Arte & Literatura

Newton Lima segue seu garimpo de olhar apurado e apresenta as obras poéticas da ceramista Heloisa Galvão e os vasos de papel da Opotte

Nosso colunista cool de design, arquitetura e decoração - e orgulho deste site - bateu um papo cheio de conteúdo com a artista capixaba em seu atelier paulistano: "Minha pesquisa em cerâmica sempre foi baseada na busca pela leveza a partir dessa matéria densa e forte que é a terra​"

Publicado em 6 de fevereiro de 2017 | Por Junior de Paula

* Por Newton Lima (@newtonlimaofficial)
www.newtonlimainteriores.com.br

Nosso ritmo de vida atual impõe criatividade em alta velocidade: o que parece ser inovador e inédito caminha lado a lado com uma estranha sensação de deja vu – de onde vem o pensamento “acho que já vi isso em algum lugar”. Ainda é possível que algo nos surpreenda genuinamente? É provável que sim, mas isso exigirá uma busca minuciosa e repleta de critérios. Os termos “releitura” e “revisitar” tentam estabelecer um fôlego enquanto algo novo não surge, e dessa maneira nossas expectativas seguem doutrinadas a aceitar o que temos para hoje. Encontrar soluções criativas não é tarefa impossível, desde que saibamos onde procurar. Na coluna de hoje apresento peças moldadas a partir de cerâmica líquida e vasos reutilizáveis de papel. Venham comigo!

Foto: Sergio Baia

O garimpo cerâmico de Heloisa Galvão

Tudo acontece numa rua residencial no bairro de Pinheiros em São Paulo. Uma casa charmosa, branca, mas ao confirmar o endereço, há um impacto desencadeado por boas surpresas.

O trabalho da artista plástica capixaba, desde a sua concepção até o processo fabril e acabamento essencialmente artesanal se dá ali mesmo com o apoio de uma pequena equipe.

Adornos de parede em diversas composições / Heloisa Galvão em seu studio

NL –  No bate papo que tivemos no seu atelier, falamos do início de sua carreira com fotografia, fato percebido no criterioso cuidado que permeia as imagens que ilustram a sua arte. Como se deu a transição para o meio cerâmico, e a partir daí no desenvolvimento da sua técnica atual.

HG – Eu cursei Artes Plásticas na Universidade Federal do Espírito Santo e iniciei minha pesquisa estudando processos históricos ​de fotografia, como Albumen, Van Dick Brown e Cianotipia, no intuito de construir objetos fotográficos. Trabalhei com sensibilização de suportes fotográficos sobre papéis variados e tecidos. O passo seguinte foi experimentar um material que a meu ver me traria mais possibilidades tridimensionais, e assim foi meu encontro com a cerâmica. Isso foi em 1999.

A partir daí tive um estúdio de cerâmica em Vila Velha no ES, por 7 anos e depois vim para São Paulo para fazer meu mestrado em Poéticas Visuais, na Escola de Comunicações e Artes da USP. A partir daí montei meu estúdio na Vila Madalena e comecei a trabalhar com porcelana translúcida.

Em 2010 passei um ano no Ceramics Program na Harvard University, e então retomei minha pesquisa com imagens fotográficas sobre cerâmica.

Linha de utensílios de cozinha/mesa em diversas nuances

NL – Sua marca registrada se dá na espessura finíssima e delicada das peças. Essa leveza torna o produto frágil ao ponto de requerer cuidados especiais?

HG – Minha pesquisa em cerâmica sempre foi baseada na busca pela leveza a partir dessa matéria densa e forte que é a terra​. Quando comecei a trabalhar com porcelana isso ficou mais evidente, pois a porcelana é uma matéria muito resistente, que permite espessuras muito finas. Por trabalhar com a porcelana líquida e tirar partido dessa fluidez, mantendo as gotas que se formam na produção, minhas peças tem como identidade essa aparência fluida e irregular, talvez passando uma impressão de fragilidade. Mas as peças são tão resistentes como qualquer porcelana industrial e requerem os mesmos cuidados básicos.

Os icônicos vasos e cachepôs em coleções exclusivas

NL – Você possui uma rede de lojas como ponto de revenda de suas peças pelo Brasil. Existe algum critério seletivo quanto ao tipo de peças que encontraremos em cada loja? 

