Agenda cultural: mostra celebra o samba no cinema, Fernando Lindote subverte ícones latinos e Bianca Ramoneda com Gabriel Braga Nunes nos palcos


E mais; confira os outros destaques em teatro, cinema, shows, exposições e baladas para curtir o fim de semana no Rio

Na agenda cultural do fim de semana, o Dia Nacional do Samba, que foi comemorado no dia 2, invade a programação carioca com festas no trem da SuperVia, mostra de filmes de filmes sobre o gênero da Caixa Cultural, e exposição de quadros no MAR. Na programação, ainda é possível conferir o trabalho de Fernando Lidote subvertendo os ícones latino-americanos no MAR e a estreia de Bianca Ramoneda e Gabriel Braga Nunes reinterpretando Manoel de Barros no teatro.

page

Cinema:

“O Samba pede passagem”, Caixa Cultural: celebrando o Dia Nacional do Samba, o espaço recebe uma mostra com filmes que abordam o gênero, passando por todos os movimentos do audiovisual nacional, do Cinema Novo ao Pornochanchada. A programação, que você confere na íntegra aqui, ainda terá mesas redondas sobre a importância do samba na construção da identidade brasileira.

O mestre Pixinguinha é tema de um dos documentários exibidos na mostra (Foto: Divulgação)

O mestre Pixinguinha é tema de um dos documentários exibidos na mostra (Foto: Divulgação)

“Bem casados”: Camila Morgado e Alexandre Borges vivem uma dupla moderninha em que ele é um solteirão de carteirinha, organizador de casamentos, que precisa enfrentar o drama dela, que quer destruir a cerimônia do amante a qualquer custo. A direção é de Aluízio Abranches.

“No coração do mar”: Chris Hemsworth e Benjamin Walker lideram megaprodução sobre caçadores de baleias do século XIX que acabam se deparando com uma enorme presa em alto-mar, que fará de tudo pela sua sobrevivência. O filme conta a história que originou o romance “Moby Dick”, de clássico de Herman Melville, e tem direção assinada pelo queridinho de Hollywood, Ron Howard.

“À beira-mar”: Angelina Jolie e Brad Pitt vivem um casal em crise com discussões ultraemotivas e uma tensão permanente enquanto tentam reconstruir o relacionamento. O filme marca o retorno do casal às telas após mais de 10 anos e tem roteiro e direção assinados pela atriz.

“Califórnia”: a estreia de Marina Person na direção retrata a juventude dos anos 1980 no Brasil, usando toda a explosão cultural da década como pano de fundo para uma história sensível que ainda aborda a proliferação da AIDS. Leia aqui uma entrevista com Marina.

Shows:

Caetano Veloso e Gilberto Gil, Circo Voador: depois de terem todos os ingressos da temporada no Metropolitan esgotados, a dupla volta a apresentar a turnê “Dois amigos, meio século de música”na Lapa. Como Gil nos contou com exclusividade, a decisão veio “pelo amos que nós sentimos por aquele lugar e a vontade de tocar para um público mais jovem e descolado”. História será feita sob a lona do Circo neste fim de semana, e espere por momento descontraídos com bastante interação.

Agenda (13)

Rock The Mountain, Itaipava: fazendo a alegria dos amantes da música eletrônica e com um setlist que mistura nomes promissores da nova cena cultural do país, como Antonia Morais, artistas estabilizados, como ConeCrew Diretoria, e até atrações internacionais, como a francesa Nouvelle Vague.

Agenda (3)

Roberto Carlos, Metropolitan: o Rei apresenta seu show repleto de clássicos como “Emoções”, “Como é grande o meu amor por você” e “Calhambeque” até o próximo sábado. Aqui, você descobre como foi a primeira noite do espetáculo. Espere ouvir também alguns clássicos que não entram em seu repertório há algum tempo.

(Foto: AgNews)

(Foto: AgNews)

Silvia Machete, SESC Tijuca: depois do sucesso do musical Mondo Machete” (sobre o qual falou com exclusividade ao HT), Silvia relembra o repertório do álbum “Souvenir” com uma apresentação única na Tijuca, neste sábado. Com muita dança e todo aquele jeito irreverente da artista, o show ainda é formado pelo trio Fabiano Krieger (Guitarra e Direção Musical), Thiago Di Sabbato (Baixo) e João Di Sabbato (Bateria).

Agenda (18)

Festas:

“Trem do Samba”, Central do Brasil: comemorando o Dia Nacional do Samba, o evento anual chega à sua 20ª edição no sabadão, espalhando a batucada por 32 vagões da SuperVia, começando na Central e prolongando a festa até a estação Oswaldo Cruz. Lá, a folia se espalha pela rua e outros vários pontos do bairro, com velhas guardas, rodas de samba e artistas animando a programação extensa.

