Gente & Comportamento

Aplicativo VAMO.OOO une esportistas regulares e sedentários em um mesmo espaço de troca de informações sobre o universo dos esportes

A ideia promete suprir necessidades dos clientes e englobar o universo dos exercícios. Com base em pesquisas, os sete sócios perceberam que as maiores causas de sedentarismo era falta de tempo e alguém para treinar. Em cerca de um mês, já reúne mais de 5 mil adeptos

Publicado em 17 de maio de 2017 | Por Ana Clara Xavier

Por que ir para a praia correr às seis da manhã quando podemos dormir? Às vezes até rola uma yoga na praia, mas sem companhia desanima, né? Pelo menos, esses foram os dois motivos apontados pelos sócios do aplicativo VAMO.OOO para a causa do sedentarismo entre jovens adultos. Pessoas de 19 estados do país fizeram o questionário on-line para atestar a teoria do grupo que havia sido previamente aprovada com o levantamento de pesquisas do Ministério dos Esportes. “A gente percebeu que, quando uma pessoa sai da adolescência, a carga de responsabilidades aumenta progressivamente. Com isso, o esporte que é considerado um luxo, por muitas pessoas, passa a ser deixado de lado”, conta Hugo Neto, um dos fundadores. Ele e mais seis pessoas se reuniram para criar um produto que pudesse suprir todas as necessidades do público e englobar o universo dos esportes, ao mesmo tempo. É possível, neste aplicativo, conversar sobre esportes, marcar treinos e organizar eventos. O projeto está sendo bancado pelos sócios e é totalmente gratuito.

Primeira tela do aplicativo (foto: Divulgação)

O VAMO.OOO foi pensado para jovens de 20 a 40 anos, sejam eles esportistas ou não, e a ideia é que toda essa galera junta possa estimular uns aos outros, que foi uma necessidade que as pesquisas apontaram sobre o mercado. É possível classificar cada um por nível de habilidades para evitar que os iniciantes se sintam constrangidos. “Os clientes são divididos em três grupos: os praticantes regulares, os ocasionais e os sedentários. O primeiro é para as pessoas que já tem o seu grupo fixo e, por meio do app, podem organizar melhor os treinos. Já o segundo é para pessoas que não jogam esporadicamente e lá podem encontrar equipes para se exercitar. O último pode ver, no aplicativo, uma motivação, porque existem pessoas que querem aprender assim como ele”, explica Hugo. A ideia é uma solução pensada na necessidade do público, de acordo com o sócio. O Facebook, por exemplo, nunca se equiparia a este produto porque existem funções específicas para cada esporte e supre algumas questões que só a rede social não dá conta.

(foto: Divulgação)

A ideia surgiu de uma necessidade que o próprio grupo sentiu. Eles se conheceram durante um MBA intensivo no Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado, em São Paulo, com uma turma de diferentes estados. Os sete colegas juntos sentiam a falta de praticar algum esporte enquanto estavam longe de casa, mas não tinham equipamentos, espaço e quantidade suficiente de pessoas para jogar. Foi nesse momento que a proposta surgiu e a usaram para Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para, mais tarde, estruturarem um negócio. “Todos nós já tínhamos uma posição gerencial nas respectivas empresas e, depois da ideia, montar a estratégia foi fácil, investimos dinheiro trazendo um programador para criar o aplicativo. Falávamos todos os dias pelo celular e conversávamos uma vez por semana no Skype, com isso fomos dividindo as funções de cada um dentro da empresa. Agora, um ano depois, nasceu o VAMO.OOO”, lembra Hugo.

 

Menu do app (foto: Divulgação)

O objetivo do projeto é que os usuários possam praticar cada vez mais para que a sociedade não tenha problemas pela falta de exercício. Afinal, já foi comprovado que esporte vai muito além da questão física e de ideal corporal. “Acreditamos que o esporte é um aliado para que as pessoas possam ter uma vida mais plena, porque dá saúde, disciplina, foco, faz as pessoas se socializarem e liberarem endorfina que gera prazer”, afirma um dos sócios. O feedback com os clientes já está acontecendo, alguns até apontaram esportes que estão faltando na lista para que os programadores possam incluir. A hashtag VAMO.OOO tem cerca de vinte mil marcações no Instagram.

(foto: Divulgação)

Para comemorar a inauguração, foi feito um evento onde tudo começou, em São Paulo. Houve uma parceria pontual com algumas empresas naturais como Good Soy que exibiram seus produtos na ocasião. “Tivemos cerca de duzentas pessoas no evento passado muito engajadas na causa. Muitas pessoas pediram para ter de novo”, relembra Hugo. Marcaram presença algumas influenciadoras de mídia como Ana Paula Simões, Karina Teixeira, Miriã Fonseca, Marcela Parise e Christopher Chow. As próximas cidades que vão receber a celebração será Porto Alegre, em Junho, e Rio de Janeiro, em Agosto.

Sócios reunidos (foto: Divulgação)

Pesquisas relacionadas

  • Carol Santos

    Curti! Já baixei!

  • Babi Santos

    Nossa, que interessante! Sempre tive esse problema de achar pessoas para praticar esportes. Vou baixar o app hoje!!