Com expo-conceito do cearense José Guedes, Galeria Lume inaugura “Amarcord” na próxima quinta-feira!


Tempo que funciona fora do padrão e livros que evocam aquilo que jamais será lido e que fica prateleiras empoeiradas de bibliotecas. Esse é o legado do artista para o pensamento de quem for à mostra!

* Por João Ker

O artista plástico José Guedes é a próxima bola da vez na Galeria Lume. Sua expo Amarcord começa neste dia 03 de abril, com curadoria de Paulo Kassab Jr., que escolheu 10 obras do artista entre peças audiovisuais, esculturas e intervenções. Nos trabalhos expostos, é possível interpretar nas entrelinhas a crítica abstrata e subjetiva que o criador cearense faz à sociedade.

José Guedes - Amarcord (8)

Com balões de diálogo que escondem o texto, o artista obriga o público a pensar por si só e preencher esses balões com aquilo que lhes vêm à mente. Um relógio que não marca o tempo de forma linear convida o espectador ao mundo de Guedes, onde não é só o tempo que funciona de forma diferente da qual é considerada padrão. Há também um livro que se recusa a abrir, provocando reflexões sobre aquilo que nunca será aprendido ou lido e sobre o que é desperdiçado em bibliotecas com prateleiras empoeiradas. Em geral, o objetivo é fazer com que o admirador das obras pense por si mesmo, chegando a reflexões auxiliadas pelos objetos expostos de forma reapropriada.

Sobre Amarcord, Kassab filosofa: “Foram-se os sons, restaram as cores e as formas, das letras ficaram as referências, o tempo mudou de lugar. Mesmo onde não há a palavra, pode haver poesia”. A mostra ficará aberta ao público do dia 04/04 até 1º de junho. A Galeria Lume fica na Rua Joaquim Floriano, 711, no bairro Itaim Bibi em São Paulo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fotos (Divulgação)