Arte & Literatura

Newton Lima facilita o trabalho de quem pode optar pelo home office e apresenta as melhores opções de como montar o escritório perfeito

Nosso colunista cool de design, arquitetura e decoração desmistifica o termo empregado para o trabalho remoto e apresenta excelentes opções de mobiliários e dicas para não errar na hora de pensar este espaço que vem ganhando força nos tempos modernos

Publicado em 23 de janeiro de 2017 | Por Junior de Paula

Ilustração: Claudia Liz

* Por Newton Lima (@newtonlimaofficial)
www.newtonlimainteriores.com.br

Trabalhar em casa é o sonho de muita gente?

O termo “home office” é um dos grandes temas quando o assunto é trabalho do futuro, e em meio a esse cenário turbulento de mudanças econômicas e políticas, esse futuro parece ter chegado sem aviso prévio. O emprego regular segue escasso e de repente nos percebemos em casa à frente do computador buscando formas de empreender. A autonomia, bandeira antes erguida como símbolo de liberdade, nos dias atuais parece ter outro significado. Nesse universo de adaptações a curtíssimo prazo, a melhor saída seria ajustarmos nossa rotina no intuito de atender uma demanda eminente – estamos trabalhando em casa e ajustes precisam ser feitos. A hora é agora!

Trabalho de pesquisa com a designer Karina de Nicola

A decoração e o design dão uma mãozinha nesse processo

Assumindo que mudanças são necessárias na adaptação da sua casa para um local de trabalho, busquei o apoio de uma empresa especializada no desenvolvimento de mobiliário, acessórios e estações de trabalho para nossa coluna: a americana Hermann Miller. Criadores de peças icônicas do design e ganhadores de diversos prêmios voltados para conforto e ergonomia, essa empresa segue atenta às mudanças pelas quais os ambientes de trabalho de todo o mundo estão passando, principalmente no que diz respeito às expectativas e à forma como o trabalho é realizado, propondo que as estações de trabalho sejam convertidas em espaços permeados por uma atmosfera de compartilhamento de propósitos capazes de atrair e estimular seus usuários. Na sua linha regular, três tipos distintos de cadeiras ganham destaque:

Cadeiras Aeron / Embody / Sayl Chair da fabricante Herman Miller

Aeron: seu design e desempenho únicos trouxeram um novo conceito de cadeiras de trabalho, sem o usual estofado. Na recente reedição, a tela aplicada nas fibras que são usadas em seu encosto, ajustes independentes para as regiões da lombar e sacro, novo mecanismo que ajusta a postura e altura e novas cores: além do tradicional tom Grafite, também disponível no tom Mineral (quase branco) e Carbono.

Embody: possui um sistema de suporte que proporciona uma sensação de estar flutuando, mas em perfeito equilíbrio, distribuindo o seu peso uniformemente enquanto está sentado. Isto reduz a pressão e incentiva o movimento, os quais são essenciais para manter o foco e uma circulação saudável.

– Sayl Chair: seu encosto 3D Intelligent sem estrutura permite que você se estique e se mexa, proporcionando um equilíbrio saudável entre o suporte e liberdade. Os fios de elastômero no encosto da suspensão variam em espessura e tensão para proporcionar um maior apoio nas áreas de transição ao longo da coluna e menos nos demais lugares para incentivar uma variedade de movimentos na posição sentada.

No quesito acessórios, vejam as opções de suporte para laptops, monitores e CPU que farão toda a diferença na sua rotina de trabalho remoto:

Suportes: Laptop Mount / Lapjack /FLO / CPU Jaw da fabricante Herman Miller

Esses acessórios muito versáteis podem ser fixados diretamente sobre a mesa ou bancada, ou vir na opção com garras, onde a instalação permite mobilidade.

Mais informações pelo website http://www.hermanmiller.com.br/
Revenda autorizada – Loja Novo Ambiente
São Paulo: (11) 3062-3351 / Rio de Janeiro: (21) 2513-2255

Considerações sobre o conceito Home Office

Como o assunto é relativamente recente no Brasil, acho importante esclarecer certos pontos – e até mitos – sobre o trabalho realizado remotamente. Vamos a eles:

1. Home office não significa trabalho em casa
Apesar desta ser a tradução literal do termo, no Brasil ele define de forma genérica o trabalho que é realizado em espaço alternativo ao escritório de uma empresa. Este local pode ser – ou não – o escritório em casa. Uma pessoa pode trabalhar “home office” em cafés, hotéis, aeroportos, táxis, parques…ou em casa. O termo mais exato para definir esta modalidade de trabalho poderia ser trabalho remoto.

2. Home office não é para todos
Infelizmente nem todo profissional pode trabalhar home office. Quem é empreendedor e quer permanecer com uma empresa enxuta ou somente testar a viabilidade de uma ideia, pode abrir sua empresa em casa e começar a trabalhar. Já quem é colaborador de uma empresa depende de uma série de fatores para ser candidato a este formato de trabalho.

