Arte & Literatura

Gente que faz! A cineasta brasileira Prisci La Guedes mostra o cinema francês por trás das câmeras

Em encontro no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo, a diretora abordou temas sobre a atual produção cinematográfica e as diferenças entre as produções brazucas e francesas!

Publicado em 20 de dezembro de 2013 | Por Alexandre Schnabl

*Por Nayanne Louise

O retorno da cinematógrafa brasileira Prisci La Guedes ao Brasil anda gerando bons frutos, com troca de experiências entre os jovens amantes do cinema. Em rápida passagem pelo país, a diretora reuniu estudantes de cinema e curiosos em um workshop no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo, para compartilhar valiosas informações sobre os sets de filmagem franceses. Durante o encontro, foram abordadas questões como a estrutura dos diferentes tipos de produção, financiamentos, formas de difusão, um comparativo entre cinema digital e o cinemão tradicional em película, além de as diferenças entre as realizações de lá e o atual mercado audiovisual brasileiro.

Em uma espécie de talk show, Prisci La Guedes abriu sua ‘caixinha de Pandora’ de conhecimentos da área para os curiosos, de forma detalhada e sem poupar dicas. Além disso, a plateia teve a oportunidade de assistir, em primeira mão, o inédito trailer do curta-metragem Putain D’amour’, primeiro filme da série Contos da Coceira, que ainda não foi divulgado oficialmente apenas por questões contratuais de futuras parcerias. “É extremamente gratificante poder voltar onde nasci e fui criada para passar um pouco de tudo aquilo que aprendi, na teoria e na prática, sabendo que estou contribuindo com estudantes de audiovisual, os futuros cineastas brasileiros. O Brasil tem muito que mostrar ao exterior”, declara Prisci La.

Após três meses no Brasil, a profissional se dedicou a realizações de projetos como o CINEmato (exibição de filmes em sala de cinema feita de bambu), gravações de filmes publicitários e a direção de fotografia do curta-metragem ‘Agora nesse momento’, de Marcelo Yuka, além reuniões com futuros parceiros. Agora, a diretora de cinema retorna para França para continuar tocando alguns projetos. Volta logo!

Fotos: Divulgação

Pesquisas relacionadas

close-link