Moda em quadros: Prada chama o designer Martino Gamper para conceber suas vitrines como grandes “cantos” fashion


Depois de levar suas consumidoras às nuvens, grife comandada por Miuccia lança o projeto “Corners” e insere seus espaços em perspectiva hipnotizante

*Por João Ker

Parafraseando Patrick Swayze em “Dirty Dancing”: “Nobody puts Prada on the corner”. Isso a não ser que você atenda pelo nome de Martino Gamper e seja um dos designers mais respeitados do mundo. Calma, HT explica: após levar suas consumidoras para as nuvens com a concepção criativa de suas vitrines para as férias de Natal (como você viu aqui), a grife comandada por Miuccia Prada agora transforma seus espaços de exibição para os pedestres em grandes “cantos” criados por Gamper, em instalações que já começaram a pipocar pelas lojas do mundo todo a desde o último dia 7 (exceto no Brasil, onde a novidade desembarca no início de fevereiro e fica até março).

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Com um currículo extenso e aptidão para fazer desde design de interiores e de produtos a móveis e galerias de arte, Martino carrega o DNA italiano que é presença fortíssima na maison e explica em suas próprias palavras como se deu o projeto “Corners”: “Meu amor pelo canto tem sido um assunto constante na minha prática e uma ideia para a qual eu sempre acabo voltando. Um canto é um espaço frequentemente ignorado e mal utilizado em um ambiente. Meu objetivo com o projeto é criar uma perspectiva que traga esse espaço negligenciado para a frente da vitrine, enfatizando a complexidade espacial dos cantos”, comenta. E ele ainda explica que até o material é importante nesse tipo de construção: “A madeira também desempenha um papel fundamental nesse projeto, que é uma nova maneira de interpretar o grão da madeira e sua materialidade envolvendo o canto”.

Pelas imagens, é possível ver como a coleção de inverno 2015 da marca, colocada em perspectiva com o canto, atrai de maneira quase hipnótica o olhar de quem está passando pela rua, como um efeito ótico tão eficaz quanto cores vibrantes e anúncios gigantescos. Mais uma bola dentro de Miuccia e seu poderosíssimo time de marketing. “A Prada tem uma longa tradição e respeito por trabalhar com designers e arquitetos, de modo a obter um design de ponta. Estou muito animado de participar deste projeto”, complementou Gamper. E quem não estaria, não é mesmo?

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