3. Home office não é um jeito fácil de ganhar muito trabalhando pouco
Quando alguém procura o termo “home office” nas ferramentas de busca, aparecem muitas ofertas de “trabalhe sem sair de casa”. São promessas de renda extra onde o candidato tem a possibilidade de receber valores atrativos trabalhando somente algumas horas do dia. Obviamente, há sempre uma taxa de inscrição envolvida no processo. Cuidado com fraudes na internet!

Projeto MaxHaus – adaptação de bancada e poltrona com rodízios para atender necessidade de trabalho remoto.

Trabalho é algo que se faz, não um lugar para onde se vai

Muita coisa evoluiu desde que comecei a trabalhar home office e pesquisar sobre o assunto. Porém, muitas questões ainda permanecem, causando dúvidas e estranheza. Por isso a importância de lançar uma luz sobre o tema. Se todos encararmos o trabalho remoto com a devida seriedade, em pouco tempo teremos uma situação similar a de países como EUA, Inglaterra e Índia, onde esta modalidade já faz parte do cotidiano e traz benefícios para milhões de empresas e trabalhadores.

Compartilho a seguir algumas considerações relevantes a serem observadas na montagem de uma estrutura home office:

Identificação do local dentro de casa para acomodar a nova área de trabalho.

Não há uma regra na definição do cômodo ideal, mas a área total disponível e sua funcionalidade devem ser levadas a sério. Evite comprometer ou sacrificar ambientes funcionais da casa na criação da sua estação de trabalho: o quarto não seria o local mais indicado para casais, assim como a sala de TV não seria a escolha ideal numa casa com filhos.

Adaptação do layout existente para atender essa nova demanda. Tente reaproveitar um móvel existente de forma definitiva. Evite usar sua mesa de jantar para trabalho, ou pior, sua cama! Um aparador, escrivaninha ou bancadas retráteis cumprem bem essa função sem grandes gastos.

Investir nas peças corretas

Como vimos anteriormente, investir numa boa cadeira ajustável e acessórios para apoio de monitores, laptops e iluminação adequada asseguram que sua saúde e condições físicas sejam preservadas.

Dicas Funcionais para sua área de trabalho em casa:

– Se o período em que permanecer sentado não for tão longo, obviamente outros tipos de cadeira poderão ser considerados.

– Na sequência a seguir optei por um móvel coringa que atende como cadeira ou escada, possibilitando fácil acesso aos livros da estante.

– Bancos também são pecas estratégicas para se ganhar espaço. Quando estão fora de uso, vão para debaixo da mesa.

– A luminária de piso, que antes atendia o ambiente de leitura, agora serve como iluminação direta para a mesa de trabalho. Nesse caso, use um dimmer – aparelho que regula a intensidade da luz incidente.

Sala de leitura anterior convertida em área de trabalho, com mesa e cadeira/escada da loja Secrets de Famille.

– Lojas Secrets de Famille:
São Paulo (11) 3083-7949 / Rio de Janeiro (21) 2540-6539

Por hoje ficamos por aqui.

Até a próxima!

Leia Mais: O Site HT tem a honra de apresentar o designer de interiores e nosso novo colunista Newton Lim, que, toda segunda-feira, vai falar de arquitetura, design e decoração 

Leia Mais: Newton Lima fala sobre pequenos detalhes que fazem toda a diferença na sua casa. “Na contramão das teorias, as mudanças vêm de fora pra dentro”

Leia Mais: Em sua coluna semanal sobre design, arquitetura e decoração Newton Lima explica: “Design: a concepção de um produto no que se refere a sua forma física e funcionalidade”

Leia Mais: Newton Lima, nosso colunista cool de design, arquitetura e decoração, entra no clima do Natal e dá dicas sensacionais de presentes e de como montar a árvore. 

Leia Mais: Em sua coluna de design, decoração e arquitetura, Newton Lima dá dicas de como escolher o tapete ideal e sobre a funcionalidade dos ambientes

Leia Mais: Newton Lima em sua coluna de design, decoração e arquitetura no site HT dá dicas infalíveis para criar a iluminação correta de um ambiente

Leia Mais: Newton Lima fala sobre a importância dos quadros em um projeto de decoração: “A Arte não tem preço, e o valor de uma obra é você quem dá”

Leia Mais: Newton Lima dá dicas de como escolher a cor certa para a sua casa: “Elas podem ser tanto sensual e passional quanto calmante e de meditacão”

Leia Mais: Em sua última coluna de 2016, junta o universo dos quartos infantis às raízes do artesanato brasileiro

Leia Mais: Newton Lima mostra os bastidores e os profissionais responsáveis por mais um passo importante em sua trajetória: o lançamento de seu novo site

*Formado em administração de empresas e com MBA em gestão de Negócios, o designer de interiores, realizador e cenógrafo se reinventou recentemente, quando abriu a Newton Lima Interiores e viu seu nome crescer. Nas redes sociais ele já soma mais milhares de seguidores no Instagram (@newtonlimaofficial), por conta da sua curadoria de imagens e assuntos, fruto de seu olhar atento e muito criterioso. E é isso que podemos esperar em sua coluna semanal no site HT: o design brasileiro e do mundo, arquitetura, decoração e o que mais couber e vier do seu radar ligado 24 horas por dia

Pesquisas relacionadas

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,