HG – Nós trabalhamos com várias linhas e escolhemos junto com nossos parceiros as linhas que mais se adequam a cada loja. ​

Todas as peças são assinadas pela artista

Contato: heloisagalvao.studio@gmail.com / (011) 4329-2988 (atendimento com hora marcada)

Instagram: @heloisagalvaostudio

Lindo de viver!

Em meados de novembro de 2016, fui visitar a feira IT BRANDS em São Paulo que expõe o trabalho de diversas lojas, ateliers, artesãos e designers. Nessa oportunidade conheci o stand da loja OPOTTE onde Anna Milliet, renomada designer de tecidos e estampas apresentava a sua mais nova criação: vasos de papel!

Sugestão de arranjos / Divulgação

Isso mesmo!

Os desenhos desenvolvidos em conjunto com sua sócia Ana Gelpi, conferem um resultado surpreendentemente inovador com um custo competitivo. As peças se adaptam a diferentes formatos de copos ou vasos com muito charme! Comercializados diretamente por elas, são entregues num envelope customizado com instruções e sugestões de uso – são 4 modelos com diferentes formatos e tamanhos:

Os quatro modelos de vasos atualmente disponíveis

Já conhecida nessa coluna por seu trabalho delicado com flores, vejam a seguir o vídeo preparado por Fatima Casarini da Ramo Urbano em parceria com Opotte na aplicação desses vasos de papel:

Contato Opotte: loja@opotte.com / Instagram: @opotte.oficial

Contato Ramo Urbano: contato@ramourbano.com.br / Instagram: @ramo_urbano

Na próxima semana teremos artes plásticas e design de mobiliário e objetos da melhor qualidade!

Até lá!

Leia Mais: O Site HT tem a honra de apresentar o designer de interiores e nosso novo colunista Newton Lim, que, toda segunda-feira, vai falar de arquitetura, design e decoração 

Leia Mais: Newton Lima fala sobre pequenos detalhes que fazem toda a diferença na sua casa. “Na contramão das teorias, as mudanças vêm de fora pra dentro”

Leia Mais: Em sua coluna semanal sobre design, arquitetura e decoração Newton Lima explica: “Design: a concepção de um produto no que se refere a sua forma física e funcionalidade”

Leia Mais: Newton Lima, nosso colunista cool de design, arquitetura e decoração, entra no clima do Natal e dá dicas sensacionais de presentes e de como montar a árvore. 

Leia Mais: Em sua coluna de design, decoração e arquitetura, Newton Lima dá dicas de como escolher o tapete ideal e sobre a funcionalidade dos ambientes

Leia Mais: Newton Lima em sua coluna de design, decoração e arquitetura no site HT dá dicas infalíveis para criar a iluminação correta de um ambiente

Leia Mais: Newton Lima fala sobre a importância dos quadros em um projeto de decoração: “A Arte não tem preço, e o valor de uma obra é você quem dá”

Leia Mais: Newton Lima dá dicas de como escolher a cor certa para a sua casa: “Elas podem ser tanto sensual e passional quanto calmante e de meditacão”

Leia Mais: Em sua última coluna de 2016, junta o universo dos quartos infantis às raízes do artesanato brasileiro

Leia Mais: Newton Lima mostra os bastidores e os profissionais responsáveis por mais um passo importante em sua trajetória: o lançamento de seu novo site

Leia Mais: Newton Lima facilita o trabalho de quem pode optar pelo home office e apresenta as melhores opções de como montar o escritório perfeito

*Formado em administração de empresas e com MBA em gestão de Negócios, o designer de interiores, realizador e cenógrafo se reinventou recentemente, quando abriu a Newton Lima Interiores e viu seu nome crescer. Nas redes sociais ele já soma mais milhares de seguidores no Instagram (@newtonlimaofficial), por conta da sua curadoria de imagens e assuntos, fruto de seu olhar atento e muito criterioso. E é isso que podemos esperar em sua coluna semanal no site HT: o design brasileiro e do mundo, arquitetura, decoração e o que mais couber e vier do seu radar ligado 24 horas por dia

Pesquisas relacionadas

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,