Arte & Literatura

Especialista em design, arquitetura e decoração, Newton Lima conversa com o site HT sobre cores, redes sociais, novo site, talentos, moda, planos e mais!

Depois de três meses como titular de uma coluna no site HT, ele colocou no ar o seu site pessoal (www.newtonlimainteriores.com.br) com todos os seus projetos + o histórico de publicações e outros detalhes de seu portfolio para quem quiser conhecer se aprofundar mais nessa seara. Sobre isso e muito mais, batemos um papo com nosso colunista-estrela! Vem ler!

Publicado em 20 de janeiro de 2017 | Por Junior de Paula

Ilustração: Claudia Liz

Newton Lima é um fenômeno. Um dos principais formadores de opinião no universo digital da arquitetura, design e decoração do Brasil, ele vem fazendo semana após semana um trabalho excepcional de utilidade pública aqui no site HT dividindo com nossos leitores suas dicas valiosas dos mais diversos assuntos relacionados ao seu universo de atuação, trazendo frescor, inteligência e bate-papos com ótimos personagens.

Leia Mais: O Site HT tem a honra de apresentar o designer de interiores e nosso novo colunista Newton Lim, que, toda segunda-feira, vai falar de arquitetura, design e decoração 

Leia Mais: Newton Lima fala sobre pequenos detalhes que fazem toda a diferença na sua casa. “Na contramão das teorias, as mudanças vêm de fora pra dentro”

Paulista de Taubaté, mas cidadão do mundo e dono de um olhar atento e muito criterioso, ele é formado em administração de empresas com MBA em gestão de Negócios e revolucionou o seu universo mais recentemente. “Sempre fui muito interessado pelo modo de vida das pessoas, onde vivem e de que maneira. Desde criança tinha um olhar diferenciado para os layouts das casas e espaços, e propunha novas soluções na minha cabeça. Esse interesse sempre despertou um ‘que’ de consulta nas pessoas ao meu redor”, explicou Newton.

Depois de três meses como titular de uma coluna no site HT, ele colocou no ar o seu site pessoal (www.newtonlimainteriores.com.br) com todos os seus projetos + o histórico de publicações e outros detalhes de seu portfolio para quem quiser conhecer se aprofundar mais nessa seara. Por isso e por tanto, fomos atrás dele para uma entrevista cheia de significante, na qual ele desvenda um pouco mais dos bastidores de seu trabalho e sua visão de mundo. Vem com a gente:

HT: Qual o conteúdo específico que o leitor poderá encontrar no seu site?
NL: A ideia central do site foi concebida para ser um portfólio. Nele está a minha trajetória e fotos inéditas de projetos executados a partir de agosto de 2016. Todas as colunas da parceria com Heloisa Tolipan estão lá. Publicações em revistas, entrevistas. Pensamos numa sessão de “antes de depois” para que os leitores visualizem as transformações. Tudo foi cuidadosamente planejado para ser de fácil acesso.

Leia Mais: Em sua coluna semanal sobre design, arquitetura e decoração Newton Lima explica: “Design: a concepção de um produto no que se refere a sua forma física e funcionalidade”

Leia Mais: Newton Lima, nosso colunista cool de design, arquitetura e decoração, entra no clima do Natal e dá dicas sensacionais de presentes e de como montar a árvore. 

HT: Comente sobre sua interação com seus seguidores nas redes sociais.
NL: Posso dizer que “surgi” de fato a partir desse movimento. É um relacionamento de suma importância, pois foi através dessa troca que encontrei o ritmo que comunica o resultado do meu trabalho de forma eficaz. Essa interação sempre será primordial – meu Instagram e Facebook são como um “blog” de tantos comentários que surgem a cada postagem. Dá um trabalho, mas respondo a todos!

HT: Você trabalha com um time de grandes fotógrafos nessa área de decoração e design. Como surgiram essas parcerias?
NL: Sempre fui um leitor assíduo de vários veículos impressos voltados ao design e decoração e nessa experiência naturalmente me identifiquei com as imagens produzidas por alguns profissionais. Assim como um decorador, o fotógrafo impõe sua marca registrada nos ângulos e percepções. Em São Paulo trabalho com a Evelyn Muller e no Rio de Janeiro com Denilson Machado. Sintonia perfeita com ambos!

Os fotógrafos Evelyn Muller e Denilson Machado em ação

HT: As ilustrações das suas colunas tem chamado a atenção dos seus leitores. De quem partiu essa ideia e como você chegou até Claudia Liz?
NL: Conhecer a Claudia foi das melhores coisas que me ocorreram em 2016. Estou com 41 anos de idade, e ela foi a grande musa no inicio dos anos 90, quando eu ainda era bem jovem!
Vi seus portraits no Instagram e entrei em contato para conhecer mais do trabalho. Fizemos o meu retrato e a partir daí fui introduzido as suas ilustrações. Então, quando surgiu a oportunidade da coluna ela me apresentou um modelo do “personagem”… e estava formada a nova parceria.

Leia Mais: Em sua coluna de design, decoração e arquitetura, Newton Lima dá dicas de como escolher o tapete ideal e sobre a funcionalidade dos ambientes

Leia Mais: Newton Lima em sua coluna de design, decoração e arquitetura no site HT dá dicas infalíveis para criar a iluminação correta de um ambiente

Com Claudia Liz

HT: As cores são marca registrada nos seus projetos. De onde vem essa orientação?
NL: Na verdade, não há uma orientação especifica nesse sentido. Para mim, a cor é a essência de um projeto, é o ponto de partida. Uma vez estabelecida a paleta eu desenvolvo o layout e defino demais características como revestimentos, mobiliário e adornos. Não existe uma receita, funciono assim.

