisine!

A KitchenAid, a power marca norte-americana de eletroportáteis e acessórios de cozinha com 95 anos de estrada, lançou nesta última quinta-feira (8/5) o livro “Cook for the Future – Culinária e Arte” na Livraria da Cultura do Cine Vitória, no Rio, em parceria com a Gastromotiva, a organização que dissemina a gastronomia como um potencial fator de mudanças sociais. A ação visa arrecadar fundos para viabilizar a capacitação de novas turmas de aprendizes em gastronomia, já que, em sete anos de atuação, a instituição formou mais de 800 alunos, entre 18 e 35 anos, com o Curso Profissionalizante em Cozinha e Salão.  David Hertz, fundador da Gastromotiva, e  Fany Baum, diretora da KitchenAid Brasil, receberam os convidados na noite de autógrafos, junto com Rebecca Brogglio, diretora executiva da Marca Alpha, a agência que cuida dessa ação.

Como a Gastromotiva é formada por restaurantes e parceiros atuantes no mercado gastronômico, não foi difícil cooptar colaboradores para a ação. 31 chefs de cuisine do Rio e São Paulo customizaram as incríveis batedeiras stand mixers da marca com padronagens dar água na boca, entre eles a criada por Alex Atalla, do D.O.M., que participou da edição paulista com um exemplar customizado, na noite de autógrafos que ocorreu em São Paulo na véspera, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi.

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Já aqui no Rio, Rebecca Brogglio, feliz com o resultado do trabalho, brincava com a dupla Daniel Oelsner e Fernando Kaplan, responsável por duas ótimas opções de gastronomia na Cidade-Maravilha, o bar de tapas Venga e o restaurante que resgata aquelas receitinhas antigas, o Volta: “Esse quadriculado que vocês inventaram para a batedeira do Volta não é brincadeira. Comi um dobrado com a realização desse print”. Os rapazes riam. Daniel Hertz, por sua vez, enfatizava a importância dessa iniciativa aliada ao prazer de ver a coisa pronta: “É muito bom conferir um resultado tão bonito em uma empreitada que vai beneficiar muita gente boa”. Restauranteurs como Thomas Troisgros (Olympe, CT Brasserie, CT Boucherie, CT Burger e CT Tratorie), Jan Santos e Antonio Alcaraz (Ibérico e Entretapas) e Eduardo Bellizzi e Mara Fonseca (Quadrucci) deram aquela passadinha para confraternizar com os amigos e conferir suas criações. Mas Thiago Flores, do Paris Gastrô, era um dos mais animados. Quando lembrado por esta coluna por ter posado como Baco para a reinterpretação da obra “Los Borrachos”, de Diego Velàzquez, para a expo de fotos por ocasião da inauguração do Ibérico, em março, foi categórico: “A gente paga mico, mas se diverte horrores!”

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Com uma doação a partir de R$89,90, os interessados recebem o livro e concorrem às tais batedeiras Stand Mixers customizadas. Confira os regulamentos no site www.cookforthefuture.com.br