Fotos

Calendário Pirelli de 2018 tem elenco negro, com RuPaul, Lupita Nyong’o e Naomi Campbell reproduzindo cenários de Alice no País das Maravilhas

No ano passado, o calendário trouxe artistas de Hollywood mostrando a verdadeira beleza natural de cada uma, uma proposta que ia contra os padrões de beleza. Para este ano novo, a ideia também é quebra de padrão

Publicado em 14 de novembro de 2017 | Por Ana Clara Xavier

Zoe Bedeaux para o calendário Pirelli (Foto: Tim Walker)

Quando pensamos em Alice no País das Maravilhas nos lembramos do desenho onde a menina branquinha e de olhos azuis passeia por cenários inusitados dentro daquele universo de conto de fadas. Nas reproduções que se seguiram o longa animado, a escolha dos diretores sempre foi por mulheres que tivessem um estereótipo semelhante, como no caso da animação dos Estúdios Disney, em 2010, com a atuação de Mia Wasikowska. No entanto o Calendário Pirelli de 2018 está prestes a mudar a imagem da pequena Alice e dos personagens do conto.

A ideia era revisitar a história de Alice no país das Maravilhas (Foto: Tim Walker)

O famoso calendário trouxe em suas páginas personagens negros para as fotos da edição de 2018. Algo parecido já havia acontecido na edição de 1987, onde cinco mulheres negras, dentre elas Naomi Campbell, trouxeram representatividade através das lentes do britânico Terence Donovan. A diferença, dessa vez, é que a equipe resolveu fazer os cliques reconstruindo os cenários do desenho infantil.

Thando Hopa tamabém participou do elenco (Foto: Tim Walker)

As imagens feitas pelo fotógrafo Tim Walker contam com a modelo e atriz britânica Naomi, ao lado da atriz queniano-mexicana e vencedora do Oscar Lupita Nyong’o, o ator, apresentador, cantor e compositor norte-americano RuPaul e a atriz, humorista, autora e apresentadora Whoopi Goldberg. Além destas celebridades, estavam também a modelo australiana-sudanesa Adut Akech, a modelo e ativista feminista britânica-ganesa Adwoa Aboah e a ativista gambiana Jaha Dukureh.

Slick Woods de Chapeleiro Maluco (Foto: Tim Walker)

A escolha do elenco foi feita por Piergiorgio Del Moro e com o styling do diretor da Vogue britânica, Edward Enninful. A ideia era selecionar um elenco poderoso de atores, músicos e modelos para estrelar esta visão diferenciada do filme.

Este slideshow necessita de JavaScript.

As imagens do calendário do ano passado também buscaram uma ideia de desconstrução  que, na época, foi em volta do padrão de beleza. O fotógrafo Peter Lindberg teve a responsabilidade de retratar atrizes de Hollywood através de sua beleza feminina, sem destacar padrões.

 

 

 

Pesquisas relacionadas