Agenda (5)

“Star Wars Night Party”, Espaço Acústica: não tem jeito. Até o final do mês, a ansiedade por “Star Wars: O despertar da força”, novo filme da franquia com estreia prevista para o dia 17, trará às capitais várias programações ao redor do título, fazendo a alegria dos nerds e fãs da saga. Hoje, o Acústica ferva na Praça Tiradentes com uma festa dedicada inteiramente à história criada por George Lucas. Sinta-se livre para ir de cosplay.

Agenda (1)

“Manie Dansante”, CCBB: a festa mais circense do Rio se une à artista mais irreverente da cena. Sim, além de realizar mais uma edição gratuita e a céu aberto no já tradicional pátio do CCBB, a Manie Dansante deste sábado ainda contará com performance super especial de Sílvia Machete, que antes de se unir ao agito fará uma apresentação única no SESC Tijuca, como contamos acima. Imperdível.

Agenda (2)

“Wake Up!”, Fosfobox: a festa alternativa faz, no sábado, uma retrospectiva de tudo o que rolou de melhor no ano, fechando o 2015 da Fosfo e trazendo desde os hits das paradas musicais até projeções com os melhores memes da web. Para completar, dose dupla Jäger Daniel’s (isso mesmo que você pensou) até as 2h.

Agenda (4)

“Sonoridades”, Parque Lage: sob a curadoria de Nelson Motta, o festival chega à sua 5ª edição com grandes nomes da música brasileira, cena eletrônica e artes plásticas. No line-up do evento (gratuito e sujeito a lotação), nomes como João Donato, +2 (Domenico Lancellotti, Moreno Veloso e Kassin), Ava Rocha, Marcos Valle e Bixiga 70.

Agenda (6)

Teatro:

“O Hóspede”, Espaço Cultural Tom Jobim: livremente baseado no clássico do cinema italiano “Teorema” (de Pier Paolo Pasolini, 1968), o espetáculo acompanha a reação de uma família durante a chegada de um misterioso visitante (vivido por Lucas Malvacini), que acaba seduzindo a mãe, o pai, a filha, o filho e a empregada. O texto e a direção são de Francis Mayer.

Agenda (14)

“Cara de Fogo”, CCBB: da vida real para os palcos, Isaac Bernat, Soraya Valente e Julia Bernat, se interpretam como pai, mãe e filha, mas em uma família cuja falta de diálogo e interações acaba por criar uma dinâmica de crise e discussões, que envolvem ainda o personagem de Johnny Massaro como o filho piromaníaco e o namorado de Julia, vivido por Alexandre Barros, deixando a situação ainda mais frágil. O espetáculo é uma adaptação do texto original de Marius Von Mayenburg e ganha a direção de Georgette Fadel.

Agenda (9)

“Inutilezas”, SESC Copacabana: inspirada na obra de Manoel de Barros, Bianca Ramoneda assina o texto e estrela o espetáculo, ao lado de Gabriel Braga Nunes, sobre dois irmãos que vivem em um espaço solitário chamado “lacuna de gente”, e usam os matérias e matérias à sua volta, úteis ou não, para criar arte e poesia. A direção é de Moacir Chaves.

Agenda (8)

“A Santa Joana dos Matadouros”, Teatro Gláucio Gill: o drama de Bertolt Brecht segue Joana Dark (Luisa Arraes), uma jovem forte, sombria e ingênua que se envolve com a luta dos operários contra o desemprego e a onda de demissões que tomam conta da indústria de enlatados. No elenco, uma equipe de peso: George Sauma, João Pedro Zappa, Adassa Martins, Gunnar Borges e João Velho, todos sob a direção de Alice Borges, Leonardo Franco, Marina Vianna e Diogo Liberano. Na nossa crítica teatral da semana, Rodrigo Monteiro analisou a peça como “um dos melhores espetáculos do ano”.

Agenda (7)

Arte:

“As cores do sagrado”, Caixa Cultural: com curadoria da filha Solange Bernaó, a mostra reúne 50 aquarelas de Carybé, que usa o sincretismo baiano como temática para os seus quadros, em uma linda homenagem à profusão cultural do estado. Ótimo programa para celebrar a semana do samba.

Agenda (10)

“Carnet de voyages”, Casa de Cultura Laura Alvim: Edgar Duvivier utiliza os 27 desenhos e quatro telas que geraram o livro homônimo para retratar lugares em que ficou por algum tempo, como Roma, Nova York, Patagônia e Maceió e Rio de Janeiro.

Agenda (11)

“Trair Macunaíma e avacalhar o papagaio”, MAR: com 180 obras, entre desenhos, pinturas, esculturas e ilustrações, Fernando Lindote subverte ícones do imaginário latino-americano, sob a curadoria de Paulo Herkenhoff.

Agenda (12)