Arte & Literatura

Palavras não ditas e cartas nunca enviadas: Maria Ribeiro lança livro “Tudo o que eu sempre quis dizer, mas só consegui escrevendo”, que reúne homenagens, pedido de desculpas e até ‘DRs’

Na presença de amigos, familiares e fãs, a atriz, diretora e escritora Maria Ribeiro lançou seu livro que apresenta mensagens novas e antigas, algumas inéditas. Entre elas estão uma para o ex-marido Paulo-Betti, para a ex-mulher dele, Eliane Giardini e até um pedido de desculpas para Fátima Bernardes

Publicado em 9 de Maio de 2018 | Por Rayssa Cerdeira

Se para muitos escrever cartas já não é mais um hábito, para Maria Ribeiro é uma paixão.  Ela reuniu todo o acervo de mensagens não enviadas em um livro,“Tudo o que eu queria dizer, mas só consegui escrevendo”,  que foi lançado na noite de terça-feira, dia 08, na livraria Argumento, no Leblon. Durante a agitada noite de autógrafos, Maria foi prestigiada por muitos fãs, familiares e amigos, entre eles Dira Paes, Bárbara Paz, Andréia Horta, Zezé Polessa, Ricardo Pereira, o ex-marido Paulo Betti com a atual namorada Dada Coelho e Fábio Assunção, com quem Maria recentemente assumiu relacionamento.

O livro reúne cartas, mensagens e até indicação de filme e música. Maria escreveu para destinatários próximos, como familiares e colegas de trabalho, mas também para celebridades distantes, algumas já falecidas, como Tom Jobim, políticos, objetos inanimados, como uma boneca russa e um All-Star azul, e desconhecidos, como o filho da manicure. Ela também escreveu para ex amores, como Paulo Betti e Caio Blat, e também para a ex-mulher de Paulo, Eliane Giardini.

As atrizes Bárbara Paz, Zezé Polessa e Adréia Horta foram prestigiar o lançamento do livro da amiga e colega de profissão Maria Ribeiro. (Foto: Cristina Granato)

Sobre o formato, Maria disse que se inspirou em Fernando Sabino e Clarice Lispector, e que a carta é uma maneira diferente de se comunicar.  “Tem coisas que você só consegue falar escrevendo. Eu gosto muito do formato, leio muito correspondência de autores que admiro. É uma maneira diferente de perceber o autor, porque existe um descompromisso com a linguagem. São coisas escritas que não necessariamente seriam publicadas”, conta.

A ideia, a princípio, era escrever cartas para pessoas desconhecidas e distantes, como Woody Allen e Sigmund Freud. Mas Maria diz que sentiu a necessidade de escrever inclusive para pessoas próximas. “Eu decidi não hierarquizar. Eu quero escrever para os meus amigos, para minha família, para a minha mãe. Até para ela existem coisas que eu não consigo dizer ao vivo, que eu só consigo escrevendo”, disse.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Dira Paes, amiga da escritora desde os 15 anos, não economizou nos elogios. “Maria sempre foi Maria. Além de linda e inteligente, é uma pessoa agregadora que sempre teve amigos de todas as partes. Esse livro me fez querer escrever para as pessoas. A Maria tem uma autenticidade irreverente.”

O ator Paulo Betti, ex-marido da escritora e destinatário de uma das cartas do livro, falou sobre o carinho que sente por ela. “A ocasião é muito feliz. É uma relação muito amorosa, muito familiar. Aqui tem pessoas dá família da Maria, que já foram da minha, e que são pessoas que eu gosto muito. É para celebrar”, afirmou o ator. A atual namorada de Paulo, Dada Coelho, também destacou a boa relação que mantém com a atriz. “A Maria é incrível. Aliás, todas as ‘exs’ do Paulo são. Eu quero criar um grupo nas redes sociais com elas”, brincou a humorista.

Maria Ribeiro foi prestigiado por Paulo Betti, seu ex-marido, e a atual namorada dele Dadá Coelho, durante o lançamento de seu livro “Tudo o que queria dizer, mas só consegui escrevendo”. (Foto: Cristiana Granato)

A presença de Fábio Assunção, namorado da escritora, atraiu olhares durante o evento. Assim que chegou, o ator que interpreta o juiz Ramiro na série Onde Nascem os Fortes, foi parabenizar a amada e fez elogios apaixonados. “Eu sou um admirador, um fã. A Maria é incrível e se comunica como ninguém. Esse livro é um retrato disso”, comentou Fábio.

Atual namorado de Maria Ribeiro, Fábio Assunção, foi prestigiar a namorada durante o lançamento do novo livro da atriz, “Tudo o que eu queria dizer, mas só consegui escrevendo”. (Foto: Cristina Granato)

Pesquisas relacionadas