Projeto Jardins I / Projeto Ipanema / Projeto Moema / Projeto MaxHaus

HT: Frequentemente você apresenta novos talentos no seu Instagram. Como é esse garimpo?
NL: (risos) Novo “sou eu”, comparado a tanta gente boa que temos por ai! Ler e pesquisar fazem parte da minha rotina. Meus projetos têm que surpreender de alguma maneira, e com esse garimpo consigo apresentar soluções inovadoras, desde uma luminária artesanal, passando por um quadro desenvolvido numa técnica especifica até um arranjo de flores exóticas. São detalhes que fazem a diferença, e o Instagram é uma vitrine riquíssima nesse aspecto. Existe uma troca muito positiva e próspera nessa ação. Sou bastante procurado por diversos artistas para divulgar seus trabalhos, e isso me incentiva cada vez mais.

Com a artesã Debora Campopiano / Artistas plásticas Lívia Moura / Fabiana Salomão / Maria do Carmo Verdi

HT: Você é um homem que viaja muito. Nos lugares que você vai, ao sair pelas ruas, o que chama mais a sua atenção?
NL: Sou um radar ligado a todo momento. Não sou do tipo que para em todas as vitrines e atrações, pelo contrário, me considero bastante prático nesse aspecto. Mas existe uma “primeira impressão”, que quando bate, vou entender a fundo. Os costumes e modo de vida das pessoas é o que mais me atrai: de que forma elas vivem, onde frequentam, o que vestem em cada ocasião. De que maneira suas crenças e valores interferem nas suas rotinas? Fotografo tudo, a todo momento. Finda a viagem, é através desses registros que me conecto com os lugares por onde passei, a qualquer tempo.

Fotos: Rafael Lima e Renata Ferro

HT: Quando você assiste a um grande espetáculo, a cenografia seduz você de alguma maneira? Já serviu de inspiração para algum projeto?
NL: Com certeza! Recentemente reciclei um curso de cenografia que já havia feito há cerca de 14 anos, e o resultado foi surpreendente – novos recursos disponíveis, técnicas de iluminação, tecidos e conceitos. Tudo muda a todo momento, o aprimoramento dos conhecimentos faz toda a diferença. Nem tudo o que se aplica numa vitrine ou cenário pode ser adaptado num ambiente doméstico, mas alguns “truques na manga” asseguram um resultado bastante superior, sem duvida.

HT: Você gostaria de criar um cenário para teatro?
NL: Sou cenógrafo, e sempre me proponho a estar envolvido em projetos distintos. Tenho ousado bastante, e acredito estar no caminho certo. Escrever para a coluna no site foi um desafio e tanto, e no final desse mês entregarei duas vitrines para uma grande rede no varejo que certamente terá uma repercussão abrangente. O leque está se abrindo.

Leia Mais: Newton Lima fala sobre a importância dos quadros em um projeto de decoração: “A Arte não tem preço, e o valor de uma obra é você quem dá”

Leia Mais: Newton Lima dá dicas de como escolher a cor certa para a sua casa: “Elas podem ser tanto sensual e passional quanto calmante e de meditacão”

HT: Moda e design de alguma maneira estão interligados. A moda chama sua atenção em que sentido?
NL: Meu trabalho está diretamente ligado a imagem. Desde a minha própria até a dos ambientes que eu crio. A moda determina tendências de cor, padronagens, revestimentos. Grandes nomes do mundo fashion já desenvolvem negócios no ramo no design e decoração, a exemplo de Missoni, Armani e Versace. Tecidos aplicados em revestimentos, linhas completas de louças e luminárias – tudo interligado. E aqui com um grande diferencial: o da exclusividade.

HT: Quais são os planos de Newton Lima para 2017?
NL: Tenho essa grande ação das vitrines no varejo, além de alguns projetos em discussão no Rio de Janeiro e São Paulo. Minha agente tem lapidado cada vez mais o meu envolvimento nas redes sociais, e para esse ano abriremos um canal no YouTube. Aguardem!

Leia Mais: Em sua última coluna de 2016, junta o universo dos quartos infantis às raízes do artesanato brasileiro

Leia Mais: Para começar o ano, Newton Lima fala de flores, arranjos e de como transformar o astral da sua casa com plantas

*Formado em administração de empresas e com MBA em gestão de Negócios, o designer de interiores, realizador e cenógrafo se reinventou recentemente, quando abriu a Newton Lima Interiores e viu seu nome crescer. Nas redes sociais ele já soma mais milhares de seguidores no Instagram (@newtonlimaofficial), por conta da sua curadoria de imagens e assuntos, fruto de seu olhar atento e muito criterioso. E é isso que podemos esperar em sua coluna semanal no site HT: o design brasileiro e do mundo, arquitetura, decoração e o que mais couber e vier do seu radar ligado 24 horas por dia

Pesquisas relacionadas

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
  • FREDY DODELES

    muito bacana…. show.. sou consultor para varejo e marketing da alta decoração… e sempre estou atento as informações relevantes…obrigado