Gente & Comportamento

A moda vintage da Odontologia: as lentes de contato são facetas de cerâmica ultrafinas que solucionam algumas imperfeições de cor, forma e posição dos dentes

Cirurgião-dentista especialista em Odontopediatria, Ortodontia e Mestre em Saúde Coletiva, Fábio Bibancos escreve todas as quintas neste espaço

Publicado em 23 de junho de 2016 | Por Karina Kuperman

*Por Fábio Bibancos

Um largo e belo sorriso pode mudar o dia de qualquer um, mas ter aquele sorriso de ator/atriz de cinema é algo que as pessoas precisam tomar cuidados, pois acabam pecando ao buscar procedimentos (equivocados ou mal aplicados) na tentativa esboçar o sorriso perfeito.

Eis que a tecnologia também está a favor da odontologia e nos traz novos procedimentos, correto? Não gente. Essa tecnologia que está de moda já tem 20 anos. As lentes de contato odontológicas são vintage! O que sim é verdade é que evoluíram.

Rodrigo Lombardi, Tarcisio Meira, Marco Ricca e Fabio Bibancos

Rodrigo Lombardi, Tarcísio Meira e Marco Ricca posam com Fábio Bibancos (Foto: Divulgação)

Leia também: Na estreia de sua coluna, Fábio Bibancos faz as devidas apresentações e alerta: “Sorrir com confiança muitas vezes não vem em um passe de mágica”

As lentes de contato odontológicas parecem simples, mas como todo procedimento ou tratamento deve ser assistido por um bom profissional.

Essas lentes nada mais são do que facetas de cerâmica ultrafinas. São pequenas peças de porcelana colocadas sobre a superfície dental em procedimentos estéticos. O resultado é um sorriso mais bonito de forma mais rápida, já que estas facetas solucionam algumas imperfeições de cor, forma e posição dos dentes.

Lente de contato dental deixa o sorriso branco e correto

Lente de contato dental (Foto: Reprodução)

Esse tratamento dental é uma solução alternativa, rápida e sem dor para quem quer um sorriso mais harmonioso.
Espera um pouco. Alguém, em algum momento, se perguntou por que um tratamento dental é chamado de “lentes de contato odontológicas”? A resposta é simples. As lâminas são tão finas como as lentes de contato e sua aplicação – usando um paralelo grosseiro – é como colocar as unhas postiças. Prático, não é? O dentista necessitará desgastar os dentes para poder aplicá-las já que não pode existir nenhuma imperfeição no dente impedindo a aplicação da faceta.
Para quem está pensando em optar pelas lentes de contato odontológicas saiba que o procedimento estético completo pode durar algo mais que três sessões no dentista e tem uma duração indefinida, dependendo claro, dos controles periódicos com o dentista e o bom hábito de limpeza.

Leia também – Fábio Bibancos é o dentista fundador da ONG Turma do Bem, que atende mais de 65 mil crianças carentes: “Beleza não é bobagem. Ter os dentes é um direito de todos” 

O que realmente vale a pena saber é que nem todo mundo pode utilizar as facetas, porque este procedimento estético é indicado na reabilitação oral de pessoas com dentes manchados, quebrados, desgastados, poucos desalinhados ou com alteração de forma e presença de espaços – apesar de não ser o único procedimento utilizado nesses casos. Tampouco o único que dá certo (a resina, quando bem indicada e executada, também produz ótimos resultados em alguns casos).

dr-fabio_bibancos-720x340

(Foto: Divulgação)

Veja aqui o vídeo “Frame do Bem”, um dos grandes projetos da ONG

Ok, todo mundo quer ter o sorriso do Rodrigo Lombardi, mas não dá! Ao planejar este tratamento, é necessário considerar uma série de fatores como o tom da pele, a idade, os traços do rosto. Por isso, buscar um profissional especializado é a melhor coisa a fazer.

Saiba mais sobre a ONG “Turma do Bem”

Uma boca com dentes bonitos é fábrica de sorriso largo e de Instagram bombando com selfies cheias de alegria e autoestima. Mas lembre: sorriso só é bonito mesmo quando o cuidado da higiene bucal é diário e um profissional está focado no que é mais adequado para a sua boca.

Ah, sorria para as pessoas, elas irão agradecer com outro sorriso, ;).

*Fábio Bibancos é cirurgião-dentista especialista em Odontopediatria, Ortodontia e Mestre em Saúde Coletiva, formado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Com consultório em São Paulo e no Rio de Janeiro, Fábio é autor de Um sorriso feliz para seu filho (CLA Editora),  “A Guerra dos Mutans”, “Boca!” e “Sorrisos do Brasil”, além de já ter sido eleito Empreendedor Social 2006 pela Schwab Foundation (ligada ao Fórum Econômico Mundial de Davos) e integrante do Fellow Ashoka (uma rede de empreendedores sociais presente em 65 países). Além de assinar uma coluna semanal neste espaço, está à frente do projeto Turma do Bem, a maior rede de voluntariado especializado do mundo: o dentistas do bem.

Pesquisas relacionadas

  • nadja

    Quero voltar a sorrir sem vergonha, sorriso largo, boca aberta, sem medo…
    O que faço pra conseguir um tratamento desse de graça?

  • Lino. bessersobesser@oi.com.br

    Tenho fé que muito dm breve todos poderão utilizar esse método.Deus e mas

  • Jose Carlos Rodrigues

    Ai como eu gostaria de poder ter uma boca assim mais infelizmente deve ser muito caro e eu nao teria como pagar.
    Sera que um dia terei dinheiro. Para um sorriso deste?muito lindo.