Com bom humor e irreverência, Carine Roitfeld reinventa as principais coleções da temporada no editorial “Fantasy Ads”


Série de imagens publicadas no CR Fashion Book traz modelos – inclusive plus sizes – se divertindo com roupas enquanto dançam, caem, comem e abandonam as poses e carões das propagandas

*Por João Ker

Você pode até não conhecer Carine Roitfeld de nome (o que é uma pena), mas se já passou em frente a uma banca de jornais nos últimos 20 anos, você com certeza já se deparou com o trabalho da stylist e editora de moda. Com sangue parisiense borbulhando nas veias, Carine esteve à frente da Vogue francesa durante uma década, saindo em 2011 e deixando o cargo para Emanuelle Alt. Foi ela a responsável por continuar o legado da publicação e desafiar os limites do que era considerado high-fashion, com toques de ousadia, sensualidade e irreverência que são sua marca registrada.

Carine Roitfeld fotografada por Terry Richardson (Foto: Reprodução)

Carine Roitfeld fotografada por Terry Richardson (Foto: Reprodução)

Hoje em dia, Carine é a diretora global de estilo da Harper’s Bazaar, assinando o styling e a concepção de editoriais que são distribuídos em todas as edições da revista ao longo do globo. Mas, seu trabalho mais autoral e toda sua genialidade criativa vem através do CR Fashion Book, publicação autoral na qual ela investe pesado em editoriais lúdicos e fora da caixinha. Por exemplo, foi a própria Carine Roitfeld quem teve a brilhante ideia de colocar Beyoncé em um editorial no qual ela posou em frente a uma prancha da Chanel (a mesma que Gisele Bundchen usou no comercial do Chanel Nº 5 posteriormente), fazendo alusão ao bordão criado com “Drunk In Love”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Foi Carine quem também abriu as portas do mundo da “alta moda” para figuras como Kate Upton, que estrelou a capa da primeira edição do CR Fashion Book logo no início de sua ascensão, quando muitos a consideravam “material de site pornô” e “grande demais” para os padrões vigentes de modelos. Talvez a maior prova de que Carine é realmente uma visionária foi seu apoio incondicional a Kim Kardashian, colocando a garota na capa da terceira edição de sua revista, meses antes de Anna Wintour até cogitar tal ideia para a Vogue norte-americana (um feito que a francesa já havia realizado em 2006, quando convocou Paris Hilton para a capa da Vogue Paris).

Este slideshow necessita de JavaScript.

Agora, Carine Roitfeld surpreende e deslumbra mais uma vez, com um editorial batizado “Fantasy Ads”, para a 6ª edição do CR Fashion Book. Nele, a diretora criativa e stylist faz o que quase todo mundo tem vontade quando vê as modelos de carão nas páginas das revistas: subverte todo o conceito da pose e põe modelos – plus sizess  inclusive – para se divertirem e, finalmente, interagirem com a roupa que está sendo vendida. Abaixo, você vê o que ela fez com nomes como Prada, Louis Vouitton, Rick Owens, Gucci, Versace, Valentino, MAC e muito mais. Sob a ideia de que “é melhor ser uma pessoa interessante do que uma simplesmente bonita”, a editora transformou as mais importantes coleções de primavera/verão 2015, em um editorial de 72 páginas. Confira abaixo um preview disponibilizado no site:

Este slideshow necessita de JavaScript.